DATA DE PUBLICAÇÃO: 15/09/2017
- Diminuir + Aumentar

Simpósio Internacional de Mariologia

 
Nossa Arquidiocese e a Faculdade Católica de Belém realizarão, de 19 as 21 deste mês, o Simpósio Internacional de Mariologia, a ser aberto na terça feira, 19, por Dom Alberto Taveira Corrêa e pelo Cônego Vladian Silva Alves, respectivamente Grão-Chanceler e Diretor Geral, da referida instituição de ensino superior. Na programação, nove conferências, ministradas por grandes teólogos e mariólogos da atualidade e três mesas redondas. 
 
Padre João Paulo de Mendonça Dantas, coordenador do curso de Teologia da Faculdade Católica de Belém, ressalta que a faculdade, desde seu nascedouro, em 2016, alimentava o propósito de realizar anualmente simpósios teológicos, tanto de âm¬bito nacional quanto internacional. Nesse sen¬tido, já firmou convênio com a Faculdade Cató-lica de Lugano, Suíça, e vem mantendo contato com a Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma, visando filiar-se a essa instituição. 
 
Idealizador e coordenador do Simpósio, padre João Paulo conta: “Este evento nasceu exatamente do propósito da Faculdade Católica de Belém de oferecer simpósios teológicos nacionais e internacionais. 
 
A escolha do ano de 2017 para a realização do Simpósio Mariológico Internacional é muito significativa por estarmos no Ano Mariano, em que celebramos os 300 anos da devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida e, coincidentemente, os 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima e o Círio nº 225. Eis porque a Faculdade Católica de Belém resolveu realizar um Simpósio Internacional de Mariologia neste ano, inclusive, para fins de oferecer uma preparação teológico-espiritual para o nosso Círio de Nazaré”. 
 
Continuando a falar do Simpósio, Padre João Paulo destaca a grande devoção mariana do povo paraense: “É fato que o povo de nossa Arquidiocese é muito devoto de Nossa Senhora (seja sob o título de Nazaré, sejam outros títulos, como Perpétuo Socorro e Fátima, etc) e expressa essa piedade mariana de forma evidente, muito sentida e viva. 
 
Essa intensa devoção, infelizmente, não tem sido acompanhada de uma evolução teológica. Trata-se de uma fé sentida, uma fé expressada por gestos, procissões, devoções, mas que carece de uma reflexão acerca da inteligência do mistério da Virgem Maria. O Simpósio Internacional de Mariologia quer ajudar a criar uma cultura de reflexão teológica sobre a figura de Maria na história da salvação, na vida eclesial, aproveitando todo esse potencial devocional, de piedade mariana, existente em nossa região”. 

Oportunidade imperdível de espiritualidade

Oportunidade imperdível de espiritualidade 
 
Um ponto importante a destacar é que o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, propôs para ao clero da Arquidiocese que a formação anual do clero se unisse ao Simpósio Internacional de Mariologia, manifestando, assim, o desejo de que todos os padres e diáconos participem também desse importante acontecimento. 
 
Outro fator positivo foi a ideia de aliar a realização do simpósio à celebrações da Santa Missa devido ao tema, Ano Mariano, e a proximidade do Círio de Nazaré. Padre João Paulo diz “que a organização pensou em conjugar a reflexão teológica com o Mistério celebrado na Eucaristia, por meio de Missas votivas em honra de Nossa Senho¬ra, como uma maneira de possibilitar o transbordamento de nossa alegria de refletir sobre a figura e a missão da Virgem Maria na histó¬ria da Salvação, trazen¬do isso para a vida da nossa Arquidiocese”. 
 
Padre João Paul o explica que, para isso, “escolhemos três lugares marcadamente ma-rianos de forte piedade popular e religiosidade belenense: o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, a Catedral Metropolitana de Belém (dedicada a Santa Maria de Belém) e a Basí-lica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré do Desterro, Igrejas que nos permitem acolher um número maior de pessoas que possam, também elas, viver a alegria de celebrar o mistério das Missas vo¬tivas a Nossa Senhora e, também, dentro da Liturgia, acolher o en-sinamento mariológico, para crescer na dimen¬são mariana da fé”.
 
O material do Simpósio vai se tornar uma revista. O projeto da Faculdade Católica de Belém é transformar as conferências do Simpósio Internacional de Mariologia e, eventual-mente as homilias, em um volume da Revista Catholica (produzida pela faculdade). O material lançado nessa revista será resultado de pesquisa mariológica com vista aos interes-sados no tema, adianta padre João Paulo, 
concluindo: "o Simpósio Internacional de Mariologia é uma oportunidade ímpar, para nós que somos paraenses, belenenses, termos aqui na nossa cidade um simpósio com essa qualidade teológica que, com tranquilidade, supera outros simpósios que foram feitos no Brasil e em outras universidades. 
 
Convido a todos para esse evento e ressalto que ele servirá também de preparação dos interessados para o Círio que se aproxima, porque o amor convida ao conhecimento e o conhecimento gera amor. Somos um povo que ama muito Nossa Se¬nhora e, como tal, nos sentimos convidados por este amor a conhecê-la mais e ao mesmo tempo em que a conhe-cemos mais, queremos expressar o nosso amor. É uma oportunidade de crescimento acerca do mistério da Virgem Maria e isto transbordará na nossa vivência amorosa do Círio de Nazaré”. 
 
MARIOLOGIA: O termo “Mariologia” foi cria¬do pelo siciliano Plácido Nigido que, usando o nome de seu irmão Nicolau, publicou, em Palermo, em 1602, a sua obra mariana. 
 
“Mariologia” é um termo grego, que significa “discurso” ou “estudo” de Maria. A Igreja Católica define “Mariologia” como a ciência teológica que estuda o mistério, a missão e a pre¬sença atuante de Nossa Senhora no mistério de Cristo e da Igreja.
 
Serviço 
Informações/Inscrições: 
Faculdade Católica de Belém: catolicadebelem@catolicadebe¬lem.com – Tel.: ( 91) 3255.2324 
Catedral Metropolitana de Belém - Tel.: (91) 2121.3724 
Cúria da Arquidiocese de Belém - Tel.: (91) 3215.7001
 
Programação
 
19 Setembro - 8h às 13h
Solenidade de Abertura - Dom Alberto Taveira Corrêa (Grão-Chanceler)
Cônego Vladian Silva Alves (Diretor Geral da Faculdade) 1ª Conferência A Grandeza Teológico-cultural da Figura de Maria Prof. Dr. Padre Clodovis Boff (PUC/PR)
 
2ª Conferência
 
Maria à Luz dos Sermões de São Bernardo de Claraval
Prof. Dr. Padre João Paulo de Mendonça Dantas (FTL / Suíça – Católica de Belém) 
3ª Conferência Maria à Luz da Teologia de H. U, Von Balthasar Prof. Dr. Frei Sílvio de Almeida (Católica de Belém)
 
Mesa Redonda
 
18h30 Missa Paróquia de Nossa Senhora de Fátima
20 de Setembro – 8h às 13h 1ª Conferência São João Paulo II e Fátima Prof. Dr. Padre Manfred Houke (FTL / Suíça)
 
2ª Conferência
 
Maria nos Padres da Igreja do Ocidente
Prof. Dr. Dom Vital Corbellini (Bispo de Marabá-PA / Católica de Belém) 3ª Conferência Reflexão Teológico-Pastoral Sobre o Círio de Nazaré Prof. Ms. Wiremberg da Silva (Católica de Belém)
 
Mesa Redonda
 
19h30 Missa Catedral Metropolitana de Belém
21 de Setembro - 8h às 13h 
1ª Conferência A Mensagem de Fátima no Centenário das Aparições Profª. Dra. Carla Espagnet (PUSC – Roma)
 
2ª Conferência
 
Maria nos Padres da Igreja do Oriente
Profª. Dra. Maria Rodica Tutas (Faculdade de Teologia de Brasília – Instituto São Boaventura – DF) 3ª Conferência Maria, Mãe da Igreja no Concílio Vaticnao II em Paulo VI Dom Murilo Krieger (Vice-Presidente da CNBB – Arcebispo de Salvador – BA)
Mesa Redonda
18h Missa Basílica Nossa Senhora de Nazaré
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade