DATA DE PUBLICAÇÃO: 03/11/2017
- Diminuir + Aumentar

Pastoral Carcerária promove formação para novos agentes

 
Com objetivo de ampliação de sua atuação na área da Arquidiocese de Belém, a Pastoral Carcerária realizou no último dia 29 de outubro, domingo, na Capela de Nossa Senhora de Lourdes, em Belém, o curso de formação para novos agentes. Participaram da formação cerca de 90 voluntários que atenderam a convocação feita pelos bispos arquidiocesanos.
 
Foi uma manhã de grandes esclarecimentos para os presentes que puderam conhecer, a partir de cada palestrante, o cerne e a missão da Pastoral Carcerária, que possui seu trabalho voltado para os apenados. A formação teve abertura com explanação de Dom Antônio de Assis, Bispo Auxiliar, que foi também quem o coordenou e grande incentivador. O bispo abordou o tema “Jesus Cristo, o libertador” e falou sobre a problemática da pessoa presa sob a ótica de uma Justiça Restaurativa, onde a prática do perdão, da caridade e do arrependimento são fatores fundamentais na construção de um homem e de uma nova sociedade verdadeiramente cristã.
 
Em seguida, o coordenador da Pastoral Carcerária, Diácono Ademir Silva, fez uma apresentação da realidade da pastoral, esclarecendo aos novos agentes quais os principais objetivos, seu funcionamento, estratégias de ação e missão.  Para o coordenador, a instrução é importante para que os novos agentes possam abraçar a natureza da missão que lhes aguarda: “é fascinante e com certeza será assumida com amor a todos que disseram sim a esse chamado”.
 
A terceira contribuição na formação de novos agentes foi do Padre Hélio Fronczak, vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, em Benevides, que, com o testemunho de sua experiência pessoal refletida em sua caminhada sacerdotal bem como no rebanho que com ele caminha, muito contribuiu para o enriquecimento vivencial e espiritual de todos. 
 
Após o testemunho, houve dinâmica em grupo onde, após um estudo de temáticas apresentadas, os novos agentes puderam manifestar o conhecimento assimilado e demonstrando quais perspectivas esperam poder realizar como novos integrantes da Pastoral. A formação teve ainda a presença de Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano, que manifestou aos presentes sua satisfação com o “sim” diante da convocação feita pelos bispos e também, reafirmou seu apoio na missão desafiadora que, segundo ele, será coroada pelo êxito por ação do Espírito Santo e a dedicação de cada um.
 
Por fim, Dom Antônio de Assis, lembrou que haverá, ainda, outros dois encontros nos dias 25 de novembro e 9 de dezembro, também no auditório da Capela de Lourdes, para o qual todos estão convidados para a continuidade dos trabalhos de formação, ressaltando que novos voluntários poderão se apresentar, pois a Pastoral Carcerária necessita de muitos voluntários para sua missão. Maiores informações e inscrições poderão ser feitas através do telefone da Cúria Metropolitana: 3215-7001/7002.
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade