DATA DE PUBLICAÇÃO: 27/10/2017
- Diminuir + Aumentar

Em Nazaré

Procissão do Recírio encerrou quadra Nazarena
 
Devotos se despedem com muita fé da 225ª edição do Círio de Nazaré
 
 
O dia amanheceu cheio de comoção e gratidão na Basílica Santuário de Nazaré. No início da segunda-feira, dia 23, aconteceu a programação de encerramento da quadra nazarena 2017. Logo nas primeiras horas da manhã, centenas de devotos lotaram o Santuário para acompanhar um dos momentos mais emocionantes desse período: o retorno da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré ao Glória. A cerimônia foi conduzida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.
 
 
Logo após a subida da Imagem ao Glória, na Basílica Santuário, centenas de fiéis dirigiram-se à Praça Santuário para se despedirem da 225ª edição da Festa de Nazaré, onde participaram de missa presidida por  Dom Alberto e concelebrada pelos Bispos Auxiliares, Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis Ribeiro. Após a celebração, todos saíram em procissão, que é a mais curta e uma das mais antigas da Quadra Nazarena. A Imagem da Senhora de Nazaré, conduzida em um andor por integrantes da Diretoria da Festa,  contornou a Praça Santuário rumo ao Colégio Gentil Bittencourt, na Avenida Magalhães Barata.
 
A quadra nazarena termina, mas aqui vivenciamos o Círio o ano inteiro! O Santuário da Rainha da Amazônia continua de portas abertas para acolher todos os filhos de Nossa Senhora de Nazaré!
 
Encerramento da Festividade teve programação especial
 
Após dias de orações, peregrinações, romarias e vigílias, chegou ao fim a 225ª edição do Círio, que teve como tema “Maria, Estrela da Evangelização”. No domingo, 22, foi realizada a Missa de encerramento do Círio 2017, presidida por Dom Bernardo Johannes, Bispo de Óbidos, na Basílica Santuário de Nazaré. Após a celebração, a programação seguiu na concha acústica, com a apresentação do musical do Canto das Irias, da Comunidade Católica Shalom.
 
Círio de Luz e Tema 2018
 
 
Este ano, o público apreciou um encerramento cheio de novidades. Foi apresentado o Círio de Luz, um projeto da produtora paraense Mekaron Filmes. Trata-se de um espetáculo de Vídeo Mapping com projeção audiovisual na fachada da Basílica, onde foi utilizada tecnologia 3D, além de ser composta por ilustrações que narram a história do Círio, acompanhadas de uma trilha sonora original, feita exclusivamente para o momento. Foram reproduzidos personagens, lugares, símbolos e fatos históricos, a partir de um profundo trabalho de pesquisa sobre a festa nazarena, criação e animação de imagens.
 
Nesse momento, foi anunciado ao público o tema do Círio 2018: “Uma jovem chamada Maria”. O fim da apresentação foi integrado à tradicional queima de fogos. O Círio de Luz foi uma realização da Arquidiocese de Belém, Padres Barnabitas e Diretoria da Festa de Nazaré, e contou com o patrocínio do Grupo Líder através da Lei Semear de Incentivo à Cultura.
 
Dom Alberto anuncia novo casal coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré
 
Na mesma noite de domingo, aconteceu na Casa de Plácido, cerimônia de encerramento, com a presença do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, Bispos Auxiliares, Padres Barnabitas e a Diretoria da Festa de Nazaré. Nessa ocasião foi anunciado o novo casal coordenador da Festividade para o biênio 2018/19, Cláudio e Lilian Acatauassú Nunes.
 
 
 
Procissão da Festa saiu da Comunidade Sagrada Família 
 
Com o percurso de aproximadamente 1,6 km
 
 
Na manhã do domingo, 22, uma das mais antigas romarias oficiais da quadra nazarena, a Procissão da Festa, percorreu algumas ruas da Paróquia de Nazaré. Assim como a Romaria da Juventude, a cada ano a procissão sai de uma comunidade diferente da Paróquia de Nazaré, para que, assim, todas possam ser contempladas. Este ano a comunidade escolhida foi a Sagrada Família. A programação teve início às 7h com missa presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman. Logo em seguida, a caminhada,  em direção à Praça Santuário de Nazaré.
 
 
O cortejo, de aproximadamente 1,6 km, começou na Rua Domingos Marreiros, seguiu pela Travessa 14 de Março, Rua Antônio Barreto, Avenida Generalíssimo Deodoro e Avenida Nazaré, até à Praça Santuário. Durante a procissão, integrantes das seis comunidades que compõem a Paróquia de Nazaré, juntamente com a Confraria de Nazaré, assumiram a condução do andor com a Imagem da Senhora de Nazaré.
 
A Festa de Nazaré é uma realização dos Padres Barnabitas, Diretoria da Festa de Nazaré, com apoio do Governo do Estado e Prefeitura de Belém.
 
AVISO!
 

Em função da quadra nazarena, os horários das atividades realizadas na Basílica Santuário de Nazaré mudaram, mas com o encerramento da festividade 2017, informamos que voltamos à programação normal.

 
Romaria dos Corredores levou cerca de 2 mil fiéis às ruas de Belém
 
Para demonstrar a fé e a devoção a Nossa Senhora de Nazaré, não há hora nem lugar. Aproximadamente dois mil fiéis acordaram cedinho na manhã do sábado, dia 21, para participar da quarta edição da Romaria dos Corredores.
 
A procissão, que se iniciou às 5h50, saiu da Praça Santuário de Nazaré, seguindo pela Avenida Generalíssimo Deodoro, Avenida Conselheiro Furtado, Travessa Padre Eutíquio, Praça da Bandeira, Rua João Diogo, Rua Coronel Fontoura, Rua Tomazia Perdigão, contorno pela Praça Frei Caetano Brandão (Igreja da Sé), Rua Padre Champagnat, Avenida Portugal, Rua 16 de Novembro, Avenida Almirante Tamandaré, Trav. Gama Abreu, Av. Nazaré,  retornando à Praça Santuário, onde chegou às 7h10. Foram 7 km de louvor e homenagens à Rainha da Amazônia.
 
 
Ao final do percurso, o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto abençoou a multidão presente com a Imagem da Virgem de Nazaré.
 
A primeira edição dessa romaria foi criada em 2014, como sugestão de uma comitiva de corredores de rua da capital paraense. O pedido foi aprovado pelo chefe da Igreja de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e pela Diretoria da Festa.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade