DATA DE PUBLICAÇÃO: 26/10/2017
- Diminuir + Aumentar

APA: orientações pastorais para os próximos anos

A Arquidiocese de Belém realiza a 9º Assembleia Arquidiocesana de Pastoral (APA) de 9 a 15 de novembro em Belém. Com o tema “Evangelizar, Graça, Vocação e Identidade da Igreja”, a assembleia tem como proposta realizar um diagnóstico sobre suas ações e propostas voltadas a missão da Igreja de Belém.  
 
A Arquidiocese de Belém promove desde 1980 a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, que acontece a cada quatro anos. Em 2017 o evento chega a sua 9º edição à luz do tema “Evangelizar, Graça, Vocação e Identidade da Igreja”, retirada do documento Evangelii Nuntiandi (1975), do Papa beato Paulo VI. A assembleia é necessária para avaliar a caminhada realizada e elaborar o Plano de Pastoral que orienta a vida pastoral da Igreja. 
 
 
Para sua realização, desde o ano passado, iniciou-se o processo de avaliação e planejamento seguindo um roteiro de questões que se propõe a levantar um diagnóstico da situação, que leve a perceber o grau de envolvimento com a missão da Igreja em Belém, ou seja, o que cada instância, segmento, grupo, força viva está realizando e se isso contribui para a unidade, a comunhão, a eficácia da missão eclesial.  
 
O primeiro passo começou nas paróquias e nas diversas instâncias pastorais em nível arquidiocesano que produziram um relatório e escolha dos seus representantes para uma mini-assembleia das regiões episcopais e dimensões que congregam diversas pastorais. O segundo passo foi fruto das mini-assembleias, com a elaboração dos relatórios e a escolha dos delegados para participar da Assembleia Arquidiocesana. Segundo Monsenhor Raimundo Possidônio, Vigário Geral para a Pastoral, o momento atual é a fase final de síntese dos relatórios que depois de sistematizados será o documento de trabalho da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral.
 
 
Pessoas envolvidas nos Conselhos Paroquiais de Pastoral (CPPs) e membros das Pastorais participam durante a Assembleia. Monsenhor Raimundo Possidônio destacou que: “Durante a APA todas as orientações serão discutidas em grupos e serão escolhidas as três orientações pastorais para os próximos anos. O que for aprovado na APA servirá de preparação para a realização do Sínodo Arquidiocesano que se realizará em 2019”. De acordo com ele “o que se busca com isso é fomenta a unidade e integração das ações da caminhada da Igreja em Belém, tendo em vista sua missão evangelizadora e o fortalecimento de sua identidade”.
 
O Monsenhor refere-se ao papel de cada pessoa dentro da Igreja e dos rumos com a realização da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral: “A Assembleia só tem sentido se envolver todas as pessoas que participam ativamente da vida da Igreja. Daí a importância de valorizar todos os segmentos que fazem parte da Arquidiocese. Ninguém ou nenhum grupo, - a bom juízo – pode se considerar fora desse processo perde sua identidade e esvazia sua espiritualidade. E prejudica a missão que é de todos! É isso que está sendo trabalhado quando refletimos o tema da Assembleia”. E conclui: “Quanto a uma nova avaliação, mais do que isso, precisamos criar um mecanismo que acompanhe os passos que serão dados após a assembleia visando aproveitar o mais possível a concretização dos compromissos pastorais que forem escolhidos. Aliás, essa é uma demanda, um apelo, que vem dos relatórios de avaliação. Caberá à Assembleia definir isso também e a coordenação de Pastoral deve concretizar esse desejo de nossa Igreja".
 
Centro de formação: um dos locais marcados para a programação
 
Programação
 
Quinta, 09 - Dia de reunião com os Bispos e Conselho Episcopal, na Residência Episcopal, às 8h30.
 
Sexta, 10 - Reunião da Coordenação da Assembleia com os Bispos, na Residência Episcopal, às 8h30.
 
Sábado, 11 - Reunião com os diáconos permanentes, pela manhã. Das 14h30 às 18h, reunião com a Vida Religiosa e demais pessoas consagradas, no auditório do Colégio Nazaré.
 
Segunda, 13 - Reunião com o Conselho Presbiteral, na Residência Episcopal, das 8h30 às 12h.
 
Terça, 14 - Reunião do Presbitério, às 8h30 às 13h.
 
Quarta, 15 - Assembleia com os representantes das regiões episcopais e das paróquias, no Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC), das 8h30 às 17h.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade