DATA DE PUBLICAÇÃO: 29/09/2017
- Diminuir + Aumentar

Guarda de Nazaré: Homens de fé e Filhos de Maria

 

 
“Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes. Façam tudo com amor”. (1 Cor 16, 13-14). Eles são 1.700 homens juntos na mesma missão: servir à Virgem de Nazaré.

Desde 1974, a Guarda de Nazaré atua voluntariamente dedicada à devoção mariana e agindo em todas as romarias oficiais da quadra nazarena. Auxiliam na proteção da Berlinda no período do Círio, supervisionam a Praça Santuário, organizam peregrinações, além de zelar pela Basílica Santuário nas missas e atividades realizadas na Igreja durante o ano inteiro.

A Guarda de Nazaré promove eventos que fortalecem a responsabilidade social, bem como as campanhas de doação de sangue e ações de caridade. 
 
 
Preparação
Faltando uma semana para a maior festa religiosa do mundo, o Círio de Nazaré, vários setores de fundamental importância se preparam para o grande dia. Um deles é a Guarda de Nossa Senhora de Nazaré, que no sábado, 23, realizou o 1° Retiro Espiritual em preparação ao Círio 2017. Durante o encontro na Escola Salesiana do Trabalho em Belém, os integrantes participaram de adoração, confissões, palestras e muito louvor.
 
A atividade encerrou-se com a Santa Missa presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro.
 
Treinamento
Aconteceu domingo, 24, na Praça Santuário o treinamento geral dos integrantes da Guarda de Nazaré em preparação ao Círio 2017.
 
O treinamento foi realizado pelos setores que envolvem os locais que necessitam de maior atenção durante o andamento da Trasladação e do Círio em virtude do atrelamento da corda e também para que a Berlinda possa chegar no horário previsto tanto na Catedral quanto na Basílica Santuário. Além disso, serviu para simular o que pode acontecer nas grandes procissões deste ano, bem como possíveis imprevistos que possam ocorrer.
 
Dezenas homens que integram o movimento mariano participaram do treinamento, realizado por diretores, veteranos e novos Guardas de Nazaré.
 
Objetivo do treinamento
Guilherme Azevedo, coordenador da Guarda, explica que o exercício tem como objetivo capacitar os guardas para que cada um saiba como agir nos momentos que antecedem o atrelamento: “Usamos no treinamento uma corda parecida com a que é usada no Círio para que possamos ter a noção do peso e tamanho, também procuramos intercalar guardas experientes e guardas mais novos, justamente para passar segurança aos que ainda não tem tanto jeito”, destacou.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade