DATA DE PUBLICAÇÃO: 15/03/2018
- Diminuir + Aumentar

Jornada Diocesana da Juventude será no próximo domingo, 25

 

No próximo dia 25 de março, Domingo de Ramos, a juventude da Arquidiocese de Belém celebrará a Jornada Diocesana da Juventude, a JDJ como é conhecida, cujo tema “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus” (Lc 1,30). Convocada pelo Papa Francisco, é celebrada no mundo todo, nas dioceses,  em preparação para a próxima JMJ. Em Belém, está sendo organizada pelo Setor Juventude. A concentração será, a partir das 14h, na matriz da Paróquia de São Pio X, no Complexo do Seminário Maior, na BR-316, km 6, Ananindeua.

A JDJ é tradicionalmente celebrada nas igrejas locais no Domingo de Ramos ou durante o tempo pascal. Seu principal objetivo é fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem, para que Ele seja seu ponto de referência constante e também inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações. As jornadas diocesanas da juventude são realizadas entre as jornadas mundiais e visam a preparação para esses eventos maiores. Com temas específicos, escolhidos pelo Santo Padre, este ano a JDJ refletirá sobre a temática mariana com o intuito de levar os jovens a conhecer a jovem de Nazaré, escolhida por Deus como Mãe do seu Filho.
 
“Na JMJ de 2017 o Papa convocou a lançarmos nossos olhos para o passado e, embalados pelo cântico de louvor de Maria ( Lc 1, 49), acreditarmos que temos mais futuro que passado. Para a 33ª Jornada, a temática e metodologia são convites a olhar criticamente para o hoje. Em 2018, ano do Sínodo da Juventude, o Papa ressalta que esta “feliz coincidência”  nos levará a olhar para a jovem Maria, que em meio à sua rotina e às tarefas do seu dia-a-dia,  escutou a voz de Deus e, mesmo que inicialmente com espanto, deixou que infundisse coragem, ânimo e graça necessária para responder à sua chamada “Não tenhas medo, Maria! pois achaste graça diante de Deus” (Lc 1, 30) e assim deu um passo decisivo, firme e seguro, para a salvação da humanidade e para a construção do reino de Deus!”, destaca Henrique Carreira, do Setor Juventude.
 
A concentração, como aqui ja se disse, às 14h, na Matriz da Paróquia de São Pio X,  será um momento reservado para que expressões, grupos e movimentos juvenis possam efetuar a inscrição para carregar a Cruz Missionária, símbolo do cristão, levando o qual, todos  os jovens são chamados a testemunhar o “tome sua cruz e siga-me".  Nesse dia, após a bênção dos ramos, iniciar-se-á a caminhada festiva rumo à Matriz de Nossa Senhora Auxiliadora.
 
Percurso da caminhada: BR-316, passando pela Estrada do Aurá até à Matriz. À chegada do cortejo, esperada para as 18h, haverá celebração eucarística, foto oficial e, às 19h30, abertura de apresentações culturais.
 
Preparação 
 
Visando descentralizar e atender com mais qualidade a um maior número de jovens, este ano a atividade formativa, ou pré-JDJ como é comumente chamada, ocorrerá em nível de região episcopal. Segundo a comissão organizadora, esta edição, pretende atender em torno de 6 a 10 mil jovens. A organização centralizadora do Setor Juventude orienta que cada jovem busque participar das formações ofertadas em sua região episcopal.
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade