DATA DE PUBLICAÇÃO: 06/10/2017
- Diminuir + Aumentar

Não separe a Mãe do seu Filho!

 
Belém já vive o clima festa dos preparativos para a celebração de mais um Círio de Nossa Senhora de Nazaré. O Círio faz parte da sólida tradição católica paraense, muito bem consolidada ao longo de três séculos.
 
O Círio é uma tradição religiosa! Sim, é verdade! Mas é sobre isso caro irmão e estimada irmã católica, que gostaria de convidá-lo a refletir! Muito mais que um puro elemento da tradição sócio-cultural e religiosa da capital paraense, o Círio é mesmo uma grande oportunidade de crescimento na fé!
 
Não basta a tradição religiosa! Quero convidá-los a ir mais afundo nessa questão e resgatar a fundamentação religiosa e espiritual desse magnífico evento. Jesus Cristo foi muito crítico com o seu povo quando percebeu que celebravam suas festas religiosas tradicionais, mas tinham perdido o verdadeiro sentido delas.
 
Quando perdemos o sentido daquilo que fazemos, nós esvaziamos o significado que tudo sustenta e lhe dá consistência. Questionar-se sobre o sentido do Círio quer dizer buscar motivações mais profundas para celebrá-lo!
 
Não há verdadeira celebração do Círio sem Fé, sem vida espiritual, sem devoção! Não há verdadeira celebração do Círio sem participação na Igreja ao longo do ano! Não há verdadeira celebração do Círio, sem um profundo olhar de fé para Jesus Cristo e para Maria como sua mãe e discípula.
 
Não separe a mãe do Filho, nem mesmo aparta o Filho de sua mãe. Lembre-se, não basta seguir a imagem na procissão, é necessário imitar as virtudes da Mãe do Filho de Deus: imitar sua capacidade de escuta da Palavra de Deus, sua atitude de discernimento da vontade divina, sua sensibilidade, seu espírito de iniciativa, sua solidariedade, sua firmeza no sofrimento... Não se fixe na imagem, mas pense e aprofunde as virtudes de Maria! A imagem deve nos servir para isso! Ela é um meio, um instrumento! Para conhecer as virtudes de Maria, é preciso ler e meditar os Evangelhos.
 
Que o Círio seja para você uma ocasião não só para a oração e presença nas procissões, mas também para a meditação e estudo. É assim que a nossa fé ganha mais consistência. Dessa forma você se tornará mais fiel católico, mais convicto, atuante e praticante!
 
Feliz Círio 2017!
 
Dom Antonio de Assis
Ribeiro  SDB 
Bispo Auxiliar de Belém
 
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade