DATA DE PUBLICAÇÃO: 15/03/2018
- Diminuir + Aumentar

São José, Patrono da Igreja, homenageado no dia 19

 

A Igreja em todo o mundo, celebra segunda-feira, 19, o dia de São José, homem justo, esposo de Maria e pai adotivo de Jesus, homem eleito e escolhido por Deus para desempenhar um papel fundamental nos desejos salvíficos do Criador para toda a humanidade.

A contemplação da vida de São José na Igreja sempre está associada à figura de Maria cuja importância na história da salvação, é singular. E é pelos desígnios de Deus que José está sempre ao lado da Mãe do Verbo Encarnado como o inseparável companheiro, um homem santo, justo, virtuoso, sobretudo, mas também homem muito temente e íntimo do Pai Eterno.
 
São José é reverenciado pela Igreja como um homem de Deus, fiel e temente ao seu Criador, além de amar a Deus sobre todas as coisas. São virtudes que apresentam José à Igreja como a  perfeita concretização do que é ter grandeza de alma, visto que teve amor para com Maria e Jesus, justamente porque ele tinha no coração muito amor a Deus.
 
A decisão de Deus ao escolher Maria para ser a mãe do Salvador, em princípio, não foi entendida nem  bem compreendida por José, mas porque amava a Deus sobre todas as coisas,  ele silenciou tudo no coração e apresentou-se a Deus. Em sonho, um anjo do Senhor disse-lhe: "José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo".
 
"A virtude de José está justamente em mesmo diante de tantas e possíveis críticas, ou questionamentos feitos pelos seus contemporâneos,  ou até mesmo na sua própria cabeça, o que mais se evidencia em sua vida é o fato de ele aceitar colaborar com o projeto de Deus que lhe vem revelado pelo anjo que lhe pede em sonho para acolher Maria", destaca padre Wagner Maria, vigário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
 
O sacerdote ressalta ainda que outra reflexão que a vida de São  José demonstra "é no quanto ele tem a nos ensinar diante dos desafios de sermos cristãos no dias de hoje".
 
 O acolhimento amoroso de José a Maria é tomado pela Igreja como uma exemplar atitude, modelo para os fiéis que, diante de suas dificuldades, devem agir como José evitando precipitações, ao contrário, devem submeter-se à sublime vontade de Deus, e, dessa forma, viver a vida conduzidos no Espírito, assim como aconteceu com José.
 
Acompanhada do Espírito Santo, assim como José, a pessoa temente a Deus torna-se capaz de alcançar a graça mediante a intervenção divina. No caso de José, Deus serviu-se de um meio para intervir, se manifestar e mostrar a José (o sonho) qual era a Sua vontade.
 
A narrativa do importantíssimo acontecimento na vida de José demonstra que o homem tem receios de tomar decisões, especialmente, se não se julga capaz de escolher sozinho o melhor caminho. Mas a trajetória de São José revela que os medos postos diante de Deus, desaparecem com a presença do Espírito Santo que é quem o conduz. Foi dessa maneira que José compreendeu que foi o próprio Deus quem lhe mostrou que ele havia sido o eleito para cuidar do tesouro divino: Jesus, o Filho de Deus, Senhor e Salvador do mundo, e sua Mãe Maria, portadora da graça de Deus.
 
A caminhada de fé de São José o leva a ser o grande guardião da Igreja, o grande guardião da família e protetor de todos os fiéis! Escolhido por Deus, José recebeu do Criador a missão de: cuidar, guardar, vigiar aquilo que é d’Ele. José, então, zela para que a graça de Deus permanceça com a Igreja..
 
HOMENAGEM DAS PARÓQUIAS
 
A Arquidiocese de Belém festeja São José nas paróquias dedicadas ao santo no Umarizal, em Canudos e no Icuí-Guarajá.  Acompanhe a programação:
 
- Paróquia São José de Queluz (Canudos) - Rua Cipriano Santos, 311
 
A festividade realiza-se com o tema “São José, modelo missionário da palavra de Deus” até o dia 19, com Missas, novena e programação cultural todas as noites. No dia de São José, 19, haverá Missa Solene celebrada pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, às 7h, em seguida da tradicional procissão com a imagem de São José pelas ruas do bairro de Canudos. Durante todo o dia a paróquia ficará aberta à visitação. Às 10h, 12h e a das 19h com benção dos lírios, sob presidência de Dom Irineu Roman, Bispo Auxiliar de Belém. 
 
- Paróquia de São José (Umarizal) - situada no início da rua Domingos Marreiros, nº 104
 
 A festividade sob o tema “Um Jovem chamado José” segue até o dia 19 com procissão de encerramento, às 18h, saindo do shopping localizado na Doca, para a Matriz de São José, onde haverá Missa pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, às 19h.
 
- Paróquia de São José Operário (Icui- Guajará)  
 
Embora o padroeiro seja festejado no dia 1° maio, a paróquia realizará programação no dia 19, às 19h, com Missa Solene e bênção dos lírios, das famílias e apresentará o cartaz da para a festividade deste ano.
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade