DATA DE PUBLICAÇÃO: 25/08/2017
- Diminuir + Aumentar

Em Nazaré

  Pastoral da Acolhida inicia campanha de arrecadação de materiais

A Pastoral precisa de ajuda para realizar o acolhimento. O Círio de Nazaré é uma festa de milhares de participantes. Muitos deles vêm de longe para manifestar sua devoção e são recepcionados na Casa de Plácido pelos voluntários da Pastoral da Acolhida. Nela, recebem os cuidados necessários e primeiros socorros. 
 
A Pastoral agora precisa da sua ajuda para atender esses devotos que, como você, também manifestam seu amor à Rainha da Amazônia.

Contribua doando alimentos não perecíveis, materiais de primeiros socorros, toalhinhas, produtos de higiene e limpeza.
 
Entregue suas doações no Centro Social de Nazaré na sala da Pastoral da Acolhida, de segunda a sexta de 08h às 12h e de 15h às 21h e aos sábados de 09h às 12h.

Materiais necessários

Segue a lista dos itens necessários para arrecadação destinados aos romeiros atendidos na Casa de Plácido durante o Círio 2017. Confira:

Equipe de Cozinha:
 
Alimentos não perecíveis
 
Equipe de Lava-pés:
 
- Sabonete líquido
- Hidratante
- Luva Descartável
- Bucha de Banho
- Toalhinhas
 
Equipe de Limpeza
 
- Detergente
- Sabão em pó
- Bota
- Luva Látex
 
Equipe de Massagem:
 
- Óleo Mineral
- Hidratante
- Papel Toalha
- Álcool Gel
 
Equipe da Saúde: 
 
- Luva Descartável
- Gase
- Seringa
- Algodão em rolo
- Atadura
- Soro
- Esparadrapo
- Micrópore
 
Pastoral  promove Seminário de Turismo Religioso

Com o objetivo de propagar conhecimento aos profissionais de turismo, gestores, religiosos e paroquianos sobre o turismo religioso local, a Pastoral do Turismo da Paróquia de Nazaré, (Pastur), promoverá mais um Seminário de Turismo Religioso. Com o tema “Pastoral do Turismo e a sustentabilidade na Amazônia”, a programação acontece de 13 a 15 de setembro, na Casa de Plácido, Centro Social de Nazaré.
 
O evento proporcionará palestras, exposição cultural, oficinas e momentos de troca de experiências. A programação terá início dia 13 de setembro, quarta-feira, com missa presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman, que também é Bispo Referencial da Pastoral do Turismo.
 
De acordo com a coordenadora da Pastoral do Turismo, Janes Jaques, “O Seminário será uma oportunidade para conhecer os objetivos da Pastoral e a sua relação com a sustentabilidade do turismo e da vida natural, o preservar e o cuidar da criação”.
 
As inscrições podem ser feitas através do email parturbasilicadenazare@gmail.com
 
Confira a programação:

DIA 13/09/2017
 
 (Quarta-feira)
08h - Credenciamento
08h30 - Acolhida aos novos participantes
09h30 - Solenidade de Abertura: Bispo Auxiliar, Dom Irineu Roman (Santa Missa)
10h45 - Composição da Mesa - Autoridades
11h40 - Intervalo
14h - 1ª Palestra, Tema: A Pastoral do turismo e seus Campos de Atuação na Amazônia -  Possibilidades e Desafios.
15h40 - Intervalo
16h - 2ª Palestra, Tema: O Turismo de Base Comunitária como alternativa para dignidade do povo ribeirinho - Apresentação: Serviço Social, Pastoral das Ilhas - Convidada: Irmã Carmem
17h0 - Avisos para o segundo dia
18h - Encerramento.
 
DIA 14/09/17 
 
(Quinta-feira)
16h - Acolhida - Sorteio de brindes
16h30 - 3ª Palestra, Turismo Educacional - A prática do guia de turismo em comunidades nas Regiões das Ilhas. Convidado - Aldemir Santos de Oliveira Junior, guia de turismo regional e nacional.
 
17h45 - Intervalo
18h00 - 4ª Palestra, O Combate ao tráfico Humano e exploração Sexual, Polo Marajó. - Convidado - Representante da Rede um grito pela vida em Belém, Irmã Iaci.
19h45 - 5ª Palestra, Atual Gestão do DEMA na Região Amazônica-Apresentação do projeto de Educação Ambiental (Sala verde Ambiente seguro). Convidado - Diretor Luiz Guilherme Xavier.
21h - Atração cultural: visita à feirinha de exposição.
21h40 - Encerramento, avisos para terceiro dia.
 
15/09/2017 
 
(Sexta-feira)
16h00 - Acolhida dos participantes e dinâmicas com sorteio de brindes.
16h30 - 6ª Palestra, Tema: Gestão do Turismo Sustentável em áreas de conservação no Arquipélago do Marajó - Convidada: Prof. Marinete Silva Bulhosa, professora IFPA, Curso Turismo, Hospitalidade e Lazer- Campus Belém.
 
17h40 - Intervalo
18h00 -  Oficina de reutilização de materiais em tecido e papel - Convidada: historiadora Gilmara Cruz, voluntária da Pastoral do Turismo.
18h - Oficina de Patrimônio -  A Herança Cultural das ordens religiosas na Amazônia - Convidadas: historiadora Ana Caroline Netto e Wanessa Santiago, especialista em Patrimônio Histórico e Arquitetura.
20h - Coquetel de encerramento.
20h30 - Entrega dos certificados.
(Certificado  acompanha as palestras em arquivo CD).
 
 
Círio 2017: formação dos dirigentes de peregrinações 
 
A preparação espiritual para a 225º edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré já começou. Neste domingo, 27 de agosto, os dirigentes de peregrinações, voluntários fundamentais nessa preparação, recebem da Diretoria da Festa de Nazaré a formação para iniciarem as peregrinações nos lares e comunidades. O encontro de formação será no Hangar, a partir das 8h.
 
 
Antes do evento a Diretoria da Festa reuniu e visitou todas as sete Regiões Episcopais da Arquidiocese de Belém e seus respectivos vigários, convidando para o encontro de formação. “Este ano cada um dos seis casais que compõem a Diretoria de Evangelização ficou responsável pela preparação de uma região. Avaliamos que essa era a melhor forma de nos aproximarmos das comunidades e darmos uma formação melhor”, explica Jorge Xerfan, diretor de Evangelização da festa de Nazaré.
 
Com o tema do Círio 2017, “Maria, Estrela da Evangelização”, o Livro das Peregrinações será apresentado e detalhado aos participantes. O material traz orações, reflexões sobre o Evangelho e cânticos marianos, como um roteiro para as peregrinações.
 
Além da presença de toda a Diretoria da Festa de Nazaré, o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, também participará da manhã, presidindo a missa de encerramento, às 11h.
 
No ano passado, o encontro reuniu aproximadamente 1.400 participantes na Assembleia Paraense, onde estiveram presentes pessoas de quase todas as paróquias da Arquidiocese de Belém e de Comunidades bastante envolvidas com o trabalho de formação dos dirigentes. Os representantes de paróquias e comunidades que faltarem ao encontro podem receber depois na Lojas Lírio Mimoso, anexo a Basílica Santuário, o seu kit de evangelização.
 
História
 
As peregrinações com a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré aos lares  objetiva preparar espiritualmente os devotos para o Círio. A programação foi criada em 1972 pelo Padre Giovanni Incampo, Pároco de Nazaré.  Todos os anos, são feitos convites nas paróquia. Para torna-se dirigentes de peregrinação, basta identificar-se com o trabalho e participar da formação.
 
 
Missa do Mandato será nesta segunda-feira, 28

Há 45 anos, nesta época, réplicas da imagem de Nossa Senhora de Nazaré visitam os lares paraenses como forma de preparação espiritual para mais um Círio. Antes, porém, uma solenidade marca o início dessa jornada: a Missa do Mandato, também conhecida como a Missa do envio. A celebração será nesta segunda-feira, 28, na Basílica Santuário de Nazaré, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.
 
 
Na ocasião, os dirigentes de peregrinação serão enviados para realizar os encontros que antecedem a festividade. Ao final da missa ocorrerá o rito da Benção das Imagens de Nossa Senhora, que serão levadas pelos dirigentes de peregrinação a milhares de lares de devotos, locais da realização dos encontros de peregrinação.
Para este ano são esperados aproximadamente quatro mil fiéis representando as quase 90 paróquias, que fazem parte da Arquidiocese de Belém. As peregrinações ocorrem até à véspera do Círio. Segundo estudos do Dieese PA, cada imagem visita cerca de 20 residências, o que resulta numa participação de cerca de um milhão e 700 mil fiéis.
 
As peregrinações aos lares fazem parte da programação do Círio de Nazaré desde a década de 1970 e objetivam preparar espiritualmente os devotos de Nossa Senhora para a grande festa de outubro. Mais especificamente, em 1972, o Padre Giovanni Incampo teve a ideia de criar pequenas romarias pelos bairros de Belém que levassem à casa de fiéis uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, para lá recitarem o terço, cantar hinos religiosos e proclamar o santo Evangelho.
 
Dessa forma, acredita-se preparar o coração das famílias paraenses para o Círio. Um grande trabalho de evangelização que, todos os anos, conta com convites às paróquias para que as pessoas interessadas sintam-se tocadas e tornem-se dirigentes de peregrinação.
 
 
Inscrições abertas para o concurso de redação do Círio 

Desde a última segunda-feira, 21, escolas de ensino médio das redes pública e particular de todo o Estado podem inscrever seus alunos no XXIII Concurso de redação do Círio de Nazaré. O tradicional certame, promovido pela Diretoria da Festa de Nazaré, será realizado no dia 17 de setembro, às 9h, no Centro Social de Nazaré.
 
 
O concurso premiará os três melhores textos em prosa, elaborados a partir da proposta apresentada pela comissão elaboradora do Concurso. A redação deverá ter abordagem religiosa e, ainda que sejam abordados temas transversais, o enfoque principal deve ser dado à figura de Maria de Nazaré, mãe de Jesus. O edital sinaliza que cada instituição poderá inscrever até dois alunos, obedecendo aos procedimentos descritos para inscrição.
 
Para se inscrever, basta acessar o site do Círio de Nazaré (www.ciriodenazare.com.br), ir para o menu downloads, preencher a ficha de inscrição e encaminhar para secretaria@ciriodenazare.com.br, anexando cópia do documento de identidade. As fichas também poderão ser entregues na Secretaria da Diretoria da Festa, situada à Praça Justo Chermont, Centro Social de Nazaré, no horário de 12 às 20 horas. As inscrições seguem abertas até o dia 14 de setembro.
 
A Diretoria da Festa de Nazaré divulgará apenas o resultado dos três primeiros lugares, até o dia 29 de setembro de 2017, no site www.ciriodenazare.com.br e na sede da Diretoria da Festa.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade