DATA DE PUBLICAÇÃO: 15/09/2017
- Diminuir + Aumentar

Festa de São Benedito, no Barreiro

 
"São Benedito, modelo de oração” é o tema da festividade deste ano da Paróquia de São Benedito, no Barreiro, a se iniciar dia 27 de setembro. Com extensa programação litúrgica e cultural, a festividade se estende até o 5 de outubro, dia da festa litúrgica de São Benedito. 
 
Esta será a segunda edição da festividade, desde a elevação da comunidade a Paróquia. Para o pároco, Padre José Reinaldo, é um momento de riqueza, pois este ano irá refletir-se sobre o modelo de oração do padroeiro: “É um momento rico, de grande ênfase na evangelização. Tivemos o início das peregrinações às casas dos fiéis, que, este ano, conta com 53 grupos que deverão visitar as casas da paróquia. O tema inspira-nos para nossa missão de evangelizarmos mais, irmos além levando as pessoas para o caminho de santidade.” 
 
“Deixo o convite ao povo de Deus e a todas as pessoas que vivem em nossa paróquia. Serão todas bem-vindas a essas noites que iremos viver juntos com a ex¬periência de Deus em nossas vidas. O convite é estensivo a todos que queiram nos visitar e compartilhar conosco da nossa caminhada”. 
 
Em preparação ao festejo, iniciaram-se dia 9 , prolongando-se até o dia 24, as peregrinações às famílias. No dia 23, haverá procissão do mastro, com saída da passagem Santos com Mirandinha em direção à Matriz e, à noite, jantar de São Benedito, na área da Matriz. Dia 25, às 18h, haverá espiritualidade, com as comunidades, pastorais e serviços. Ao final, missa de encerramento das peregrinações, presidi¬da pelo pároco. 
 
Programação
 
As atividades do festejo acontecem a partir do dia 27, com alvorada às 6h, novena em honra ao padroeiro às 18h30, Missa às 19h, presidida pelo padre Adrick José, pároco de São Francisco das Ilhas, Cotijuba. O mesmo acontecerá durante toda festividade, com programação cultural ao final da celebração eucarística. 
 
Ainda dentro da programação, dia 29, às 19h, haverá celebração, com casamento comunitário de oito casais e, dia 30, caminhada com a juventude às 16h e celebração às 19h, presidida pelo Bispo Auxiliar, Dom Irineu Roman. Dia 1º de outubro, procissão das crianças às 7h, seguida de missa presidida pelo pároco. 
 
Dia 5 de outubro, dia da festa de São Benedi¬to, alvorada às 6h, celebrações às 7h30, 9h e 17h e procissão às 18h, saindo da Comunidade Santo Antônio de Pádua em direção a Matriz. À chegada, Santa Missa. 
 
São Benedito – Benedito, o Mouro, OFM Cap, é um santo católico que, segundo algumas versões, nasceu na Sicília, sul da Itália, em 1524, no seio de família pobre e era descendente de escravos oriundos da Etiópia. Tinha o apelido de “mouro” por ser negro. Aos 18 anos, consagrou-se ao serviço de Deus, e aos 21 tornou-se monge num Convento Franciscano. Proferiu votos de pobreza, castidade e obediência, caminhando descalço pelas ruas e dormindo no chão sem cobertas. Era muito procurado pelo povo, desejoso de ouvir-lhe os conselhos e pedir-lhe orações. 
 
Após 17 anos, conhecido por sua piedade, sabedoria e santidade, chegou ao posto de Superior do Mosteiro. De comportamento humilde, São Benedito tinha zelo com os pobres, dando-lhes de comer com o que retirava dos mantimentos do Convento. 
 
Conta a tradição que, certa vez, o novo Superior do Convento o surpreendeu e perguntou-lhe: “ O que escondes aí, embaixo de teu manto, irmão Benedito?” E o santo, humildemente, respondeu-lhe: “Rosas, meu senhor!”, e, abrindo o manto, de fato apareceram rosas de grande beleza e não os alimentos de que suspeitava o Superior. São Benedito morreu aos 65 anos, no dia 4 de abril de 1589, em Palermo, na Itália. 
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade