DATA DE PUBLICAÇÃO: 08/12/2017
- Diminuir + Aumentar

Homenagens à Imaculada Conceição

 
Paróquias e comunidades da Região Metropolitana de Belém prestam homenagens a Nossa Senhora da Conceição, que é celebrada pela Igreja no mundo todo no dia 8 de dezembro. Entre os locais que prestarão homenagens destacam-se Mosqueiro, Castanheira e Icoaraci.
 
Paróquia no Castanheira festeja padroeira
 
A Paróquia da Imaculada Conceição, no bairro Castanheira, em Belém, realiza até o próximo dia 10 a festividade 2017 em honra da padroeira. Com presença do Arcebispo Metropolitano no dia 8, Dom Alberto Taveira Corrêa, a programação, iluminada pelo tema “No colo da mãe, a certeza de sermos cidadãos da fé”, divide-se entre litúrgica e cultural e inclui celebrações, novenário, arraial e atrações musicais. 
 
Para a festividade 2017, o pároco da paróquia do Castanheira, Padre Antônio Garces de Oliveira, CM, em sua mensagem à comunidade convida a todos a participar: “Festa do padroeiro sempre ao meu olhar tem três objetivos: primeira é evangelizar, aproveitar o tempo propício para fazer com que o nome de Jesus seja anunciado com mais vigor, entusiasmo, alegria e vivacidade. O segundo é o encontro dos devotos em torno do santo festejado e o terceiro é angariar recursos para a manutenção de toda a estrutura paroquial e novos projetos”.
 
Ele prossegue: “Mediante esses objetivos, convoco a todos a um empenho agradável, solicito, de irmãos em volta a nossa mãe. Tenho a alegria de contar com os meus paroquianos e amigos da Imaculada para celebrarmos um tempo forte de Fé, Esperança e Partilha, mediante toda programação religiosa e social”.
O festejo teve início ainda em novembro, no dia 7, com entrega das imagens ao final da celebração eucarística. As visitas nas casas de paroquianos deram-se até o dia 28, quando houve o retorno das imagens. No dia seguinte, 29 de novembro, teve início o novenário na Igreja Matriz com Terço e ofício às 17h, novena às 18h e santa missa às 19h.
 
No dia 6 de dezembro aconteceu a abertura da programação cultural da festividade 2017 com show às 20h. No mesmo dia foi realizado o jantar das pastorais com apresentação da intérprete paraense, Cleide Moraes. Nesta sexta-feira, 8, festa da Imaculada Conceição, a programação inicia com santa missa às 6h, seguida de café partilhado. Às 17h, outra missa é realizada, sob a presidência de Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano e, após a missa, acontece procissão luminosa, com o cortejo iniciando e terminando na Igreja Matriz.
 
A programação encerra nos dias 9 e 10 com arraial e show musical, a partir das 20h. No domingo o encerramento da festividade será com sorteio de R$ 2 mil reais em prêmios. As cartelas para concorrer a um dos 15 prêmios pode ser adquirido na secretaria paroquial.
 
Serviço
 
Festividade Imaculada Conceição 2017
“No colo da mãe, a certeza de sermos cidadãos da fé”
Até o dia 10 de dezembro
Endereço: Rua Snapp, 09 - Castanheira. Mais informações: (91) 3277-4642
 
Trasladação luminosa ocorre em Carananduba 
 
A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, na Região Menino Deus,em Carananduba, em Mosqueiro,  realiza desde o dia 10 de novembro a festividade em honra a sua padroeira que é celebrada pela Igreja no mundo todo no dia 8 de dezembro. Com o tema “Com Maria Imaculada Estrela da Evangelização, queremos perseverar” a programação inclui celebração solene e noites culturais.
 
Em mensagem, o pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Padre Glebson Nunes Rodrigues, comentou sobre mais uma edição da festividade e sua importância em celebrar Maria Imaculada: “Deus nos deu de presente sua própria Mãe. Ela nos ofereceu um caminho direto de acesso a Cristo Nosso Senhor e sua vida está inteiramente voltada para o mistério mais importante da nossa fé, o mistério da encarnação”. 
 
Ainda na mensagem Padre Glebson sugere, neste Ano Mariano, gestos simples para que se tornem hábito da vida cristã. Entre as sugestões está a oração pela família, visitar enfermos e dedicação à leitura constante da Bíblia. “Que possamos viver intensamente este grande momento de fé e evangelização que é a festividade de Nossa Senhora da Conceição, nossa padroeira”, concluiu.
 
O festejo 2017 da paróquia de Mosqueiro teve início dia 10 de novembro com a preparação espiritual das famílias com a peregrinação com a imagem da padroeira.  No dia 26 do mês passado, após santa missa, aconteceu a motoromaria que iniciou na Matriz e passou por todas as comunidades que integram a paróquia.
No último dia 2, sábado, após a celebração das 18h, foi iniciada a trasladação luminosa que saiu da Igreja Matriz, percorreu algumas ruas da ilha até chegar à Capela de São José, no Maraú. Dia 3, às 7h30, a população da bucólica participou do Círio de Nossa Senhora da Conceição que realizou percurso inverso ao da trasladação. À chegada foi realizada santa missa sob presidência do pároco.
 
Nos outros dias a programação seguiu com celebração eucarística às 19h, sendo presididas por um sacerdote convidado. Nesta sexta-feira, 8, data da festa litúrgica da Imaculada Conceição, Dom Irineu Roman, bispo auxiliar de Belém, preside missa às 19h e no dia seguinte, 9, a celebração será presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, também bispo auxiliar. Após a missa haverá sorteio de prêmios na Praça Carananduba, onde a Matriz está situada, com noitário e venda de comidas típicas. 
 
A programação da festividade no distrito de Outeiro
 
 
O Círio de Nossa Senhora da Imaculada Conceição foi marcado por homenagens de devotos e fieis. A tradicional procissão aconteceu domingo, 3, na ilha de Outeiro, distrito de Belém, levando cerca de 8 mil pessoas às ruas, que acompanharam a berlinda com a imagem da padroeira. A festividade da paróquia segue até domingo, 10.
 
A 64ª edição do círio teve como tema central da festa “À vossa proteção recorremos, santa Mãe de Deus”, em referência ao jubileu de 300 anos do achado da imagem de Nossa Senhora Aparecida e pelo Ano Mariano, tudo meditado à base do lema escolhido “Bendita sois vós entre as mulheres e bendito o fruto do teu ventre”.
 
A procissão em honra à Virgem Maria iniciou com a Santa Missa, às 7h, na Capela de Nossa Senhora de Fátima. Em seguida, a procissão saiu percorrendo as principais vias da ilha até chegar à igreja Matriz, localizada na rua Manoel Barata, onde houve outra Missa, presidida por Monsenhor Raimundo Possidônio da Mata (Cid). À noite, houve celebração eucarística presidida por padre Irlan.
 
A festividade iniciou no dia 1º de dezembro, e todo o ano atrai muitos fiéis que participam dessa manifestação religiosa. O pároco da paróquia, padre Mauricio Dias do Mar, que atua pelo terceiro ano consecutivo na organização da festividade, afirma que “o maior objetivo dessa manifestação religiosa é unir as famílias, a vizinhança, a comunidade, para receber a Palavra, a oração e os testemunhos de fé da Igreja”, conclui.
 
Programação - Nesta sexta-feira, 8, a programação litúrgica da festividade inicia com o Círio das Crianças, às 7h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. A missa solene será presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman. Depois, as crianças homenageiam a padroeira pelas ruas de Outeiro. À noite, o Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, celebra a Santa Missa, às 19h. Após a celebração, a noite cultural terá apresentação de shows regionais no espaço paroquial. 
 
Sábado, 9, a juventude da paróquia participa de mais uma edição da “Romaria da Juventude”, que este ano sairá do bairro Alphaville, localizado no conjunto Água Boa, em Outeiro, a partir das 16h, com destino à Igreja Matriz, onde haverá celebração eucarística presidida pelo Frei Márcio.
 
Domingo, 10, o encerramento da festividade terá programação pela manhã, com missa solene presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, às 7h, na igreja Matriz. À noite, haverá outra Missa solene, e após a celebração, noite de arraial com venda de comidas típicas organizada pelos grupos e pastorais da paróquia.
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade