DATA DE PUBLICAÇÃO: 11/08/2017
- Diminuir + Aumentar

Iniciada programação do 19º Círio da Polícia Civil

 
A Polícia Civil iniciou terça-feira, 8, a sua jornada de devoção e louvor a Nossa Senhora de Nazaré. Pelo 19º ano seguido, a corporação policial renova sua profissão de fé e celebra a padroeira do povo paraense, levando a mensagem de amor a Cristo a toda a sociedade paraense através da programação particular daquela instituição, neste ano com o tema “Maria, Estrela da Evangelização”.
 
A cerimônia de abertura ocorreu no auditório da Delegacia Geral com Santa Missa celebrada pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman, e participação de centenas de servidores públicos, animada por fogos de artifícios à chegada da imagem Peregrina.
 
A cerimônia contou com a presença da imagem Peregrina da Virgem de Nazaré, que foi recebida à entrada da Delegacia-Geral sob fogos de artifício e conduzida sob aplausos dos devotos ao local da Missa por uma comissão de servidores da Delegacia Geral, encabeçada pelo investigador Luís Monteiro Júnior, organizador do Círio da corporação. 
 
Lado a lado, as imagens Peregrina da Festa de Nossa Senhora de Nazaré e a da Polícia Civil ficaram diante do público durante a celebração. A leitura bíblica em destaque na missa foi a do capítulo 14, de São Mateus, que fala sobre o apóstolo Pedro que enfrentou o próprio medo e a dúvida para ir ao encontro de Jesus que andava sobre as águas. 
 
Durante a homilia, Dom Irineu Roman destacou a confiança na palavra de Deus como fonte de fortalecimento de cada pessoa para enfrentar os desafios e superar os obstáculos do dia a dia. Ele referiu-se ao Evangelho para ressaltar a confiança na palavra de Deus e destacar o trabalho desempenhado pelos profissionais da Polícia Civil no cotidiano. 
 
Comentário de Dom Irineu evidenciou que “até mesmo o trabalho da Polícia Civil, dentro dos problemas mais intrincados que vivemos hoje, precisa muito disso. Precisamos orar muito por vocês que trabalham na Polícia Civil, que é um desafio e tanto”, ressaltou.
 
O Bispo destacou o trabalho de prevenção por meio da oração e da devoção em Maria de Nazaré que será realizado nos próximos dias durante as peregrinações que serão realizadas nas Delegacias de Polícia Civil. “Quando a gente consegue converter e transformar a vida de uma pessoa, mudar as ideias, as atitudes de uma pessoa, ela se renova”, reforçou Dom Irineu.
 
 
 
Servidores fortalecem a fé em Nossa Senhora

A imagem de Nossa Senhora de Nazaré permaneceu, após a Missa, no auditório da Delegacia-Geral. À tarde de terça-feira, 8, a imagem foi levada ao primeiro local da peregrinação, que faz parte da programação alusiva ao 19º Círio da Polícia Civil. Depois, começou a peregrinação. 
 
O primeiro local visitado foi a Divisão de Polícia Administrativa (DPA), situada na Delegacia-Geral. Na DPA, a imagem foi recebida com festas e orações pelos servidores, que já estavam à espera da imagem da padroeira dos paraenses. 
 
A delegada Alessandra Jorge, da DPA, emocionou-se e falou de aprendizado e da devoção à Virgem de Nazaré. “Há três anos, quando assumi a direção da Delegacia da Mulher, foi o dia em que a imagem da Nossa senhora foi visitar a nossa unidade. Eu senti a presença dela. Ela me acompanhou por vários momentos da minha vida. A nossa fé não nasce pronta. No início, ela é imatura e só com o tempo aprendemos a dar valor. Depois que fui mãe, o meu olhar mudou. Apendi muito vendo o exemplo da minha mãe, e na história da minha vida, aprendi a valorizar o que Maria representa na vida das pessoas”.
 
Sanclev Roosevelt da Silva, servidor da Delegacia Geral, também participou da homenagem à padroeira. Falou do estímulo de participar do Círio da Polícia Civil. “Nossa Senhora representa uma comunhão entre o servidor da Polícia Civil e a sua fé. Não é só uma imagem que fica longe, distante. A Virgem de Nazaré é constante. Ela estimula a fé, traz um conforto e proximidade para os servidores”. 
 
Roosevelt comentou ainda da influência e da importância que a padroeira tem na sociedade paraense. “A visão que eu tenho da Nossa senhora de Nazaré é de uma mulher forte, que traz um conforto materno e faz refletir um pouco sobre o papel da mulher na sociedade. Ela tem o poder de agregar todos esses valores femininos e trazer para dentro da Polícia Civil como exemplo”. 
 
PEREGRINAÇÃO - Na quarta-feira, 9, pela manhã, a imagem foi para a Seccional Urbana de Polícia do distrito de Mosqueiro. A peregrinação continuará durante todo o mês de agosto até o dia 22 de setembro, quando será realizada uma romaria rodoviária que marca o encerramento da peregrinação do Círio da Polícia Civil. A procissão do 19º Círio será realizada no último domingo de setembro, dia 24.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade