DATA DE PUBLICAÇÃO: 11/08/2017
- Diminuir + Aumentar

Evangelização no Terceiro Milênio: A mítica do silêncio (Final)

 
 
Encerramos, assim, o nosso ciclo de meditações sobre a Mística do Silêncio. Nessa edição, falaremos a respeito do Silêncio Divino, o mais profundo, belo e precioso que o homem pode alcançar.
 
III. SILÊNCIO
DIVINO:
 
Trata-se de um silêncio que brota da vontade humana, já totalmente decidida a estar sempre unida com Deus, na mais completa abnegação pessoal. É um dom oferecido pelo próprio Deus a todo aquele que se deixou trabalhar pelo seu FOGO (grandes ou pequenas purificações; aquelas descritas por João da Cruz ou aquelas de que o Santo não fala...). De fato, tudo o que integra a nossa existência pode transformar-se em momento privilegiado de purificação/santificação). 
No dizer do P. Lacordaire  Lagrange, este silêncio representa o supremo esforço da alma que sai de si mesma, sem saber nem poder já expressar-se. A título de atingir tal nível que lhe é por Deus oferecido, a alma deve abeirar-se do último e supremo esforço na colaboração com o trabalho divino. Eis que, somente, então, é que chamadas ‘núpcias espirituais’ acontecem...
O silêncio divino que vai alastrando por todo o ser da pessoa, é mais eficaz aliado de Deus! Dito de outro modo: é o próprio Deus que avança na posse da pessoa, de modo que nada Lhe fica oculto, nada Lhe passa despercebido. Por óbvio, esse processo traz sofrimento. Dá-se aqui a purificação dos ídolos pessoais que, em ambiente de deserto, são postos em evidência.

Finalizamos com a poética e orante canção O DEUS DE MINH’ALMA, da Comunidade Toca de Assis..
 
Quero encontrar o tesouro
O céu que está em mim
Mergulho dentro de mim
Encontro o Deus, o Deus de minh’alma
 
A oração, o silêncio me levam ao encontro
Um lugar escondido no meu coração
Adorarei no silêncio divino
A beleza do céu
 
Um Deus tão próximo esperando por mim
Por mim
 
Essa presença divina
Faz crescer meu amor
Me entrego, me dou
Como hóstia de amor
 
 
 


Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade