DATA DE PUBLICAÇÃO: 27/04/2018
- Diminuir + Aumentar

Arquidiocese promove evento em preparação para festa de Pentecostes

 
A Arquidiocese de Belém, por meio da Renovação Carismática Católica (RCC) e das Novas Comunidades, realizou nos dias 21 e 22 de abril, nas comunidades e paróquias da região metropolitana, o seminário de Vida no Espírito Santo, que teve como objetivo iniciar a preparação dos fiéis para o Pentecostes, a ser realizado no dia 19 de maio. Com um formato de retiro, a programação constou de oração do terço, pregações, momentos marianos e Santa Missa.
 
O Seminário de Vida no Espírito, realizado na maioria das paróquias da arquidiocese, funcionou como um pré-Pentecostes e teve inicio com a formação de comissões por região episcopais, constituídas pelos grupos de oração da RCC e pelas Novas Comunidades presentes em cada uma das sete regiões episcopais. 
 
Em três das sete regiões episcopais, o Seminário foi centralizado: Em Santa Cruz, aconteceu na Escola Salesiano do Trabalho; na região episcopal Santa Maria Goretti, no Centro de Evangelização de Fátima; em Santana, na Matriz de Santa Luzia, no Jurunas. Já na Região de São Vicente de Paulo a formação aconteceu em três paróquias, na de São João Batista, em duas paróquias e nas regiões Menino Deus e Coração Eucarístico foram em diversas paróquias. 
 
A programação teve início no sábado, 21, às 7h30 com momento mariano e durou o dia todo com atividades como pregação, animação, oração, Terço da Misericórdia, Adoração ao Santíssimo Sacramento e finalizou com celebração eucarística. No domingo, 22, a programação foi desenvolvida apenas pela manhã, finalizada também com Santa Missa.  
 
Para Joselene Alves, responsável pela RCC Arquidiocesana, o Seminário foi, mesmo com os contratempos como a greve dos rodoviários, um grande momento de fortalecimento e preparação para a vigília de Pentecostes:
“Tivemos a oportunidade de viver um momento de fortalecimento de nossa fé. Nesse fim de semana, onde muitos podiam estar fechados no isolamento de seus sofrimentos, tivemos a possibilidade de passar por um processo de reavivamento de nossa fé e missão. Redescobrir o grande amor de Deus e reacender a esperança da grande promessa de Deus que é o Espírito Santo para nos ajudar a enfrentar os desafios de hoje”.
 
 
Pré-Pentescostes - Preparativos para o evento do dia 19 de maio
 
 
Posterior ao seminário, outros eventos, a maioria deles organizados pela RCC e Novas Comunidades, compõem o pré-Pentecostes e servirão como preparação para o evento do dia 19 de maio, cujo tema “É necessário nascer de novo” (Jo 3,7b) a ser realizado na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, a partir das 14h.
 
O primeiro desses eventos preparativos será o Seminário Arquidiocesano de Teologia, promovido pela Faculdade Católica nos dias 5 e 6 de maio, a partir das 8h30, no auditório do Colégio Santo Antônio. O seminário, que traz a temática “A presença e a missão do Espírito Santo na Igreja”, terá palestras ministradas por especialistas em teologia, como o bispo de Marabá, Dom Vital Coberlinni. As inscrições estão abertas.
 
No dia 11 de maio, em todas as regiões episcopais, haverá a Noite Santa com início da novena para o Pentecostes. A partir das 22h, a Noite Santa, vigília que vai até às 6h, tendo na programação adoração ao Santíssimo Sacramento, louvores, pregações e muita oração. 
 
E, de 11 a 18, em nível paroquial, haverá a Novena de Pentecostes. As novenas culminarão na Vigília de Pentecostes que, como dito anteriormente, será realizado no Mangueirinho no dia 19, com abertura dos portões a partir das 13h. 
 
De acordo com Joselene, estes momentos pré-Pentecostes são de riquíssimas manifestações de um Deus que está sempre cuidando dos seus escolhidos: “podemos sentir o toque do Bom Pastor que oferece seu amor a quem o procura e não teve a oportunidade de participar do seminário, e viver esse reacender da chama da fé, que o Espírito Santo nos traz, viver uma experiência extraordinária que somente o Espírito Santo nos ajuda a viver, como rezamos no Veni Creator Spiritus, ‘Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai e enchei os corações com vossos dons celestiais’.”
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade