DATA DE PUBLICAÇÃO: 17/11/2017
- Diminuir + Aumentar

Encontro Fraterno:Bandeira Nacional

A Bandeira, assim como o Hino Nacional, são os símbolos maiores de uma nação, entendendo-se como nação um povo organizado segundo suas leis, que preserva sua história. Assim, cada brasileiro está inserido em um pedacinho de nossa Bandeira, sendo corresponsável pela sua integridade.

A Bandeira Nacional foi instituída pelo Decreto Nº 4 de 19 de novembro de 1889, quatro dias após a proclamação da República. Seu desenho foi inspirado pela Bandeira do Império, sendo o escudo imperial português substituído por um círculo azul onde constam 27 estrelas, representando os estados da República Federativa do Brasil, mais o Distrito Federal. As estrelas estão distribuídas conforme o céu da cidade do Rio de Janeiro, na noitede 15 de novembro de 1889, destacando-se a constelação do Cruzeiro do Sul. Corta o círculo azul uma faixa branca, com a mensagem ‘Ordem e Progresso’. Completa o desenho de nossa Bandeira um losango de cor amarela representando as nossas riquezas minerais, tudo emoldurado com um retângulo verde, invocando a pujança das nossas florestas.

Ora partilha-se com o leitor informações, ou mesmo curiosidades, sobre o rito do manejo da Bandeira, como nos quarteis, onde é hasteada no alvorecer e arriada antes do anoitecer. Aliás, é um procedimento que deve ser adotado em todas as instituições, de tal modo que o Pavilhão Nacional não fique hasteado às escuras. Em determinadas situações fica exposto à noite, quando devidamente iluminado. Também é praxe recolher a Bandeira quando o material que a compõe se deteriora, sendo em seguida formalmente incinerado.

Que no 128º aniversário de nossa Bandeira, todos nós brasileiros, a classe política em especial, renovemoso o compromisso proposto em nossa Bandeira, que deve ser baseado em atitudes norteadas pela ética, tudo em favor do bem comum.