DATA DE PUBLICAÇÃO: 15/09/2017
- Diminuir + Aumentar

Instituído o Dia Municipal de Nossa Senhora de Nazaré

 
 
Em sessão especial no dia 6, no plenário Lameira Bittencourt, da Câmara Municipal de Belém, foi san¬cionada a lei municipal que institui o Dia Municipal de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses, a ser celebrado no dia 8 de se¬tembro, dia da Natividade de Nossa Senhora. Na mesma sessão, a Câmara Municipal de Belém, agraciou o Bispo Auxiliar de Belém, Dom Iri¬neu Roman, com o título de Cidadão de Belém, na pre¬sença de autoridades civis, eclesiais, Diretoria da Festa de Nossa Senhora de Nazaré e da comunidade. 
 
A sessão solene contou com a visita da imagem Pe¬regrina de Nossa Senhora de Nazaré que adentrou naque¬le ambiente ao som do hino “Vós sois o lírio mimoso”, executado pela banda da Guarda Municipal. Conduzi¬da pelo presidente da Câma¬ra, vereador Mauro Freitas, a imagem foi saudada com pétalas de rosas. O projeto de lei para que a padroeira fosse celebrada dentro do calendário oficial do município, de autoria do presidente da casa, foi aprovado por unani¬midade no dia 30 de agosto. A data escolhida, 8 de se¬tembro, corresponde ao dia em que aconteceu o 1º Círio de Nazaré na capital paraense e coincide também com a festa litúrgica da Natividade de Nossa Senhora. 
 
Composta a mesa, a ce¬rimônia seguiu com vários discursos, o primeiro do au¬tor da lei. “Era inconcebível que ainda não existisse um dia dedicado a Nossa Senhora. Ela que abençoa os nossos lares, que nos forti¬fica, que nos une, movendo um mar de gente que tem uma fé que ninguém con-segue explicar, apenas sen¬tir. Agora ela tem um dia só dela para que possamos festejar e agradecer”, disse o parlamentar. Ao final dos pronunciamentos, o proje¬to de lei foi sancionado pelo prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, durante a sessão, o qual parabenizou a inicia¬tiva do autor e a aprovação unânime dos vereadores. 
 
Dom Irineu Roman, Bispo Auxiliar de Belém, represen¬tou o Arcebispo Metropolita¬no de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e na ocasião também recebeu o título de “Cidadão de Belém” pelo seu trabalho realizado pela Igreja de Belém, e comentou que “o dia da padroeira dos para¬enses é motivo de alegria”. 
 
O Bispo considerou que “Nossa Senhora, o Círio de Nazaré e toda a evangeliza¬ção relacionada à Festa de Nazaré está representada nessa data. É louvável que uma câmara de vereado¬res destaque esse dia para Nossa Senhora de Nazaré. É algo especial, pois nossa Igreja tem Nossa Senhora como o ícone mais impor¬tante de evangelização do povo paraense”, ressaltou Dom Irineu. 
 
HOMENAGENS- Em se¬guida foram homenageadas personalidades envolvidas na Festa de Nazaré com certificado de agradecimen¬to: Padre Luiz Carlos Gonçalves, Reitor da Basílica Santuário; Guilherme Fer¬nando dos Santos Azevedo, Coordenador da Guarda da Santa; Mízar Klautau Bonna, que confeccionou o manto por vários anos; Paulo Teixeira Morelli, de¬corador da berlinda; Lílian Mendes Acatauassú Nunes, Coordenadora do concurso de redação do Círio; Maríl¬za Ferreira, pela confecção do manto deste ano; Aline Rickman Folha, desenhista do manto; Roberto Mauro Santos de Souza, Diretoria da Festa; Daniela Chamma Farias de Souza, Diretoria da festa; Dom Alberto Taveira, Arcebispo de Belém; Padre Giovanni Maria Incampo, Padre Barnabita, João Carlos da Silva Pereira, pesquisador do Círio; além de Oswaldo Diniz Mendes; Antônio Cézar de Azevedo Neves, Arnaldo da Silva Pinheiro; Gleidson Dias Figueredo; Augusto Cézar Almeida Vasconcelos, diretores eméritos da festa
 
 
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade