DATA DE PUBLICAÇÃO: 29/12/2017
- Diminuir + Aumentar

Rito de dedicação do altar da Matriz da Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo

 
O período da festividade para uma comunidade é motivo de graça. Para os paroquianos da Matriz da Paróquia da Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo, localizada no Conjunto Sideral, no bairro do Coqueiro, a alegria foi em dobro, em virtude da celebração do Rito de Dedicação do Altar da Matriz, no dia 22, dentro do período da festividade que foi de 09 a 25. O Rito foi presidido pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e concelebrado pelo pároco, padre Osmar Antônio dos Santos, pelo vigário, padre José Maria e demais representantes do clero.
 
A celebração reuniu centenas de fiéis e padres salvistas, que juntos foram testemunhas do rito da dedicação do altar. Este passou por reforma que levou cerca de um mês para ficar pronto, sendo ele todo em mármore.  Para o padre Osmar dos Santos, pároco há cinco anos, na matriz o dia foi sublime: “O Rito de Dedicação do Altar foi marcante para todos. Eu nunca tinha participado de um rito de dedicação, mesmo sendo padre. É um momento sublime para nós da Igreja especificamente, mas, para todo o povo da paróquia, foi marcante”.
 
Ele disse mais: “O rito foi muito bonito dentro da realidade que mostra, primeiramente, o abençoar ou purificar o altar, logo depois vem a realidade de ungir o altar com óleo, assim como também, depois, o fogo, nesse sentido de sacrifício, e hoje nós renovamos por meio do Rito da Dedicação do Altar. É um momento sublime para todos nós da paróquia, e para todos que ali estavam, mas principalmente para  mim. Todos elogiaram, assim como o Arcebispo  que gostou demais do altar”. 
 
“Nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor!”,  (Lc 2, 10) este foi o tema da festividade de 2017 da Matriz da Paróquia da Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que ocorreu de 9 a 25. O período festivo contou com programação litúrgica, com missas às 19h30 seguidas de novena e programação cultural, de 14 a 17. Dia 24, às 20h, um dos bispos auxiliares de Belém, Dom Irineu Roman, presidiu Missa da Vigília de Natal.
 
No encerramento da festividade, 25, houve a procissão com concentração em frente à Capela de Nossa Senhora Auxiliadora, pertencente à paróquia. A procissão deixou a capela às 18h30. Nela centenas de fiéis seguiram pelas principais ruas do bairro, com destino à matriz da Paróquia da Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo, localizada na Avenida Ariri, no Conjunto Jardim Sideral. À chegada, o vigário, Padre José Maria, presidiu a Santa Missa, concelebrada pelo Padre Osmar Antônio dos Santos.
 
 
Histórico
 
A Paróquia da Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo foi erigida no ano 2000, por ocasião do Jubileu de dois mil anos do nascimento de Cristo. Está situada no conjunto Jardim Sideral, divisa entre os municípios de Belém e Ananindeua. O dinheiro arrecadado para a construção do templo veio de benfeitores italianos: Ervedo Pozzi, Remigio Pozzi, Giancarlo Pozzi e Mário Crivelli. O projeto arquitetônico da igreja visa remeter ao Natal: o telhado é em forma de um pinheiro e a torre lembra a letra N de Natal, seu estilo é rústico, e seu interior da igreja é todo trabalhado em madeira e concreto.
 
Vários sacerdotes já deram sua contribuição para as obras da igreja. A princípio, tivemos o padre Carlos, em seguida Dom Carlos Verzeletti que foi o responsável pelo projeto da Matriz e deu os primeiros passos para a sua construção. Em seguida, padre Raimundo Carvalho Filho, que foi de fato o primeiro pároco da Natividade, depois os padres Paulo Cesar Falcão e padre Nilton Cesar Reis. Ainda com o padre Paulo Falcão, estiveram nessa paróquia o padre Agnaldo Freitas e o padre Edvaldo. Logo após, assumiu o padre Alberto Maia e, com ele, Padre Marcos de Oliveira. 
 
Em 2013, mais precisamente no dia 8 de janeiro, os padres religiosos Salvistas chegaram à Paróquia, na pessoa dos padres Osmar Antônio dos Santos - SJS que está presente até esta data como pároco e, logo depois, no dia 12, do padre João da Cruz- SJS, como seu vigário. Ele ficou por um período de três anos. Foi transferido em agosto de 2016 para o município de Colares onde assumiu essa mesma função. Padre Rogério Rodrigues Gomes - SJS, é vigário há três meses.
 
Todos os anos a igreja tem a presença de um frater (seminarista Salvista) que tem em média o período de nove meses para exercer as funções a ele confiada. Por exemplo, o frater José  Maria - SJS, o frater Pio da Cruz - SJS e o frater João Pedro Gonzaga - SJS. Atualmente, quem exerce essa função é o frater Pedro de Jesus Crucificado - SJS. Em 2015, os padres, junto com o Grupo de Teatro Servos do Senhor, tiveram a iniciativa de montar um Musical de Natal, para reforçar à comunidade paroquiana que o padroeiro é o Menino Jesus.
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade