DATA DE PUBLICAÇÃO: 29/09/2017
- Diminuir + Aumentar

Apresentação do Manto

 
Durante celebração eucarística no dia 5 de outubro, às 18h, na Basílica Santuário, centro de Belém, haverá a apresentação do manto de Nossa Senhora de Nazaré a ser utilizado nas doze romarias oficiais do Círio. A Santa Missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, todos os anos reúne milhares de fiéis que lotam a Basílica para conhecer um importante ícone da festa.
A noite da apresentação do Manto é sempre marcada por muita emoção para os fiéis que aguardam com grande expectativa esse momento.
 
Trata-se de uma verdadeira joia que traz sempre uma mensagem de evangelização. O manto veste a imagem Peregrina durante as 12 romarias oficiais do Círio e pelo resto do ano.
Os detalhes artísticos sobre a peça são guardados pela Diretoria da Festa de Nazaré em segredo para que o dia da apresentação seja um momento especial. Ao final da missa, há a distribuição de folhetos com informações sobre os elementos que o compõem. Em mais um ano, a peça tem a ilustração de Aline Folha e será confeccionado pela estilista Marilza Ramos. Ao final da celebração, serão distribuídos folderes com informações com os significados dos elementos que compõem a peça.
 
HISTÓRIA - MANTOS

Segundo a lenda do achado da imagem da Virgem de Nazaré, ela já estava com um manto no momento em que foi encontrada pelo caboclo Plácido. A tradição foi mantida e, ao longo dos anos, ela foi ganhando vários outros. Em 1953, a imagem autêntica recebeu um manto bordado a ouro e pedras preciosas, além de receber a Coroa Pontifícia.
 
A confecção dos primeiros mantos é atribuída à irmã Alexandra, da Congregação das Filhas de Sant’Ana, do Colégio Gentil Bittencourt. Ela confeccionava o manto e o promesseiro doava o material. Foi assim até sua morte, em 1973. Depois disso, quem assumiu a missão foi a ex-aluna e ajudante, Esther Paes França, que fez 19 mantos. A partir daí, vários católicos e estilistas famosos passaram a confeccionar o manto que veste a imagem Peregrina para as procissões do Círio.
 
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade