DATA DE PUBLICAÇÃO: 18/08/2017
- Diminuir + Aumentar

CEN2016 - Um ano do grande evento eucarístico

 
Nesta segunda-feira, 21, a Igreja de Belém recorda, com grande alegria, da realização do XVII Congresso Eucarístico Nacional (CEN2016), que na data completa 1 ano de realização. Com celebração eucarística, lançamento de livro memorial e abertura de exposição, todos na Catedral Metropolitana, a programação irá permitir aos fiéis reviver o evento que trouxe grandes frutos para a Arquidiocese.
 
É inegável que o Congresso Eucarístico Nacional foi mais uma vez, visto ser o segundo realizado na capital, um marco para a Igreja de Belém. Ele contou com vários momentos de aprofundamento, celebrações eucarísticas, confissões e partilha, tudo voltado para a presença de Jesus Eucarístico,  iluminado pelo Ano da Misericórdia.
Além de frutos espirituais, o CEN2016, após sua realização, rendeu grandes frutos concretos para a Arquidiocese de Belém. Um deles, a criação da Região Episcopal Coração Eucarístico, em 20 de novembro do ano passado, por ocasião da solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo e do encerramento do Ano Santo da Misericórdia. 
 
Com sede na Paróquia de Nossa Senhora do Bom Remédio, no Conjunto Satélite, Nova Marambaia, a região compreende cerca de 10 paróquias e tem à frente, como vigário episcopal, o Cônego José Luiz Alves Fernandes e, como representante do clero da região, Padre Adalberto do Espírito Santo Brandão. Na ocasião da investidura do cargo, presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman, Côn. Fernandes, de 46 anos, manifestou grande ânimo pela nova missão: “Sinto-me confiante, com muita esperança. Vamos juntos buscar, conservar e fortalecer as pastorais e fortalecer as formações”.
 
Outro fruto do CEN2016 foi a criação da Paróquia do Santíssimo Sacramento, em Marituba, erigida canonicamente durante celebração eucarística, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano. Nessa ocasião, Dom Alberto apresentou o primeiro pároco, Padre Evandro do Carmo, do Movimento Providentino.
 
A nova paróquia recebeu esse nome, como homenagem ao Congresso Eucarístico Nacional. Sua área pastoral resulta do desmembramento da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré. Tem sua sede na capela da Comunidade São Francisco de Assis e é integrada, além desta, por outras cinco comunidades: Santa Luzia, Mãe da Divina Providência, Perpétuo Socorro, Nossa Senhora de Fátima e São João Calábria. 
 
Estes e outros momentos pós-Congresso Eucarístico evidenciam que a Eucaristia está mais presente na vida da Arquidiocese de Belém, fazendo-se necessário celebrar com júbilo esse marco. Assim, na próxima segunda-feira, 21, na Catedral Metropolitana, haverá Santa Missa em Ação de Graças pelo primeiro aniversário do Congresso Eucarístico Nacional, às 19h, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa. Após a celebração, haverá o lançamento do livro memorial do CEN2016 que trará matérias e fotos de vários momentos do evento.
 
Ainda nesse mesmo dia, no Salão dos Pontificais, abertura da EXPOCEN2016, com exposição do acervo do XVII Congresso Eucarístico Nacional. A exposição irá até 3 de setembro, culminância da festividade de Santa Maria de Belém, padroeira da cidade e da Arquidiocese.
 
Material sobre o Congresso continua disponível

Quem procura acompanhar e reviver mais uma vez a experiência que foi o XVII Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Belém, no ano passado, pode encontrar na Fundação Nazaré de Comunicação o que procura. Isto porque a Fundação disponibiliza material rico em imagens, textos e vídeos com todos os acontecimentos e reflexões relativos ao   Congresso.
 
O material pode ser adquirido de duas formas: o Box “Simpósios Teológicos” que contém quatro dvds com as quatro palestras e o box “Melhores Momentos”, compilação de vários aspectos das temáticas que marcaram a programação. A classificação é livre, possibilitando assim ser assistido por toda a família.
 
O material foi em grande parte produzido pela TV Nazaré que fez a captura de imagens e posteriormente a edição do material. No setor de Criação da Fundação Nazaré, foram feitas as artes da capa e elaboração do menu interativo que sinaliza cada palestra. A impressão e gravação das mídias foram feitas no Centro de Processamento de Dados (CPD). Agora, já finalizado, esse material pode ser adquirido no espaço Cantinho da Família Nazaré.
 
Os dvds são a oportunidade de levar para casa e guardar para sempre a lembrança dos dias em que a cidade de Belém se tornou a capital eucarística do Brasil. No dvd, as missas, momentos de Adoração eucarística, homilias e a solene procissão do Triunfo Eucarístico.
 
Na Fundação pode ser encontrada também a primeira edição da revista acadêmica da Faculdade Católica de Belém, a ‘Catholica’. Com quase 300 páginas, a publicação faz memória aos eventos do XVII Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Belém em agosto do ano passado, trazendo os principais textos das homilias e também do simpósio teológico.
 
Tanto o box do Simpósio Teológico, como o box dos Melhores Momentos e a revista ‘Catholica’, podem ser adquiridos na sala da Família Nazaré, na Fundação. O conteúdo dos dois boxes deve ser encomendado via telefone. Já as edições da Revista ‘Catholica’ estão disponíveis em número limitado. A Fundação Nazaré de Comunicação está situada na Avenida Governador José Malcher, entre Wandenkolk e Visconde de Souza Franco, no prédio João Paulo VI, 915. Maiores informações: 4006-9209/4006-9211.
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade