DATA DE PUBLICAÇÃO: 27/10/2017
- Diminuir + Aumentar

Cemitérios de Belém recebem serviços de limpeza

 
Nesta quinta-feira, 02, dia de Finados, familiares e amigos de entes queridos se reúnem para visitarem e prestarem suas homenagens em diversos cemitérios de Belém como tradicionalmente ocorre durante esse período do ano.
 
O mais visitado todos os anos é o cemitério de Santa Izabel, localizado no Bairro do Guamá, sendo um dos mais antigos da capital paraense. Neste ano estima-se que mais de 35 mil pessoas devem visitar a partir do final de semana, até a data do feriado. O dia de finados é a data que leva mais visitantes aos cemitérios da capital. No cemitério São Jorge, localizado no Bairro da Marambaia, o segundo mais visitado, estima-se 20 mil visitantes. O espaço possui quase 22 mil sepulcros.
 
Para isso, a Prefeitura de Belém por meio de diversos órgãos municipais, preparou uma grande operação para garantir a tranquilidade e a segurança de pedestres e motoristas. Além de um mutirão de limpeza que segue até o próximo sábado, 28, com 105 agentes de limpeza e 40 roçadeiras. Uma equipe de manutenção de árvores também fará a poda na vegetação local. A estimativa da administração é que o número de visitantes este ano seja de aproximadamente 60 mil em todos os cemitérios.
 
Segurança
A Guarda Municipal de Belém (GMB) deve reforçar o efetivo de guardas para garantir a segurança dos visitantes, entorno dos cemitérios, em escala de revezamento. Ao todo, 115 agentes irão fiscalizar tanto a parte interna quanto o entorno dos cemitérios. No tapanã, por exemplo, 13 guardas serão deslocados para o bairro. O cemitério de Santa Izabel contará com efetivos de 50 guardas municipais distribuídos em pontos estratégicos, com o apoio da Policia Militar na área externa. No cemitério de São Jorge, 12 guardas compõem o efetivo, enquanto no Soledade e São José sete guardas farão rondas periódicas. 
 
Economia
Durante o período da manhã, agentes da Secretaria de Economia (Secon) irão realizar ações de ordenamento em frente aos cemitérios, no intuito de organizar o comércio informal nas proximidades para que produtos – como flores, velas e demais artigos – possam ser comercializados sem obstruir a passagem de visitantes. 
 
Trânsito
Durante o Dia de Finados, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) realizará rondas e orientação do trânsito nas proximidades dos cemitérios mais movimentados da capital. A operação começará às 7h e encerra às 17h. 
Os agentes de trânsito da Semob também estarão atuando nas áreas adjacentes aos cemitérios, orientando os motoristas nas principais avenidas de acesso.
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade