DATA DE PUBLICAÇÃO: 24/08/2017
- Diminuir + Aumentar

Ananindeua festeja Nossa Senhora das Graças

  A Paróquia de Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua, realizou domingo, 20, o Círio 2017 em honra à padroeira da cidade. De número 77º, ele tem como tema “Mãe, cheia de graça, apareceu das águas e trouxe-nos paz”. A festividade, iniciada dia 12 de agosto, encerrar-se-á dia 3 de setembro, contando, em sua programação cultural e litúrgica, com novenas e romarias.
 
 
Seu pároco, Padre João Mendonça, salesiano, em mensagem à comunidade, explica que a festividade 2017, reveste-se de grande significado, uma vez que, este ano, a Igreja universal celebra os 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima e a do Brasil, os 300 do achado da imagem de Nossa Senhora Aparecida, nas águas do Rio Paraíba:
 
“Aparecida apareceu das águas, num momento em que a população vivia submissa e explorada pelo domínio dos colonizadores. (...) Em Fátima, num período de guerra, a mãe de Deus desceu do céu para trazer a paz para o coração de três jovens camponeses. Hoje estamos também precisando da visita de Deus para nos dar o peixe da comunhão, o peixe da justiça, o peixe da não violência, o peixe e o pão para tantos lares famintos. Precisamos também da graça e da paz e da convivência pacífica”.
 
A preparação do Círio de Nossa Senhora das Graças teve início em março, com as peregrinações nas comunidades. Já dentro da programação oficial, no dia 12 de agosto passado, o Círio Rodoviário percorreu as principais ruas do município. Sábado, 19, às 19h, houve o traslado da imagem da padroeira da Matriz até à Comunidade São Francisco de Assis. No mesmo dia iniciou-se também o arraial da festividade.
 
No domingo, 20, a partir das 8h, o Círio, realizado sempre no terceiro domingo de agosto, fez o percurso inverso ao da Trasladação, reunindo milhares de devotos pelas ruas. Várias comunidades prestaram homenagens à padroeira no percurso de cerca de dois quilômetros, que contou com apoio da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros e teve a abrilhantá-lo queima de fogos de artíficio. Ao final da procissão, celebração eucarística, na Igreja Matriz, presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu.
 
Programação
 
A festividade de Nossa Senhora das Graças segue neste sábado, 26, com celebração eucarística na Matriz, às 8h, em intenção dos idosos e enfermos. No mesmo dia, às 7h e 19h, as missas serão em honra da padroeira da paróquia e do município. Após a celebração das 19h, haverá jantar festivo na área externa da Matriz, com sorteio de bingo e escolha da miss e mister da festividade.
 
Domingo, 27, ainda dentro da festividade, haverá o Círio das Crianças, com concentração às 8h, na Comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rumo à Matriz.  Para Rivaldo Martins, da coordenação da festividade, a comunidade paroquial prepara-se durante o ano todo para viver bem o festejo: “é uma alegria servir e estar servindo a nossa Igreja, levando o nome de Nossa Senhora a todos, no objetivo de evangelizar o povo”.
 
O festejo encerra-se no dia 3 de setembro, com a corrida, pela manhã, e, à noite, show católico e sorteio de bingo. 
 
A corrida, sempre em honra de Nossa Senhora das Graças, já está em sua terceira edição e a cada ano atrai mais novos atletas.
 
Os três primeiros colocados receberão premiação em dinheiro e todos os demais participantes serão agraciados com medalhas.
 
 
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade