DATA DE PUBLICAÇÃO: 25/08/2017
- Diminuir + Aumentar

Miscelânea: Maldição (XII)

 
 
 
 
Continuemos a listagem, iniciada na edição passada aqui de Miscelânea, das últimas vezes – ao todo quinze, segundo a Concordância Católica de meu conhecimento, e quatorze, segundo a da Sociedade Bíblica do Brasil – das quais cheguei a elencar as primeiras cinco, em que a palavra Maldição aparece na Bíblia, todas, como já se afirmou nesta coluna, no livro do Deuteronômio.
 
Sem mais, passemos às dez que, na minha contagem, ficaram faltando.
 
Pela ordem, as relacionadas por ambas as Concordâncias:
 
Em 28,15, a todo o povo de Israel, convocado por Moisés:... “se não escutares a voz do Senhor, teu Deus, não pondo em prática todos os mandamentos e mandatos, que eu hoje te ordeno, virão sobre ti até alcançar-te todas estas maldições”.
 
Em 28,20: “o Senhor mandará (na Católica, “contra você”; na da Sociedade Bíblica, “sobre ti”) a maldição, etc.”
Em 28,45: “todas (na Católica, “essas”; na da Sociedade Bíblica, “estas”) maldições virão sobre (na Católica, “você; na da Sociedade Bíblica, “ti”), etc.”
 
Em 29,19: na Católica, “caindo sobre ele toda a maldição escrita neste livro”; na da Sociedade Bíblica,... “ouvindo as palavras desta maldição”... etc.
 
Em 29,20: na Católica, “conforme as maldições da aliança escritas neste livro”; na da Sociedade Bíblica,... “toda maldição escrita neste livro”... etc.
 
Em 30,1:... “a bênção e a maldição”... etc.
 
Em 30,7: na Católica,... “fará recair todas essas maldições sobre os inimigos” etc; na da Sociedade Bíblica,... “porá todas estas maldições sobre os inimigos”.
 
Enfim, em 30,19: na Católica,... “a bênção ou a maldição”; na da Sociedade Bíblica,... “a bênção e a maldição”.
Somente na Concordância Católica:
 
Em 28,45: “essas maldições serão para sempre um sinal”.
 
Em 29,26: “por isso a ira do Senhor se acendeu contra esta terra, fazendo recair sobre ela todas as maldições escritas neste livro”.
 
Apenas na da Sociedade Bíblica:
 
Em 29,11:... “segundo todas as maldições da aliança.”
 
Na próxima edição, ainda atendendo ao pedido de um leitor, se até lá, por mercê de Deus, eu ainda estiver por aqui, o que nunca se sabe, elencaremos as vezes em que o verbo amaldiçoar é citado na Bíblia, bem como, se houver espaço, os nomes dos amaldiçoadores e de seus amaldiçoados. Queira Deus não esteja meu possível leitor em nenhum desses dois casos.
 
Os leitores mais curiosos, das duas uma: ou tenham a paciência de esperar, ou, se não conseguirem dominar a curiosidade, corram diretamente à sua Bíblia, livro que não deve faltar, em nenhuma casa de católico que se preze de o ser. Essa consulta pessoal, convenhamos, é osso duro de roer, ou seja, trabalhosa, se bem que, garanto, prazerosa, e demanda não poucas horas. Só mesmo que tem muito amor a Deus, ou é desocupado. Eu que o diga, modéstia à parte. Shalom!
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade