DATA DE PUBLICAÇÃO: 01/09/2017
- Diminuir + Aumentar

Em Nazaré

 
 
Cerca de dois mil participantes na Manhã de Formação 

Cerca de dois mil fieis participaram da Manhã de Formação dos Dirigentes de Peregrinação, realizada no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, no último domingo, 27, em função da preparação espiritual dos voluntários que participam das peregrinações nos lares e comunidades do município formado por sete regiões episcopais da Arquidiocese de Belém.
 
O evento contou com momentos de espiritualidade e orientações. Os presentes receberam o Livro das Peregrinações, cujo tema, compreensivelmente é, “Maria Estrela da Evangelização”, o mesmo do Círio deste ano. Segundo o Padre João Paulo, vigário do Curato da Sé, esse tema  já foi explicado há tempos pelo Papa Paulo VI,  que o dera como título a Nossa Senhora, ao chamá-la de Estrela da Evangelização, para que nos guie e nos ensine a evangelizar com amor e devoção. Segundo o referido sacerdote, o objetivo específico, este ano, é que sigamos o exemplo de Maria e que sejamos evangelizadores.
 
O material distribuído é preparado com antecedência e seu conteúdo é revisado cuidadosamente pela Diretoria do Círio. De acordo com o Diretor de Evangelização, Jorge Xerfan, a preparação inicia-se quando “Dom Alberto anuncia o tema do Círio do ano seguinte e entrega esse material que contém, além de breves comentários a respeito do assunto, o título dos 15 Encontros que compõem o Livro das Peregrinações”.
 
Para o Diretor Coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré, Roberto Souza, as peregrinações levam a Palavra de Deus: “É um momento de agradecermos a todos aqueles que colaboraram para a preparação desse livro e na organização desse evento”.
 
A celebração eucarística foi presidida por Dom Alberto e concelebrada pelo novo Bispo Auxiliar que, ao final, abençoou os fiéis presentes com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.
 
O Livro das Peregrinações está disponível tanto no aplicativo “Círio de Nazaré” para IOS e Android, quanto no site www.ciriodenazare.com.br. Os párocos que faltaram ao encontro podem receber o seu kit de evangelização na Loja Lírio Mimoso, anexa à Basílica Santuário.
 
Inscrições abertas para o concurso de redação do Círio

Desde a última semana escolas de ensino médio das redes pública e particular de todo o Estado podem inscrever seus alunos no XXIII concurso de redação do Círio de Nazaré. O tradicional certame, promovido pela Diretoria da Festa de Nazaré, será realizado no dia 17 de setembro, às 9h, no Centro Social de Nazaré.
 
O concurso premiará os três melhores textos em prosa, elaborados a partir da proposta apresentada pela comissão responsável pelo concurso. A redação deverá ter abordagem religiosa, e, ainda que sejam abordados temas transversais, o enfoque principal deve ser dado à figura de Maria de Nazaré, mãe de Jesus. O edital sinaliza que cada instituição poderá inscrever até dois alunos, obedecendo às normas do concurso.
 
Para inscrever-se, basta acessar o site do Círio de Nazaré (www.ciriodenazare.com.br), ir para o menu downloads, preencher a ficha de inscrição e encaminhar para secretaria@ciriodenazare.com.br, anexando cópia de documento de identidade. As fichas também poderão ser entregues na Secretaria da Diretoria da Festa, situada à Praça Justo Chermont, Centro Social de Nazaré, das 12 às 20 horas. As inscrições seguem abertas até 14 de setembro.
 
A Diretoria da Festa de Nazaré divulgará apenas o resultado dos três primeiros lugares, até o dia 29 de setembro de 2017, no site www.ciriodenazare.com.br e na sede da Diretoria da Festa.
 
Pastoral da Acolhida continua campanha de arrecadação

A Pastoral da Acolhida segue com a campanha de arrecadação de materiais  a serem utilizados no acolhimento dos romeiros que chegam à Casa de Plácido durante o período do Círio de Nazaré. Contribua doando alimentos não perecíveis, materiais de primeiros socorros, toalhinhas, produtos de higiene e limpeza.
 
As doações devem ser entregues no Centro Social de Nazaré na sala da Pastoral da Acolhida, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 15h às 21h e, aos sábados, das 9h às 12h.
 
Materiais necessários

Material  solicitado  destinado ao atendimento dos romeiros na Casa de Plácido durante o Círio 2017:

Equipe de Cozinha:
 Alimentos não perecíveis
Equipe de Lava-pés:
- Sabonete líquido
- Hidratante
- Luva Descartável
- Bucha de Banho
- Toalhinhas
Equipe de Limpeza
- Detergente
- Sabão em pó
- Bota
- Luva Látex
Equipe de Massagem: 
- Óleo Mineral
- Hidratante
- Papel Toalha
- Álcool em gel
Equipe da Saúde: 
- Luva Descartável
- Gaze
- Seringa
- Algodão em rolo
- Atadura
- Soro
- Esparadrapo
- Micrópore
 
Círio 2017: Missa do Mandato dá início às peregrinações
 
 
Na noite da segunda-feira, 28, a Basílica Santuário ficou mais uma vez lotada por devotos de Nossa Senhora de Nazaré. Desta vez, o motivo foi a Missa do Mandato, evento que marca o início da jornada de peregrinações nos lares e comunidades, como preparação espiritual ao Círio de Nazaré.
 
A missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e contou com a presença dos 18 Bispos do Regional Norte II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
 
Em sua homilia Dom Alberto agradeceu a presença de todos: “Em mais este momento de união que o Círio nos proporciona, agradeço a Deus mais uma vez pela presença de cada um aqui, pessoas que vem da região das ilhas, dos bairros e lugares mais distantes, com um único objetivo: a evangelização. Que Jesus acompanhe vocês nessa caminhada, que prepara todos os corações para mais um Círio de Nossa Senhora de Nazaré”. Na Santa Missa estiveram presentes centenas de fiéis das 87 paróquias que integram a Arquidiocese de Belém.
 
A Diretoria da Festa de Nazaré e o Departamento de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA) estimam que durante as peregrinações, que devem acontecer até o inicio de outubro, as imagens de Nossa Senhora visitem, aproximadamente, 120 mil lares paraenses. Cada imagem visita cerca de 20 residências, o que resulta numa participação de aproximadamente um milhão e 700 mil fiéis, segundo o Dieese.
 
  Lançamento da Romaria das Crianças

No sábado, dia 26 de agosto, uma Missa na Basílica Santuário de Nazaré marcou o lançamento da Romaria das Crianças e a versão do cartaz oficial do Círio para a Romaria. A Romaria é uma das 12 oficiais da Quadra Nazarena e é organizada pela Diretoria da Festa e acontece no primeiro domingo após o Círio.
A celebração eucarística foi presidida pelo reitor do Santuário, padre Luiz Carlos Nunes Gonçalves. Estavam presentes crianças representando escolas, pastorais, a Guarda Mirim de Nazaré, catequese e órgãos de assistência infanto-juvenil da capital paraense. A animação da celebração foi realizada pelas crianças que integram o coral “Cantinho São Rafael”, uma das instituições assistidas pelas Obras Sociais da Paróquia de Nazaré (OSPAN).
 
 
Em sua homilia padre Luiz Carlos falou sobre a importância de guiar os pequenos ao reino dos céus: “Jesus, sendo filho de Maria e José, nos ensinou que é na humildade e simplicidade de uma criança que alcançaremos o reino do céu. Crianças são a herança, o prosseguimento e a confirmação da família. Por isso é nosso dever encaminhá-las a Jesus com o amor de Maria e a dedicação de São José”.
 
A ilustração do cartaz foi elaborada pelo artista Emanuel Ferreira, a partir de sugestão do reitor da Basílica e presidente da Diretoria do Círio, padre Luiz Carlos N. Gonçalves. O artista destaca que a criação da versão infantil do cartaz oficial do Círio para a Romaria das Crianças deste ano foi “uma viagem ao tempo em que minha mãe juntava minhas mãozinhas para rezar para o “papai e a mamãe do céu” e de ter a inocência das brincadeiras na calçada em frente ao portão de casa. Foi um desafio no mínimo atrevido, mas que, humildemente e guiado pelas mãos de Nossa Senhora, pude desenvolver, conseguindo  uma peça que fala aos olhos de uma criança”.
 
 
Campanha arrecadará recursos para construção de auditório
 
Durante a Missa do Mandato, padre Luiz Carlos Nunes Gonçalves, reitor da Basílica Santuário,  lançou a campanha promovida pelas Obras Sociais da Paróquia de Nazaré (OSPAN) visando arrecadar recursos em prol da construção do auditório Dom Alberto Ramos, localizado no Centro Social de Nazaré. A campanha trouxe a Belém uma novidade que promete agradar os devotos: a Água Mineral Nossa Senhora de Nazaré, que tem como principal diferencial sua embalagem exclusiva no formato da imagem da padroeira dos paraenses, disponível na versão de 500ml ou um litro. O produto já está disponível para comercialização, exclusivamente nos postos de venda instalados na lateral da Basílica Santuário e na Loja Lírio Mimoso.
 
 
 
Novidade
 
A campanha de arrecadação com as vendas foi sugerida pelo Superior Provincial Norte dos Barnabitas e Supervisor de Comunicação da Basílica Santuário de Nazaré, Padre José Ramos das Mercês, que já atuou como reitor do Santuário e também pároco de Nazaré:“Fomos procurados pela empresa responsável pela idealização do formato das embalagens e vimos a possibilidade de poder trazer aos devotos de Nazaré esta novidade que promete agradar, além de fazer com que todos participem da concretização deste sonho do nosso saudoso Padre Luciano”. 
 
Por se tratar de água mineral, o líquido pode ser consumido tranquilamente, ou, para os que desejarem, apenas ser abençoado. As garrafas são fabricadas em polietileno tereftalato, popularmente chamado de PET. A produção e o envase são feitos pela empresa Cambará, que desenvolveu o design exclusivamente para a campanha.
 
Centro Social
 
O Centro Social de Nazaré foi idealizado em 1986, pelo então Pároco de Nazaré, Padre Luciano Brambilla, CRSP, para atender à crescente demanda por espaço físico que pudesse atender às Pastorais, Movimentos e Serviços paroquiais. Desde sua inauguração, o espaço passou por adaptações e atualmente conta com diversas salas multiuso, dentre as quais, a Capela Bom Pastor, a Casa de Plácido, o espaço Memória de Nazaré e o auditório Dom Vicente Zico, sendo atualmente o principal local de eventos realizados pela Paróquia.
 
Entretanto, um dos locais primordiais não chegou a ser concluído: o auditório Dom Alberto Ramos, que terá capacidade para 400 pessoas.
 
O nome proposto para o auditório faz uma justa homenagem ao sétimo Arcebispo de Belém, que esteve à frente desta Arquidiocese de 1957 a 1990, sucessor de Dom Mário de Miranda Vilas-Boas e antecedente de Dom Vicente Joaquim Zico.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade