DATA DE PUBLICAÇÃO: 01/09/2017
- Diminuir + Aumentar

Monsenhor Antônio de Assis cumpre agenda na Arquidiocese de Belém

 
Desde sua chegada dia 17 a Belém, Monsenhor Antônio de Assis Ribeiro, SDB, vem realizando uma série de atividades na capital paraense, antecedendo sua ordenação episcopal, marcada para este sábado, 2, na cidade de Ourém, nordeste paraense. O novo Bispo Auxiliar já esteve em contato com comunidades ribeirinhas atendidas pela Arquidiocese, visitou as instalações da Cúria e da Fundação Nazaré e recebeu a bênção, dada por Dom Alberto, dos paramentos litúrgicos que irá utilizar.
 
Filho de Hipólito dos Santos Ribeiro (falecido) e Domingas de Assis Ribeiro, Monsenhor Antônio de Assis Ribeiro é o quinto filho de um total de 11 irmãos, e nasceu na zona rural do município de Capitão Poço. Começou sua formação em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, e depois se mudou para Manaus, capital do Amazonas, para concluir parte de sua formação. 
 
Nos últimos seis anos esteve no Amazonas, como vice-inspetor da Inspetoria Salesiana São Domingos Sávio e também atuando como coordenador nacional da Pastoral Juvenil Salesiana. De perfil voltado para o serviço, Monsenhor sempre buscou estar à disposição das comunidades periféricas e também indígena.
 
Relativamente à nova missão, Monsenhor Antônio de Assis se diz confiante, avaliando como plano de Deus para seu ministério: “O meu ânimo está sereno e confiante. Creio que tudo isso seja projeto de Deus. Ele me chamou para o sacerdócio e agora me chamou para esse serviço. Sou sacerdote por vocação e serei bispo por obediência, mas obedeço com serenidade e com alegria. Desejo servir o povo e a Arquidiocese, somar para que continuemos a evangelização”.
 
Agora, próximo de sua ordenação, o novo bispo considera muito importante ordenar-se na sua terra natal: “voltar à nossa própria casa, próprio contexto cultural e histórico, é muito significativo. Sempre amei o povo do Pará, de Ourém, de Capitão Poço. Então sinto-me no meio do meu povo e creio que isso seja importante para nos entendermos melhor e ver fragilidades, valores e possibilidades. Estamos aí para servir”. 
 
Compromissos pré ordenação

Mons. Antônio de Assis Ribeiro, nomeado em junho passado para somar no trabalho de evangelização na Arquidiocese de Belém junto ao Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, será o segundo Bispo Auxiliar de Belém, uma vez que o primeiro foi Dom Irineu Roman. Seu lema episcopal: “Por eles me consagro!” (Jo 17,19).
 
Sua chegada à capital paraense, pois ele estava desempenhando funções em Manaus (AM), contou com calorosa recepção do Arcebispo Metropolitano, de amigos e conhecidos, depois do que, seguiu para a residência episcopal, local onde moram os bispos da Arquidiocese de Belém.
 
No último final de semana de agosto, em companhia de Dom Alberto, Mons.Antônio esteve nas ilhas conhecendo a ação missionária da Pastoral das Ilhas e participou da formação aos dirigentes de peregrinação do Círio de Nazaré, no Hangar, Centro de Convenções da Amazônia. Na segunda-feira, 28 de agosto, o novo bispo auxiliar nomeado conheceu os setores, organismos e departamentos da Cúria Metropolitana, sede administrativa da arquidiocese.
Em seguida, visitou a Fundação Nazaré de Comunicação (FNC), acompanhado pelos Diretor de comunicação, Mário Jorge Alves, pelo Diretor administrativo financeiro, Marcos Aurélio, e pelos coordenadores dos meios de comunicação, Marcos Valério (TV Nazaré), Bernadete Costa (Voz de Nazaré), Elyvane Barbosa (Rádio Nazaré) e Paul Adrian (Portal Nazaré). 
 
Em entrevista ao programa Nazaré Revista, da Rádio Nazaré, apresentado por Romildo Rosa, Mons.Antônio agradeceu o acolhimento dado pelo Arcebispo e pelo presbitério de Belém e manifestou alegria em retornar ao estado para ser Auxiliar na capital: “É uma alegria muito grande poder voltar a Belém, surpreendentemente para servir como bispo, mas as surpresas de Deus acontecem e estamos aqui. O desejo que tenho é de servir, de ser realmente bom samaritano, um bom Cirineu. Aos poucos serei introduzido e estou disposto a aprender e a somar com todos que aqui trabalham pelo Reino de Deus”.
 
Na terça-feira, 29 de agosto, na residência episcopal, houve a bênção dos paramentos litúrgicos que serão utilizados pelo novo Bispo Auxiliar em sua ordenação episcopal. No domingo, 3 de setembro, pela manhã, sua primeira celebração como bispo será na sua cidade natal, Capitão Poço  e, à noite, em Ourém. Na segunda-feira, 4 de setembro, ele preside celebração eucarística na igreja local de Igarapé Açu, cidade onde foi batizado.
 
Ordenação em Ourém

A ordenação episcopal de Monsenhor Antônio de Assis será em Ourém, no nordeste paraense, nesse sábado, 2, às 10h, presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto, na praça Lauro Sodré, em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Os bispos Dom Flávio Giovenale, SDB, de Santarém, e Dom Francisco Meinrad Merkel, CSSp, Bispo de Humaitá, Amazonas, serão concelebrantes e co-ordenantes. A Rede Nazaré de Televisão e Rádio Nazaré transmissão tudo ao vivo.
 
Serviço

Informações: (91) 3215-7001/3215-7002
comunicacao@arqbelem.org
(92) 2101-3400/99111-4858
comunicacao@isma.org.br
Outras informações: www.sma.org.br/ordenacaoepiscopalparaense.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade