DATA DE PUBLICAÇÃO: 01/09/2017
- Diminuir + Aumentar

Comemoração dos 140 anos da chegada das Irmãs Doroteias

 
Para comemorar os 140 anos da chegada das irmãs Doroteias e da fundação do Colégio Santo Antônio a Congregação de Santa Doroteia no Brasil promove de 2 a 6 de setembro uma extensa programação alusiva a data, que envolve espiritualidade, peregrinações, celebrações eucarísticas, apresentações culturais e confraternização.
 
A abertura da programação, no sábado, 2, pela manhã, no próprio Colégio, será marcada com o “Encontro de Espiritualidade e Formação de Leigos”. No domingo, dia 3 de setembro, às 9h, na Escadinha do Cais do Porto, acontece a “Peregrinação – chegada das Irmãs Doroteias”; em seguida será celebrada Santa Missa.
Na segunda-feira, dia 4, e terça-feira, 5, às 8h30, no auditório do Colégio, tem apresentações culturais feitas pelas diversas turmas de alunos. Na quarta-feira, dia 6, às 8h, na Capela do Colégio, “Celebração Eucarística em Ação de Graças pela chegada das Irmãs Doroteiais e pelos 140 anos do Colégio Santo Antônio”. Depois da celebração e marcando o encerramento das comemorações, ocorre a confraternização da comunidade Doroteia.
 
Histórico
 
A Congregação de Santa Doroteia do Brasil é uma instituição religiosa fundada no dia 12 de agosto de 1834, inicialmente chamada Filhas de Santa Fé, passou a chamar-se Irmãs de Santa Doroteia quando Paula Frassinetti assumiu a obra apostólica. Paula foi forte e suave, sabia escutar e compreender, pois era humana. Amava as crianças e a juventude. Com eles repartiu seus dons e fundou obras, sonhando a construção de um amanhã, seguindo a vontade de Deus.
 
O reconhecimento das suas obras evangelizadora foi motivo da ampliação em outros países e, atendendo aos chamados, Paula enviou um grupo de irmãs, em 1866 a Portugal e ao Brasil. Em 12 de fevereiro de 1866, um grupo chegou em Recife, Pernambuco, concretizando a primeira expansão da congregação em terras brasileiras. Em 1877, Paula enviou as irmãs à segunda obra no Brasil. Partiram de Roma para o Norte e chegaram à Amazônia, em Belém do Pará, no dia 3 de setembro. 
 
A congregação compartilha nesta data a alegria da evolução de uma obra evangelizadora e educacional, voltada à formação de crianças e jovens. “Uma obra que transcende muitas décadas, fortalecida em seus princípios, agregando em sua forma de educar pela via do coração e do amor, através da firmeza e da suavidade de Santa Paula Frassinetti, as honras da superação dos sinais dos tempos e das conquistas e avanços, contemplando os leigos como responsáveis e missionários Doroteus, junto às Irmãs Doroteias”, relata a mensagem da comemoração.
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade