DATA DE PUBLICAÇÃO: 29/09/2017
- Diminuir + Aumentar

Santa Teresinha é homenageada

 
Paróquias da Arquidiocese de Belém com o título de Santa Teresinha do Menino Jesus realizam homenagens à padroeira das missões. O dia do festejo litúrgico é celebrado pelas Igrejas do Brasil e do mundo domingo, dia 1º de outubro. Para os missionários o mês representa render graças à padroeira e fortalecer o espírito, uma vez que outubro é o Mês das Missões. 
 
Na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, no Jurunas, os festejos em honra à padroeira foram antecedidos da semana missionária realizadas de 9 a 16. A festividade com o tema “Ao teu lado, Maria, quero permanecer pequena, na casa de Isabel, recebendo tua visita, aprendo a praticar a ardente caridade”, teve início dia 21 com programação litúrgica e cultural e seguem até domingo, 1 de outubro, com missas solenes às 6h30, 8h30, 12h e às 18h, em todas haverá a bênção das rosas. 
 
A Santa Missa das 8h30 será presidida pelo padre André Teles, em Ação de Graças pelos nove anos de sacerdócio. Ao meio-dia a missa será presidida por monsenhor Raimundo Possidônio. Às 18h, a Santa Missa será presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Corrêa. Após a celebração haverá procissão com a imagem de Santa Teresinha, que percorrerá as principais ruas do bairro. Haverá queima de fogos de artifício na chegada da procissão. 
 
Em Ananindeua, a Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus realiza festividade com o tema “Sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida e de Santa Teresinha, vivemos a misericórdia”, de 1 de setembro a 1 de outubro. A programação consta de semanas missionárias, romaria, missas e parte cultural. Durante o festejo as missas são celebradas às 19h. No dia, 1º data da solenidade de Santa Teresinha, às 18h, haverá procissão das Rosas com saída da Comunidade Imaculada Conceição, rumo à matriz da Paróquia de Santa Teresinha. Às 19h, cônego Sílvio Trindade presidirá missa. A paróquia fica localizada rua Fortaleza, 117, bairro de Águas Lindas. 
 
Durante a solenidade de pentecostes realizada, dia 4 de junho, o Papa Francisco proferiu mensagem para o Dia Mundial das Missões, este ano a ser celebrado no domingo 22 de outubro. O Santo Padre convida a todos a refletir sobre a missão. Na Mensagem contém ainda as seguintes perguntas: Qual é o fundamento da missão? Qual é o coração da missão? Quais são as atitudes vitais da missão?
 
Padroeira das missões
 
Santa Teresa do Menino Jesus se tornou a padroeira das missões sem nunca ter saído do Carmelo. Ela dizia: Compreendi que a igreja tinha um Coração, e que este coração ardia de Amor. Compreendi que só o Amor fazia os membros da igreja agirem, que se o Amor viesse a se apagar, os Apóstolos não anunciariam mais o Evangelho, os Mártires se recusariam a derramar seu sangue... Por isso, ela dizia: No coração da Igreja, serei o amor. Dizia sempre que o que conta é o amor, só o amor. É contemplar no outro a pessoa de Jesus. Para ela ser missionário não é uma questão de geografia e sim uma questão de amor.
 
Antes de ser canonizada Santa Teresa do Menino Jesus foi beatificada em abril de 1923. Sua canonização foi feita pelo Papa Pio Xl, em 1925 no dia 17 de maio. No ano de 1927 foi declarada Patrona Universal das Missões Católicas. Foi nomeada Padroeira Secundária da França, junto com Santa Joana D’arc. Em 1997 no centenário de sua morte, o Papa João Paulo ll, na Carta Apostólica, Divinis Amoris Scientia, a declara Doutora da Igreja por causa da sua mensagem da Infância Espiritual e da Contemplação da Face de Cristo. Seus pais, Luis Martin e Zélia Guerin, foram beatificados pela Igreja, no ano de 2008, no dia Mundial das Missões, na basílica de Lisieux, dedicada a Santa Teresinha. Em 2015, o Papa Francisco canonizou os pais de Santa Teresinha.
 
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade