DATA DE PUBLICAÇÃO: 08/09/2017
- Diminuir + Aumentar

Dom Antônio de Assis Ribeiro é Ordenado Bispo Auxiliar de Belém

Foto: Luiz Estumano
 
Era o dia mais importante para o povo de Ourém o dia de 2 de setmbro de 2017, data da Missa Solene de Ordenação Episcopal do padre salesiano Antônio Assis Ribeiro, às 10h, no município de Ourém, nordeste do Pará. Segundo estimativas da Polícia Militar do Estado do Pará os fiéis que compareceram àquela solenidade eramcerca de 12 mil pessoas.
 
Todo acomodaram-se no local da solenidade, a praça em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Família, tendo à frente a senhora Domingas de Assis Ribeiro, sua mãe, acompanhada da numerosa família de Dom Antônio, estava ali reunida e fazia uma só composição com os fiéis, Bispos de outras dioceses, amigos de infância e da caminhada religiosa, amigos de outras cidades como um grupo de Manicoré, no Amazonas, enfim, era tarefa  árdua contabilizar tantas diletas companhias de Dom Antônio que compareceram em peso ao município de Ourém, localizado no nordeste paraense para a solenidade de sua Ordenação.
 
Pontualmente às 10 horas, teve início a cerimônia. Naiara Raiol, acompanhada de seus pais, viajou de Ananindeua para presenciar a Ordenação. "Foi muito marcante par mim testemunhar essa doação, essa entrega total de Dom Antônio à Igreja. Me encantou a sua humildade".
 
Uma grande representação do clero precedeu a entrada do ordenando ao altar. Professora Wilma Costa mal conseguia expressar-se, responsável que ficou junto com as religiosas Missionárias de Santa Teresinha, a conduzir o coral formado de todas as representações paroquiais de Ourém "para cantar os mesmos hinos da Ordenação sacerdotal dele", ressaltou a amiga do tempo em que o ordenado "era chamado carinhosamente por nós de padre Bira".
 
ORDENAÇÃO - Padre Antônio Assis Ribeiro foi Ordenado novo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém do Pará pela imposição das mãos do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. Foram co-ordenantes, Dom Flávio Giovenale (SDB), Bispo de Santarém (PA), e Dom Meinrad Francisco (CSSp), Bispo de Humaitá (AM). 
 
Dom Antônio de Assis adotou o lema episcopal “Por eles me consagro!”, extraído do Evangelho de São João 17, 19.
 
A celebração aconteceu em frente à Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Ali, Dom Alberto agradeceu a presença dos fiéis nos ritos iniciais da celebração. “Irmãos e irmãos, a cidade de Ourém e Capitão Poço se reúne, aqui, hoje, para mais esse acontecimento da nossa igreja. Agradeço a presença de toda diocese de Bragança do Pará com a presença dos bispos, religiosos e religiosas e todo o povo de Deus aqui reunido. A hospitalidade dessa terra nos edifica. Saibam que a recepção oferecida ao Bispo desde o dia 29 de agosto já correu o mundo”, disse.
 
Prosseguio Dom Alberto com a Santa Missa na qual foi realizada a Ordenação Episcopal, Dom Alberto Taveira Corrêa, pediu, antes de dar início à solenidade, que fosse lido o Mandato Apostólico da  Nunciatura Apostólica no Brasil, a qual comunicou no dia 28 de junho deste ano, a decisão do Papa Francisco em nomear novo bispo titular na Auxiliar na Arquidiocese de Belém (PA) o padre Antônio de Assis Ribeiro, SDB. A leitura foi feita pelo Chanceler e Moderador da Arquidiocese de Belém, Cônego Antônio Beltrão.  Depois seguiram-se os ritos da Ordenação.
 
Terminda a Ordenação, Dom Alberto agradeceu a família de Dom Antônio. “Nosso olhar se volta à mãe Domingas de Assis Ribeiro e Hypólito dos Santos Ribeiro (in memorian), e a Nossa Senhora da Conceição a quem confiamos o Ministério do novo bispo”.
 
Em seguida, Dom Alberto dirigiu-se ao povo de Deus:  “Irmãos e irmãs sejamos todos revestidos da força de Deus com a graça do sacramento da ordem do Episcopado e da Eucaristia, coração da igreja. Todos nós fomos convocados a essa praça pelo Papa Francisco".
 
O Arcebispo falou da alegria de receber Dom Antônio. "A Arquidiocese de Belém do Pará se alegra em acolher mais um Bispo Auxiliar, um filho da terra paraense". 
 
Natural da cidade de Capitão Poço, PA, Dom Antonio também foi Ordenado Sacerdote na mesma cidade por Dom Miguel Maria Giambelli, então Bispo da Diocese de Bragança, em 17 de junho de 1995.
 
 Após a Ordenação, Dom Antônio caminho entre os fiéis para abençoá-los e dirigiu-se para a Igreja Matriz, onde conversou com membros do  clero, com as pessoas e posou para fotografias. Em seguida, juntou-se ao clero para o almoço, assim como os fiéis, em locais organizados para esse monento. 
 
Leia mais - pág. 12
 
 
 
 
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade