DATA DE PUBLICAÇÃO: 06/10/2017
- Diminuir + Aumentar

Missa pelos coleteiros e comunicadores

 
Na segunda-feira, 2, fiéis lotaram a Basílica Santuário de Nazaré para a celebração eucarística das 18h, cuja intenção solicitar um incentivo maior para o trabalho dos profissionais da área de comunicação e dos mais de 500 casais que irão trabalhar como coleteiros em algumas das 12 romarias do Círio de Nazaré. A missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, e concelebrada pelo Cônego Roberto Cavalli Jr. e pelo Padre Gelcimar Souza Santos, diretor espiritual do Encontro de Casais com Cristo Arquidiocesano.
 
Ao final da celebração deu-se o envio dos profissionais dos meios de comunicação da Arquidiocese de Belém, Basílica de Nazaré e da cidade de Belém, que contribuem para a difusão da Festa de Nazaré no Estado, no país e no exterior. Além disso, a Santa Missa objetivou estimular os 550 casais do grupo Encontro de Casais com Cristo (ECC) de diversas paróquias que, durante algumas romarias, atuam como coleteiros das ofertas destinadas à manutenção e ampliação do trabalho da Fundação Nazaré de Comunicação. 
 
Na homilia, em mensagem aos comunicadores, Dom Alberto disse: “Temos uma cobertura magnífica durante o Círio de Nazaré e a melhor forma de agradecer é rezando por eles a Deus todo Poderoso. Por isso que um dia antes da Abertura Oficial pedimos que Nossa Senhora de Nazaré interceda por todos”.
 
Mais adiante, sobre os casais do ECC, o Arcebispo frisou que o trabalho realizado no Círio é impressionante por envolver outras pessoas: “Vocês, casais do ECC, sabem a graça que é terem sido chamados. Graça de conversão, mudança de vida, de entrada próxima na vida da Igreja, graça de um chamado próprio. Vocês, junto com os profissionais de comunicação, são responsáveis pela comunicação do Evangelho, responsáveis pela evangelização”. 
 
Ao final da celebração, Dom Alberto pediu que os profissionais de comunicação e os casais presentes se aproximassem do altar para receberem a bênção final.
 
ECC - doação que evangeliza
 
Presente em 72 paróquias da Arquidiocese de Belém, o ECC Arquidiocesano é o grupo responsável por realizar as coletas de doações durante as procissões do Círio de Nazaré. Foi em 2008 que o grupo de fato assumiu a coleta, trabalho feito anteriormente de forma simples e provisória. “Nesses nove anos vemos que é um trabalho para Deus, dedicação percebida no semblante dos casais. É complicado definir este trabalho porque você precisa sentir para compreender a dimensão do envolvimento que as pessoas têm”, explica João Cardoso, coordenador arquidiocesano do ECC.
A preparação dos casais antecede em muito a Quadra Nazarena. Em setembro, nos dias 21 e 22, os 550 casais participaram de formações, recebendo orientações de comunicação, abordagem e orientações de segurança. O trabalho de coleta acontece nas seguintes romarias do Círio de Nazaré: traslado para Ananindeua, Moto Romaria, Romaria Rodoviária, Trasladação, Círio e Círio das Crianças. 
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade