DATA DE PUBLICAÇÃO: 06/10/2017
- Diminuir + Aumentar

Manto é apresentado em Santa Missa

 
Quinta-feira, 5, fiéis lotaram a Basílica Santuário de Nazaré, em Belém do Pará, para a missa na qual a Arquidiocese de Belém apresentou o manto oficial da imagem de Nossa Senhora para o Círio de Nazaré nº 225, cujo tema é “Maria, Estrela da Evangelização”. A celebração foi presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, e concelebrada pelos seus Bispos Auxiliares, Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis Ribeiro, pelo padre Luiz Carlos Gonçalves, Reitor da Basílica, e diversos membros do clero arquidiocesano. A peça que vestirá a imagem Peregrina durante as 12 romarias oficiais é doação anônima de um casal devoto de Nossa Senhora. 
 
Em sua homilia, Dom Alberto disse que “Maria  é apresentada no livro do Apocalipse como uma mulher revestida de sol - expressão que se aplica à Igreja. Nestes dias muitas pessoas acorrem a Belém a ver a imagem de uma mulher com um filho no colo. Pergunto a vocês: como explicar isso?"
 
Após a sagrada Comunhão seguiu-se a apresentação do manto de Nossa Senhora para este ano. "Maria nos atrai e nos conduz a Jesus". O desenho da peça foi entregue ainda no primeiro semestre pela designer Aline Folha e executado pela estilista Marilza Ramos.
 
SIMBOLOGIAS
 
O Manto é um conjunto formado de elementos florais e centralizado   coma Estrela que representa Maria, Estrela da Evangelização. Bordado linha a linha dourada trabalho feito à mão complementado por traçados recobertos com outros adornos a peça  expressa uma serenidade que o associa à doce imagem de Nossa Senhora.
O descritivo completo do manto deste ano será detalhado na próxima edição do jornal Voz de Nazaré. 
Resumidamente o manto contém.
    
Estrela Luminosa- Simboliza Maria, a Estrela da Evangelização.
 
SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, como figuras principais.
 
Outros elementos são: 
 
COROA DE ROSAS DOURADAS  – Simboliza o Rosário da Santíssima Virgem. 
 
RAIOS DE LUZ QUE EMANAM DA ESTRELA MARIA – simbolizam a Luz emanada da Mãezinha do Céu.
 
ROSAS E JASMINS – Da explosão de luz mística que transcendem da Radiosa Estrela.
 
BOTÕES DE ROSAS - representam as pequenas delicadezas espirituais que a Imaculada Rainha, por sua benevolência, nos dá. 
 
FOLHAS DOURADAS – feitas à mão, linha a linha, aos moldes dos antigos bordados portugueses, estas folhas douradas representam as pequenas, mas, grandiosas, gotas de Luz Divina.
 
GOTAS DOURADAS – situadas na margem inferior da costa do Manto, também bordada à mão, linha por linha, temos três gotas douradas, que simbolizam o poder da Oração que nos une à Mãe de Deus. 
 
GOTA VERMELHA – representa o Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos santifica e salva.
 
DOURADO DA BARRA DO MANTO – simbolizando a redoma de luz que envolve o Manto de Nossa Senhora de Nazaré. 
 
BROCHE – Dourado, em formato de uma pomba (que representa o Espírito Santo), tendo uma rosa na boca (que representa a Virgem Maria). 
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade