DATA DE PUBLICAÇÃO: 03/11/2017
- Diminuir + Aumentar

Jesus Ressuscitado realiza missa para as famílias

 
Valorização da família e do seu papel importante dentro da Igreja. Esse foi o objetivo da Paróquia de Jesus Ressuscitado, na Marambaia, quando no dia 25 de outubro realizou a primeira celebração eucarística em prol da família. Com grande repercussão a celebração agora integra um calendário fixo de celebrações nos próximos meses.
 
A família, na Doutrina Social da Igreja, é entendida como um componente de extrema importância da sociedade, fundada no matrimônio e sendo um vínculo perpétuo entre um homem e uma mulher, santuário da vida, a quem é atribuída uma tarefa educativa que é direito dos filhos, é protagonista da vida social e deve ter a sociedade a seu serviço.
 
E nesse sentido de fortalecimento dessa importante célula vital que é a família baseada no matrimônio, a Paróquia de Jesus Ressuscitado, com orientação do pároco, Padre Maurício Henrique dos Santos, instituiu uma celebração em prol das famílias da comunidade. Segundo ele, os paroquianos, na maioria casais da própria paróquia, já nutriam há certo tempo o desejo de promover esta santa missa e apresentaram proposta de trabalho com um projeto que foi aprovado. 
 
“Pensamos nesta celebração para congregar nossos fiéis em um só pensamento e sentimento a favor das famílias como projeto de Deus segundo as Escrituras. É um apostolado que está iniciando e queremos investir na formação catequética de nossos casais por meio dos documentos pontifícios e na espiritualidade conjugal e familiar, realidade concreta de nossos leigos”, explica o pároco.
 
A participação das famílias ultrapassou todas as expectativas, o que, para padre Maurício, demonstra o grande apreço da comunidade pela família: “Para termos uma sociedade e uma comunidade paroquial sadia, é preciso que a família seja quem ela é chamada a ser: comunhão de amor e de vida. É preciso viver a graça da comunhão que o Cristo tornou possível entre o homem e a mulher pelo Sacramento do Matrimônio. Assim a família será luz no Senhor. Os leigos precisam assumir o compromisso de difundir o Reino onde se encontram e só conseguiram isso por meio de formação doutrinal e vida espiritual. Cabe a nós, sacerdotes, motivar as famílias a viverem com alegria essa vocação bela vinda de Deus”.
 
Reflexo 
 
A comissão que idealizou a missa em prol das famílias segue com trabalhos a todo vapor. O trabalho consistirá em realizar encontros catequéticos com os documentos pontifícios, levando os fiéis a uma reflexão acerca desse dom que Deus criou, a família, com o objetivo de provocar uma maior comunhão e diálogo entre as diversas pastorais que trabalham com as famílias em nossa área paroquial.
No dia 15 de novembro haverá encontro formativo com todos os coordenadores das forças vivas, para o estudo e debate do documento Amoris Laetitia. Padre Maurício avalia que cabe à família tornar-se Igreja Doméstica, Santuário de Deus.
 
Igreja Doméstica 
 
O termo Igreja Doméstica a que se refere o pároco não é uma invenção teológica. Já está presente em São Paulo. No final da 1ª Carta aos Coríntios, ao enviar saudações, inclui esta: “Áquila e Prisca, com a comunidade que se reúne em sua casa, enviam-vos muitas saudações” (16, 19).
 
Pode-se acrescentar vários traços da Igreja à vida de uma família cristã que vive como tal: a particular comunhão em Cristo dos seus membros, que se manifesta no acolhimento incondicional, na oração em comum e na projeção apostólica que deve ter frente ao exterior, pois uma família verdadeiramente cristã não vive centrada em si mesma.
 
Assim, pode-se concluir que a família está chamada a ser um lugar privilegiado de encontro com Cristo. Refletir que cada característica mencionada mantém um paralelo com os sinais de identidade da própria Igreja. Em seu conjunto, o que manifestam é que a família está chamada a ser um reflexo da Igreja universal e, inclusive, da Santíssima Trindade, que é a família de Deus. Nela, reconhece-se a vida e a natureza da Igreja.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade