DATA DE PUBLICAÇÃO: 27/10/2017
- Diminuir + Aumentar

Sétima edição da Ação Solidária lança livro

 

 
No dia 26 de novembro, durante a 7ª edição da Ação Solidária, será lançado, na Praça Frei Caetano Brandão, em frente à Catedral Metropolitana de Belém, o livro “400 anos da Catedral de Belém”, que retrata a história desse Templo e da  Paróquia de Nossa Senhora da Graça, desde sua construção até os dias atuais. O lançamento será antecedido de missa na própria Catedral, às 19h.
 
De autoria do engenheiro agrônomo Ernesto Boulhosa, a obra é fruto de uma pesquisa de dois anos. Segundo o autor, é uma visão de um paroquiano, mas com detalhes contados em ordem cronológica. Nele é contado o processo de evangelização desde as primeiras construções do templo - Paróquia Nossa Senhora da Graça - e o empenho de cada bispo ao longo dos anos, destacando-se a atuação do atual Arcebispo, Dom Alberto Taveira Corrêa.
 
O livro surgiu de um desafio feito pelo cônego José Gonçalo Vieira a Ernesto Boulhosa. Perguntado se aceitava escrever um livro que retratasse a história da Catedral, Boulhosa demorou dois meses para dar seu sim, devido à responsabilidade que isso requeria, bem como por, sendo o sétimo livro de sua autoria, tinha uma temática totalmente diferente da sua até então, o regionalismo.
 
“Quando o cônego Gonçalo pediu para escrever os 400 anos disse que teria uma visão de paroquiano. O interessante é descobrir que a Paróquia Nossa Senhora da Graça está umbilicalmente unida à fundação da cidade de Belém. Depois o trabalho missionário de nossos bispos, padres, diáconos e leigos na construção e manutenção deste Templo de amor a Jesus Cristo. Que traz paz, perseverança, conversão e amor divino. Com esse livro espero contribuir para que as pessoas conheçam melhor a história da Nossa Catedral de Belém. Quantos frutos laboriosos foram colhidos, devido a ela ter acompanhado o desenvolvimento de Belém”.
 
Para o cura da Catedral, cônego Roberto Cavalli, o livro abrilhanta o momento que vivência a Catedral, em virtude dos 400 anos da Paróquia Nossa Senhora da Graça. Cônego Roberto foi o responsável pelo prefácio do livro e deixou explícito nas páginas que a história da Catedral se confunde com a  da Paróquia: “É realmente algo muito importante. Nós temos poucas obras que falam sobre a Catedral e é bom a gente ressaltar essa importância religiosa da Catedral, mas também a importância cultural que a Catedral tem para sociedade paraense”. E frisou: “daqui a dois anos estaremos completando 300 anos de diocese de Belém e isso também nos ajuda a vivenciar bem esse tempo”.
 
O livro possui 144 páginas e é uma publicação da editora Cromos. Enriquecem-no fotos de peças do interior da Catedral e dos bispos. A obra estará à venda dia 26, ao preço de R$ 50,00, no estande a ser montado na Praça Frei Caetano Bradão. Uma parte do valor arrecadado será destinada à manutenção do templo e a outra à publicação de novas edições. Ao depois, estará disponível na Catedral e no Espaço São José Liberto, Praça Amazonas.
 
Ação Solidária 
A Ação Solidária, ora em sua 7ª edição, é uma iniciativa da Catedral Metropolitana de Belém e acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro.
O objetivo maior é proporcionar aos segmentos mais carentes da sociedade os serviços de formação de cidadania, assistência social e trabalhos de evangelização realizados pelas pastorais e movimentos da igreja, como forma de ampliar e facilitar o acesso aos serviços públicos e privados.
 
Haverá  emissão de documentos, no dia 25 pela manhã e, à tarde, dia, 26. Nesses dois dias, na Praça Frei Caetano Brandão, em frente à Catedral Metropolitana de Belém, Cidade Velha ocorre a Feira Paroquial, com a apresentação dos trabalhos realizados pelas forças vivas da Paróquia. 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade