DATA DE PUBLICAÇÃO: 08/09/2017
- Diminuir + Aumentar

Cartaz do Círio: instrumento de evangelização e de divulgação da Festa de Nazaré

 
Desde o lançamento do Cartaz Oficial do Círio 2017, em 26 de maio, o símbolo que é considerado instrumento de evangelização e de divulgação da festa pode ser visto em um local de destaque nos lares das famílias, empresas e órgãos paraenses. A apresentação foi realizada  na Praça Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, ocasião que a cada ano reúne grande público.
 
O cartaz foi criado pela agência Mendes Comunicação, que há 26 anos atua como voluntária no Círio de Nazaré. A foto da imagem de Nossa Senhora de Nazaré que ilustra o cartaz deste ano é de Roberto Porpino, integrante da Diretoria do Círio. Ao todo são impressos 900 mil impressos de acordo com a Diretoria da Festa. 
 
Segundo o diretor de Marketing, Oswaldo Mendes, ao saber do tema, “Maria, Estrela da evangelização”, a primeira coisa que veio à cabeça foi estrela que se encontra isolada na Bandeira do Brasil, que representa o Estado do Pará. Daí associou a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré à Bandeira do Pará, que gerou o Cartaz Oficial do Círio 2017. Revelou que o próximo cartaz será mais bonito que o deste ano. E disse: “Fazer o cartaz é um grande desafio”. 
 
Tradição
 
O primeiro Cartaz de divulgação do Círio foi confeccionado em Portugal no ano de 1826. As primeiras peças foram produzidas à mão para impressão. Até hoje o cartaz é um dos símbolos mais aguardados pelas famílias paraenses, que mantém viva a tradição de expô-lo, seja na porta de entrada do lar, seja no ambiente de trabalho. Atualmente o Cartaz é produzido a partir de fotografias e tem a concepção elaborada por uma agência de publicidade voluntária.
 
Para a advogada e artesã, Leila Accioly, o cartaz é um símbolo de evangelização, que faz questão de fixar na porta da sua casa e no seu ambiente de trabalho: “O Cartaz do Círio é de fundamental importância para a evangelização porque divulga e propaga a devoção a Nossa Senhora de Nazaré e nos mostra, quando nós o fixamos nas portas das nossas casas, que nós temos esse amor filial por Nossa Senhora e assumimos a nossa condição de filhos e acreditamos que ela é verdadeiramente a mãe de Deus e nossa mãe que nos serve de modelo porque ela é Estrela da Evangelização, a primeira discípula de Jesus, aquela que evangelizou primeiro, quando disse seu sim aos planos de Deus para a salvação da humanidade”. 
 
Destacou a beleza do cartaz Oficial do Círio 2017: “Nós temos que prestar esse culto a Nossa Senhora e louvá-la por ser nossa Mãe. Como diz aquela música: “...Só quem já foi órfão sabe o que é não ter o colo e o calor de uma mãe...”, e nós temos isso e mostramos através do cartaz e quando o cartaz vem com a bandeira do Pará, isso nos enche de emoção! É como se Nossa Senhora estivesse dizendo: Eu sou desta terra, eu sou rainha desta terra, eu protejo esta terra. E esta terra é mesmo abençoada por ela, pela devoção que esse povo de fé tem por Nossa Senhora”.
 
Na casa da aposentada Emília de Almeida Lima, de 74 anos, o cartaz de Nossa Senhora de Nazaré tem um local reservado, na porta de entrada. Segundo ela, o cartaz só é retirado com a apresentação do novo cartaz. Para ela, todos os cartazes são especiais, e todos têm um significado especial. “A meu ver todos os cartazes são lindos. Onde Ela está estampada é lindo. Nossa Senhora de Nazaré é pura e sem pecado”.  
 
Descritivo do Cartaz 

O cartaz mostra, com destaque, pela primeira vez, a bandeira do Pará. É forte a correlação entre a estrela solitária da bandeira paraense com a  estrela de Belém, a Virgem de Nazaré, a padroeira dos paraenses, e com o próprio tema do Círio deste ano – Maria, Estrela da Evangelização. Afinal, vale lembrar que o Círio nasceu e cresceu no Pará. Pará e Círio são duas realidades  que se entrelaçam. 
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade