DATA DE PUBLICAÇÃO: 08/12/2017
- Diminuir + Aumentar

Movimento dos Focolares realiza jornada anual em Belém

 
Dentro das comemorações do jubileu de 50 anos do Movimento Famílias Novas aconteceu em Belém a Jornada Anual do Movimento dos Focolares no domingo, dia 3 de dezembro. O evento, cujo tema “Família: Luz para a humanidade”, reuniu os integrantes do movimento e convidados durante o momento de espiritualidade, em um Centro Integrado de Inclusão e Cidadania, localizado na Avenida Almirante Barroso, 1765, bairro do Marco. A jornada contou com a presença do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.
 
O Movimento Famílias Novas, ramo do Movimento dos Focolares, completou 50 anos de fundação. Este ano os regionais do Movimento realizam as jornadas, cuja temática central a família. Em Belém, o responsável pelo evento foi o Regional Pará e Amapá, que realizou também a jornada em Castanhal, em Bragança, assim como em outros municípios do regional. A programação iniciou-se às 8h, com Santa Missa, presidida pelo padre Hélio Fronczak. 
 
Após a celebração eucarística, os leigos consagrados do movimento alternaram-se para falar sobre o tema e suas experiências familiares que foram transformadas com a ajuda do Evangelho, pois o Movimento Famílias Novas tem o Evangelho como instrumento de transformação na vida familiar. O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, esteve na jornada, nessa ocasião, e proferiu mensagem aos participantes. Para as crianças e os adolescentes foi preparado um espaço para atividades lúdicas, norteadas pelo tema central. 
 
Segundo o leigo consagrado, José de Anchieta Trindade, coordenador do Movimento dos Focolares do Regional Pará e Amapá, a jornada reforça os ensinamentos pregados pelo Movimento: “Aquilo que foi dito na jornada e aquilo que o movimento prega para os integrantes, quando colocado em prática revoluciona sua própria vida. A gente acredita nisso, porque Jesus revoluciona a nossa vida, que é uma revolução de alegria, de felicidade, de superação. A gente acredita que o Evangelho é a solução para todos os problemas de hoje, inclusive aqueles da família”.
 
O Movimento dos Focolares foi fundado na década de 40 por Chiara Lubich e tem como carisma “que todos sejam um” (Jo 17,21). Está presente em mais de 180 países. Em Belém, existe uma casa feminina, denominada Focolare Feminina, e uma casa masculina, denominada Focolare Masculina, sendo que a casa masculina fica no bairro de São Brás e a  feminina no bairro do Marco. Nessas casas moram os consagrados, realizando-se aí as reuniões dos grupos e movimentos. Em Benevides, existem duas sedes: a Focolares Masculina e a Focolares Feminina e, no município, há o Centro Mariápolis Glória, onde são feitos os encontros de formações. 
 
Famílias Novas 
 
Este ano, o Movimento Famílias Novas, ramo do Movimento Focolares, completou 50 anos de existência, uma vez que  fundado em 1967. Esta ramificação é composta por famílias que se propõem viver a espiritualidade da unidade e irradiar no mundo da família os valores que promovem a fraternidade universal.
 
Ao longo dos anos desenvolve atividades formativas para a família e de acompanhamento para noivos. Tem uma atenção especial para casais em crise, viúvos, separados e casais em situação irregular. Empenha-se na promoção de uma cultura da família e de adequadas políticas familiares, por meio de encontros e publicações, e colabora com diversas agencias educativas. 
 
O seu estilo de vida enraíza-se no Evangelho vivido na vida de casal, no crescimento dos filhos, colocando-se num diálogo construtivo com outras famílias e, ao mesmo tempo, com as diversas realidades culturais, civis e eclesiais do território. Com o passar do tempo, surgiram, em diversos países do mundo, associações que atuam pelo bem da família, através de atividades de caráter cultural, espiritual e material.
 
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade