DATA DE PUBLICAÇÃO: 25/08/2017
- Diminuir + Aumentar

Comunidade no Tapanã festeja São Benedito

 
A Comunidade São Benedito, da Paróquia de São Francisco de Assis, no Tapanã, segue até o próximo dia 31 de agosto a preparação para a festividade em honra ao padroeiro, em setembro. Com o tema “Nas mãos de Maria imitemos as obras de São Benedito” e o lema “Disse, então, sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser”, a programação conta com Tríduo e procissão.
 
O padroeiro é festejado em outubro, mas, por conflito de agendas, é celebrado na comunidade em setembro. Sendo assim, a festividade de São Benedito, no Tapanã, teve início no último dia 21, com novenas nas casas dos moradores, estendendo-se até o dia 31. De 1º a 3 de setembro, a festividade segue com Tríduo, sendo que no último dia, às 9h, haverá a grande procissão em homenagem ao padroeiro. A comunidade São Benedito, fica na Rua Santos dos Santos, Jardim Tapanã. 
 
A Comunidade 
 
Em 1993, o residencial Jardim Tapanã, localizado no bairro do Tapanã, começava a se desenvolver e os moradores da época sentiram a necessidade de se ter um lugar para o culto, pois se rezava as novenas do Perpétuo Socorro nas casas. Um grupo deles resolveu então realizar celebrações em baixo da mangueira, existente até hoje. A partir daí, a comunidade foi se desenvolvendo até a construção de uma pequena igreja de madeira em um terreno cedido.
 
Em 1994 a primeira capela da comunidade ficou pronta e dedicou-se a São Benedito, o santo cozinheiro. Em dezembro daquele ano, o hoje Cônego Joel, celebrou a primeira missa durante a qual agradeceu muito o esforço de todos e citou a frase “estas tábuas, todas pintadas, nem parecem já ter sido usadas. Parabéns. Nasce aqui uma nova comunidade cheia de muita esperança e alegria espiritual”. Um ano depois, uma imagem de São Benedito, toda em carvalho, foi doada à comunidade.
 
Atualmente em alvenaria, a comunidade abriga grupos de liturgia, grupo de canto Nova Unção, Grupo de canto Siloé, Mojobem, Guarda de São Benedito, dízimo, Terço dos Homens e catequese. Atual responsável pela comunidade é o Padre João Otávio, SJS, pároco de São Francisco de Assis.
 
São Benedito 
 
Benedito, o Mouro, OFM Cap, é um santo católico que, segundo algumas versões de sua história, nasceu na Sicília, sul da Itália, em 1524, de família pobre e era descendente de escravos oriundos da Etiópia. Tinha o apelido de “mouro” por ser negro. Aos 18 anos, consagrou-se ao serviço de Deus e, aos 21, tornou-se frade num Convento Franciscano. Proferiu votos de pobreza, obediência e castidade, caminhando descalço pelas ruas e dormindo no chão sem cobertas. Era muito procurado pelo povo, que desejava ouvir seus conselhos e pedir-lhe orações.
 
Após 17 anos, conhecido por sua piedade, sabedoria e santidade, chegou ao posto de Superior do Convento. Humilde, São Benedito tinha zelo com os pobres, dando-lhes de comer com o que retirava dos mantimentos do Convento.
 
Conta a tradição que, certa vez, o novo Superior do Convento o surpreendeu e perguntou-lhe: “ O que escondes aí, embaixo de teu manto, irmão Benedito?” E o santo, humildemente, respondeu-lhe: “Rosas, meu senhor!”, e, abrindo o manto, de fato apareceram rosas de grande beleza e não os alimentos de que suspeitava o Superior. São Benedito morreu aos 65 anos, no dia 4 de abril de 1589, em Palermo, na Itália.
 
 
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade