DATA DE PUBLICAÇÃO: 11/08/2017
- Diminuir + Aumentar

Vida Religiosa Consagrada: Dom Bosco fundador de uma família consagrada aos jovens

 
O Concílio Vaticano II (1962-65) pediu aos religiosos que fossem à fonte carismática para beber novamente do manancial primeiro. Deixar as trincheiras que ao longo do tempo foram se juntando nos porões de nossas instituições e as tornaram pesadas demais. 
 
A fundação da Pia Sociedade de São Francisco de Sales (1859), mais conhecida como Salesianos de Dom Bosco, cujo fundador é São João Bosco, nasceu na Itália em 1815 e faleceu em 1888. Durante sua vida e o processo de fundação dos salesianos e da Família Salesiana, ele rompeu alguns paradigmas.
 
O primeiro foi o condicionamento camponês: Dom Bosco saiu de uma realidade rural, marcada pela pobreza e pela ideia de que fazer a vontade de Deus era não ir além da própria realidade natural. Portanto, quem nascia pobre e na roça tinha que se manter ali porque Deus assim desejava. João Bosco não se acomodou a esta realidade. Ele teve a coragem de sair, não para ficar rico e poderoso, mas para estudar, ser padre e cuidar dos meninos mais pobres.
 
O segundo paradigma foi o cultural. Ele deixou o campo e foi para um ambiente mais desenvolvido - a cidade de Chieri - para crescer culturalmente, depois chegou a Turim e ali amadureceu sua opção pelos jovens mais pobres. Esta saída o colocou dentro do emaranhado urbano do século XIX onde ele encontrou os jovens em situação de risco e entendeu que deveria gastar a vida por eles.
 
O terceiro paradigma foi a riqueza do Sistema Preventivo que ele assimilou e traduziu dentro de suas condições produzindo cultura juvenil em livros, jornais, panfletos, teatro, música, orações, etc., para favorecer aos meninos condições de crescerem sabendo  aprender, para assim desenvolver a razão sempre iluminados pela fé, tendo a religião como o reforço do afeto, bondade. 
 
O quarto paradigma foi o projeto de Vida Religiosa e missão. Dom Bosco fundou uma Sociedade composta de irmãos e padres dedicados à evangelização dos jovens. Disto, nasceu o impulso missionário que levou os salesianos a sair do ninho Valdocco e andar pelo mundo para levar Dom Bosco onde estão os jovens. 
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade