DATA DE PUBLICAÇÃO: 29/09/2017
- Diminuir + Aumentar

Primeira coletiva do Círio 2017



 
Terça-feira, 26, a Diretoria da Festa de Nazaré e o Reitor da Basílica Santuário de Nazaré, o barnabita Padre Luiz Carlos Nunes Gonçalves, o Presidente da festividade de Nossa Senhora de Nazaré, realizaram a 1ª coletiva do Círio 2017 à imprensa, no Auditório Dom Vicente Zico, Centro Social de Nazaré, presentes representantes de diversos órgãos de comunicação do Estado.

Novidades
  Em 2017, destacam-se como principais novidades: as novas parcerias, Projeto Selo do Círio, substituição do carro de promessas, reforço na segurança e fiscalização ostensiva na motorromaria, novo horário de fechamento de ruas para as grandes procissões e mudança na cerimônia de encerramento.

Selo do Círio
e ano, o projeto abraçado pela Diretoria tem o objetivo de certificar produtos e serviços, garantindo qualidade, originalidade, exclusividade e compromisso com a preservação da cultura local. Mas, para além da sua função certificadora, sobressai a missão de impactar a vida das pessoas de forma positiva
.
A certificação é pensada por pessoas e para pessoas que acreditam que a Nova Economia se faz com cooperação e compartilhamento de riquezas, propósito que norteia as ações que já estão construindo uma nova sociedade. Usando como plataforma a maior festa religiosa do mundo, o Selo certifica apenas empresas que produzem no nosso Estado, incentivando o crescimento da indústria, comércio e serviços locais, impactando a vida de milhares de pessoas através da ativação de postos de trabalho, de forma direta e indireta.

A cada produto vendido com o selo, há garantia de origem e uma doação para quem precisa. As ações beneficentes são sempre feitas pela OSPAN (Obras Sociais da Paróquia de Nazaré), organização sem fins lucrativos, que gere as ações, eventos e marca oficial do Círio de Nazaré e que já atua em comunidades carentes, com creches e espaços pedagógicos, dando suporte a pessoas em situação de vulnerabilidade

. O Sistema Federação de Indústria do Estado do Pará (FIEPA) é parceiro no projeto, apoiando a internalização das riquezas geradas pelo Círio de Nossa Senhora de Nazaré, por intermédio prioritário da REDES - Inovação e Sustentabilidade Econômica, apoiado também pelo SENAI e IEL.
 
Substituição de um dos Carros de Promessas 
 
A partir de 2017, um carro representando a Sagrada Família passa a fazer parte da grandeprocissão do Círio, em substituição ao Carro da Santíssima Trindade.

Os demais carros: Carro de Plácido, Barca da Guarda, Barca Nova, Carros dos anjos, Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos e Carro Dom Fúas, permanecem sem alterações. 
 
Romaria das Crianças: 
Este ano, será introduzido um carro na Romaria das Crianças, para levar os pequeninos atendidos pelo Hospital Ophir Loyola. Eles serão assistidos por uma equipe médica durante toda a procissão.

Também haverá uma mudança no Carro que conduz a Imagem Peregrina, que, a partir deste ano, será colocada em uma Berlinda e não mais no Cibório.
 
Banheiros Químicos: 
Pela primeira vez, serão disponibilizados, ao longo do percurso do Círio e Trasladação, 40 banheiros químicos, um grande anseio da população, possível graças à colaboração e sensibilidade de um patrocinador, o Grupo Matheus.
 
Fechamento de vias Belém:
Este ano, para tentar minimizar possíveis prejuízos ao deslocamento da população, o trânsito será interrompido em todas as vias transversais que fazem parte do percurso do Círio, a partir das 6h do sábado, 07/10, até ao termino da grande procissão do Círio, no dia 08/10.
 
Saúde e segurança
de Segurança Pública e de Defesa Social (Segup) disponibilizará, durante todo o percurso do Círio, 20 plataformas ou praticáveis de observação, para o monitoramento das duas grandes Procissões, Trasladação e Círio, tentando oferecer maior segurança e melhor atendimento à população.

Os órgãos de saúde trabalharão na Trasladação deste ano com 15 postos de atendimentos, 16 ambulâncias, 5 hospitais de retaguarda. Durante a grande procissão do Círio, serão 21 postos de atendimento, 26 ambulâncias, 05 hospitais de retaguarda, 02 postos das Forças Armadas, 02 helicópteros, 16 motos resgates e 01 Hospital de Campanha em uma balsa, para atender possíveis ocorrências na Romaria Fluvial.

Motorromaria: 
Durante a coletiva, representantes dos Órgãos de Segurança anunciaram que haverá um único acesso aos motociclistas desejosos de participar dessa romaria.

  Ele será na Av. Visconde de Souza Franco com a Av. Marechal Hermes, onde será feito um portal de entrada, controlado pelos órgãos de segurança de Trânsito e a Polícia Militar, intensificando a fiscalização.
 
Duas Romarias têm trajeto alterado anualmente: A Romaria da Juventude, que em 2017 sairá do Santuário de Nossa Senhora de Fátima em homenagem aos 100 anos da aparição, e a Procissão da Festa, que sai sempre de umas das comunidades que fazem parte da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré. Este ano, a contemplada foi a Comunidade Sagrada Família, na Domingos Marreiros.
 
Festa de Encerramento - 22/10: 
Este ano, o espetáculo de encerramento será diferente. Haverá um vídeo mapping com projeção na Basílica Santuário de Nazaré, contando toda a história do Círio, desde o achado da Imagem até os dias de hoje. Com isso, o tempo do show pirotécnico será reduzido.
 
De acordo com o Diretor Coordenador do Círio 2017, Roberto Souza, as mudanças visam proporcionar maior conforto e segurança a todos os participantes do Círio de Nazaré: “Cada modificação feita pelos órgãos de segurança do Estado, em parceria com a Diretoria da Festa, é pensada sempre com o objetivo de assegurar o bem estar de todos que vem a Belém participar da maior manifestação de fé do mundo. São mais de dois milhões de fiéis que saúdam Nossa Senhora de Nazaré. Buscamos proporcionar a todos eles o melhor possível”
 
 
 
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade