DATA DE PUBLICAÇÃO: 06/10/2017
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Bem estar dos romeiros durante as procissões

 
Os promesseiros não medem esforços para acompanhar a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré nas 12 romarias oficiais. O compromisso aumenta mais durante a Trasladação, no sábado, dia 7, e no Círio de Nazaré, no domingo, 8, principalmente para quem vai na corda, num percurso equivalente a 3,6 Km. Neste sentido os cuidados com o bem estar durante as procissões devem ser redobrados.  
 
Há seis anos o comerciante Ricardo Almeida no dia do Círio vai na corda. Segundo ele, não é promessa, mas um compromisso com a padroeira dos paraenses. A devoção a Nossa Senhora de Nazaré começou na infância.

Adulto, sentiu o desejo de acompanhar o Círio na corda: “No primeiro ano foi difícil: saí às pressas de casa e só tomei um gole de café, mas consegui acompanhar todo o percurso. Agora, faço questão de me alimentar bem na véspera, dormir bem e, na manhã da procissão, costumo comer o que estou acostumado e faço questão de levar três barrinhas de cereais para ter energia ao longo do percurso e tomar bastante água”.
 
Segundo a nutricionista Bianca Malcher, é importante redobrar os cuidados com a saúde, ainda mais para as pessoas que costumam sair cedo e não fazem uma alimentação reforçada: “A pessoa que não se alimenta pode ter uma hipoglicemia, ou seja, queda de açúcar no sangue, e acabar passando mal, desmaiando, principalmente no Círio, com o sol e o calor, que acabam influenciando ainda mais”.
 
Dicas
 
Bianca repassou dicas de alimentação saudável para os promesseiros da Trasladação e do Círio. Sugestão para o lanche antes da trasladação: tapioca com chia, ovo mexido e suco. Sugestão para o café da manhã dia do Círio: pão integral, queijo branco, café com leite desnatado e uma fruta com linhaça. 
 
 “É importante que os promesseiros façam refeições equilibradas e bem reforçadas, principalmente no dia do Círio que é mais cedo e mais desgastante por conta do calor. Então, refeições que incluam carboidratos integrais ricos em fibras, por exemplo, pão integral, torrada integral, arroz integral e frutas com casca. Quanto a proteínas magras a sugestão é: queijo branco, ovo, frango e peixe. Sugestão de gorduras boas que promovem mais saciedade: abacate, castanha, azeite de oliva, linhaça. Para a hidratação, antes e ao longo da caminhada, pequenos goles durante o trajeto". 
 
 
 



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