DATA DE PUBLICAÇÃO: 25/08/2017
- Diminuir + Aumentar

Dom Irineu em visita pastoral no Coração Eucarístico de Jesus

 
Até o próximo domingo, 27 de agosto, os paroquianos de Coração Eucarístico de Jesus, no bairro Mangueirão, em Belém, recebem a visita pastoral do Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Irineu Roman. Com o objetivo de animar a vida e a espiritualidade das comunidades e da matriz, a programação da visitação envolve celebrações, reuniões e espiritualidades.
 
O documento da Congregação para os bispos de 1973 define a visita pastoral como: “Uma das formas, toda particular, com as quais o bispo (...) mantém contatos pessoais com o clero e com os demais membros do povo de Deus, para conhecê-los e dirigi-los, exortá-los à fé e à vida cristã, além de ver com os próprios olhos em sua eficiência concreta, e assim avaliar as estruturas e os instrumentos destinados ao serviço pastoral”.
 
Criada em março de 2011, esta é a primeira visita pastoral da Paróquia do Coração Eucarístico de Jesus. Para o pároco, Padre José Antônio da Paixão da Silva, vê na visita pastoral uma oportunidade de aproximar ainda mais o povo dos bispos: “É um incentivo para que assim façamos um trabalho firme na evangelização. É uma felicidade muito grande nesta semana de convivência onde o bispo poderá sentir nossa realidade e saber das nossas necessidades pastorais”. 
 
O primeiro momento da visita pastoral teve início no dia 22, com acolhida do Bispo Auxiliar realizada pelos fiéis. O primeiro dia foi marcado com celebração eucarística na Matriz, com presidência de Dom Irineu. Na quarta-feira, 23, logo pela manhã houve encontro com o Diretor Geral do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, em seguida, Dom Irineu visitou casas e enfermos das comunidades. 
 
Ainda no dia 23, o bispo reuniu-se com os coordenadores das comunidades, presidiu missa na matriz e em uma das comunidades. No dia 24, o bispo esteve em reunião com o clero paroquial, participou de Adoração ao Santíssimo Sacramento e presidiu missa na Matriz, seguida de nova adoração e benção com o Santíssimo. 
 
Nesta sexta-feira, 25, Dom Irineu retoma as visitas nas casas e aos enfermos das comunidades pela manhã e no período vespertino, estará em reunião com o Movimento Familiar Cristão, Apostolado da Oração e Catequese, preside missa na Matriz e às 19h30, reúne-se com a equipe de eventos e construção. No sábado, às 8h, o bispo irá se encontrar com a Catequese e Pastoral do Idoso e retoma as atividades no domingo, com missas às 7h e 10h na Matriz, encontro com a juventude às 15h e missa de encerramento às 18h.
 
Importância das visitas
 
As visitas marcam a presença do pastor da Igreja, na pessoa do Bispo, junto ao rebanho. É o momento dos bispos estarem com os padres, diáconos, religiosos e leigos engajados, para escutar, acolher, abençoar e ajudar a todos a conhecer mais e melhor a Jesus, mestre, guia e salvador, e amá-lo.
 
Para Dom Irineu Roman as visitas proporcionam mais unidade e comunhão. Além disso, o bispo, como pastor da Igreja local, precisa conhecer o seu rebanho, portanto, a visita pastoral oferece essa proximidade: “Através dos momentos de celebrações, reuniões, visitas e por meio do conhecimento daquela paróquia, contribuir com minha experiência e conhecimentos, tendo em vista uma evangelização mais eficiente e efetiva para o bem espiritual e em favor da vida deste povo”.
 
A visita à Paróquia do Coração Eucarístico, situada no Conjunto Catalina, bairro do Mangueirão conclui um ciclo de visitas iniciada ainda nesse ano com a visita na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, depois em São José de Queluz em Canudos, em abril; Paróquia de Santa Teresinha, no Tenoné, em maio e Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Conjunto Julia Seffer, em junho deste ano.
 
 
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade