DATA DE PUBLICAÇÃO: 29/09/2017
- Diminuir + Aumentar

Carros do Círio levados para a CDP

Os carros do Círio ficarão em exposição em frente à Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré e, depois, levados para o galpão da Companhia das Docas do Pará (CDP), na quarta-feira, 4 de outubro.

A iniciativa é da Diretoria de Procissão, membro da Diretoria da Festa. A exposição visa possibilitar aos fiéis a oportunidade de estarem mais próximos dos carros, considerados também um dos símbolos de devoção mariana nessa época. 
 
O Círio de Nazaré conta com 14 carros, 13 dos quais ficarão em exposição a partir das 7h. A Berlinda permanece na Estação dos Carros, que fica no estacionamento da Basílica, sendo retirada apenas no dia 7, para a Trasladação. Os fiéis devotos terão a chance de apreciar a beleza e a riqueza de detalhes de cada um dos símbolos durante a exposição, iniciada em 2015.
 
Os carros serão levados para a avenida Nazaré a partir das 20h30, contando, para isso, com o apoio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), da Polícia Militar e da Cruz Vermelha do Estado do Pará. Seu percurso:
 
Avenida Nazaré, travessa 14 de Março, rua Antônio Barreto e avenidas Visconde de Souza Franco e  Marechal Hermes. A condução dos carros é acompanhada de perto pela Diretoria da Festa e efetuada pela Guarda de Nossa Senhora de Nazaré. O transporte dos carros, animado por um trio elétrico, a cada ano vem atraindo a atenção de um número cada vez maior de devotos que fazem questão de acompanha-los.
 
Findo o percurso, os carros são recolhidos  num dos galpões da CDP até à hora de comporem o Círio dia 8 de outubro. Todos são criteriosamente vistoriados, contando com diligente serviço de manutenção  e pintura. O Diretor de Procissões, Antônio Sousa, frisou:

“É um momento muito especial e emocionante. Esses carros contam um pouco da história do Círio. Atualmente, vários devotos fazem promessas para levar os carros”.
Além da berlinda, 13 carros seguem no trajeto oficial do Círio de Nazarré. 
 
 
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade