DATA DE PUBLICAÇÃO: 13/10/2017
- Diminuir + Aumentar

Círio 2017: festa de devoção mariana

A devoção do povo paraense à Virgem de Nazaré é tão forte, que resistiu ao tempo, cresceu e reverberou para fora do Estado e do país. Domingo, 8, a fé de milhões de pessoas transformou-se num verdadeiro mar de gente que invadiu as ruas de Belém para viver a festa mariana, cujo tema, este ano,  “Maria, Estrela da Evangelização”. O percurso de 3,6 km recordou pela 225ª vez, a história do achado da imagem de Nossa Senhora, que deu origem a uma das maiores manifestações religiosas do mundo: o Círio de Nazaré.
 
A grande festa de devoção mariana do povo paraense iniciou-se em frente da Catedral Metropolitana com missa campal, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e concelebrada pelos seus Bispos Auxiliares, Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis Ribeiro, além de outros Bispos da região.
 
Após a missa iniciou-se o  Círio de nº 225, com destino à Praça Santuário de Nazaré. Saindo da praça Dom Frei Caetano Brandão, contornou a praça do Relógio e tomou a avenida Portugal, o Boulevard Castilhos França, seguindo pelas avenidas Presidente Vargas e Nazaré, terminando na Praça Santuário, já no final da manhã.
Durante a caminhada, na altura da avenida Presidente Vargas, o padre Giovanni Incampo, atual pároco de Nazaré, e um dos maiores incentivadores do culto nazareno, foi convidado a liderar o Núcleo da Berlinda, local em que a imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré vai durante toda a procissão. Padre Giovanni, para quenão sabe ou não lembra, é uma figura singular:  foi o criador da Guarda de Nazaré, das Peregrinações aos lares e de diversas outras ações fundamentais qie ocorrem durante a quadra nazarena.
 
Um dos bispos auxiliares de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, presidiu a Santa Missa, após a chegada da procissão à Praça Santuário, concelebrada pelos padres Giovanni Incampo, pároco de Nazaré, e Luiz Carlos Nunes Gonçalves, reitor do Santuário, encerrando a 225ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.
O Círio de Nazaré é uma realização conjunta da Arquidiocese de Belém, Paróquia de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura Municipal de Belém.

 
 


 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade