DATA DE PUBLICAÇÃO: 06/10/2017
- Diminuir + Aumentar

Religiosa produz cartões temáticos do Círio de Nazaré

 
Difusão da grande Festa de Nazaré e da devoção mariana do paraense. Este é o objetivo da religiosa e poeta, Irmã Marília Menezes, da Congregação Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo, ao confeccionar seis tipos de cartões com trovas, gênero literário de pequenos poemas, e distribuí-los nas paróquias da Arquidiocese de Belém. Com belos versos e ilustrações, os cartões, segundo a autora, já chegaram até mesmo ao exterior.
 
Missionária, professora, poeta, jornalista e membro correspondente da Academia Amazonense de Letra, Ir. Marília possui um grande trabalho de anos nas cidades e no interior do Pará e Amazonas. Não é, porém, na missionariedade sua atuação apenas. A veia poética, herdada do pai, o poeta Bruno de Menezes, se expressa de diversas formas, de livros sobre a fé e missão, até poemas extensos.
 
Devota de Nossa Senhora de Nazaré, de quem se aproximou durante uma enfermidade enquanto estava em missão na Itália, a poeta conta que confiou a melhora à Virgem Maria e como promessa pela cura buscou difundir a Festa de Nazaré e torná-la conhecida por outras pessoas. Assim, ao ver cartões de Natal, teve a ideia de confeccionar manualmente seis tipos de cartões com mensagens em trova sobre o Círio.
 
A escolha pelo gênero, segundo a própria religiosa, deu-se pelo fato do tamanho disponível: “Fiz em trova porque são versos curtos de sete sílabas, sem título e que se completa em seus quatro versos. Foi uma ideia repentina, eu creio que inspiração de Deus porque muita gente tem mandado até para o estrangeiro como cartões postais e alguns catequistas utilizam na catequese. Agradeço a Deus pela inspiração e peço a Nosso Senhor e Nossa Senhora que através desta minha ideia, melhore o mundo, nossa cidade. Que usemos o Círio para o bem porque às vezes pode se tornar vulgarizado até paganizado, então sou feliz porque tenho sabido que os cartões têm sido utilizados e transformados pessoas”.
 
Os cartões, agora produzidos por uma gráfica, podem ser adquiridos a preço de custo com a própria religiosa que reside na sede da congregação. A renda obtida é revertida para os trabalhos da congregação, situada na Rua Padre Prudêncio, 748, Campina. Informações: (91) 3241-9469.
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade