DATA DE PUBLICAÇÃO: 29/12/2017
- Diminuir + Aumentar

Dom Irineu completa 28 anos de ordenação sacerdotal

 
A próxima segunda-feira, 1º de janeiro de 2018, será de celebrações para Dom Irineu Roman, um dos bispos auxiliares da Arquidiocese de Belém, que completa 28 anos de sua ordenação sacerdotal. A comemoração será pela manhã com os fiéis da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no Baixo Acará, região das ilhas, e à noite com paroquianos da Basílica Santuário de Nazaré. As duas celebrações serão em Ação de Graças pelo dom de sua vocação sacerdotal.
 
Nascido em Vista Alegre do Prata (RS) em 1958, Dom Irineu iniciou seu ministério sacerdotal em 1973, ingressando aos 13 anos no Seminário Josefinos de Murialdo, da Congregação de São José, em Caxias do Sul, também no Rio Grande do Sul. Depois disso, cursou o ensino fundamental e médio, fez o noviciado, dois anos de estágio pastoral nas Obras da Congregação, quatro anos de Filosofia, em Porto Alegre e Caxias do Sul, e seis anos de Teologia, em Porto Alegre.
 
Foi ordenado sacerdote no dia 1º de janeiro de 1990, há exatos 28 anos, na Paróquia São José, em Vista Alegre do Prata, pela imposição das mãos de Dom Paulo Moretto. Escolheu como lema presbiteral: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus” (Mt 6,33). Dom Irineu recorda com grande felicidade esse dia: “Foi um dia maravilhoso, fiz a escolha certa para toda a minha vida, ou seja, me tornei padre para servir a Deus, a Igreja e o povo que me foi confiado. Desde criança sempre dizia que queria ser padre, por isso, tive o apoio de minha família. Meus pais, Marcelino e Idolvina, sempre me ajudaram com as orações, o incentivo e a ajuda necessária. Neste sentido, sou muito grato a Deus, à minha família, à congregação religiosa e à Igreja”.
 
Atualmente é Bispo Referencial da Pastoral do Turismo e membro da Comissão da Juventude na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), secretário regional da CNBB Norte II e coordena a Pastoral das Ilhas na Arquidiocese de Belém, além de ser apresentador do programa “Entre Nós” e co-apresentador do programa “A voz do Pastor”, na Rádio Nazaré FM.
 
Bispo Auxiliar na Arquidiocese de Belém desde 2014, Dom Irineu nesses 28 de ministério sacerdotal acredita que vale a pena doar-se e comprometer-se com a vida religiosa e ou sacerdotal e deixa seu incentivo para quem almeja ingressar na vida sacerdotal a partir do chamado à vocação:
 
“Para os adolescentes e jovens que desejam seguir essa vocação quero dizer-lhes que façam todo o esforço para alcançar essa graça. Ser padre não é para qualquer um, mas muitos podem, se de fato tomam essa decisão em sua vida. É preciso ter vocação, fé, coragem, rezar muito, experimentar e vivenciar o chamado de Deus, ser ativo na sua comunidade, ser humilde, obediente, pobre e assumir a castidade por causa do reino dos céus. Além disso, é necessário se encantar por Jesus Cristo, que veio para servir e não para ser servido”.
 
No dia 1º, Dom Irineu preside duas celebrações, a primeira, pela manhã, será como Bispo Referencial da Pastoral das Ilhas, na Comunidade de Nossa Senhora Aparecida, onde irá atender confissões, conversar com as lideranças e presidir missa naquela comunidade. Nesse mesmo dia, às 18hs, presidirá missa na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade