DATA DE PUBLICAÇÃO: 06/07/2018
- Diminuir + Aumentar

Dom Alberto comemora 27 anos de ordenação episcopal

 
Nesta sexta-feira, 6, o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, celebra seu 27º aniversário de Ordenação Episcopal. Dom Alberto preside celebração eucarística na Catedral Metropolitana de Belém, às 19h e, na ocasião, ordenará três novos sacerdotes, os diáconos João Paulo, Carlos José e Gabriel Paes.
 
Dom Alberto é natural da cidade de Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Nasceu em 26 de maio de 1950, filho de Alberto Corrêa e Maria da Conceição Taveira Corrêa. Na terra natal concluiu os estudos primários em 1960. Em 1961, entrou para o Seminário Provincial do Coração Eucarístico de Jesus, onde completou o ensino fundamental e o médio. Quando seminarista da Arquidiocese de Belo Horizonte, fez os cursos de Licenciatura em Filosofia e Bacharelado em Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Em 15 de agosto de 1973 foi ordenado presbítero por Dom João Resende Costa, então Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte. Na cidade, exerceu várias atividades. 
 
Sua ordenação episcopal ocorreu em 6 de julho de 1991, em Minas Gerais, com a imposição das mães de Dom João Resende Costa, na época Arcebispo de Belo Horizonte. Como lema  Episcopal escolheu o texto do Evangelho de São João 6, 51: “O Pão que eu darei é a minha Carne para a vida do mundo”, no brasão episcopal expresso com a frase latina “Pro Mundi Vita”.
 
Como Bispo Auxiliar na Arquidiocese de Brasília assumiu, de 1991 a 1996, a coordenação do Vicariato Sul da Arquidiocese, assim como diversas atividades de Bispo Auxiliar.  No dia 27 de março de 1996 o Papa João Paulo II criou a Província Eclesiástica e a Arquidiocese de Palmas, tendo Dom Alberto Taveira Corrêa como seu primeiro Arcebispo, até março de 2010. 
 
Em 30 de dezembro de 2009, Dom Alberto foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará.Sua posse ocorreu em 25 de março de 2010. É o décimo Arcebispo de Belém e o vigésimo bispo desde a criação da circunscrição eclesiástica. Em 2016, esteve à frente do XVII Congresso Eucarístico Nacional (CEN 2016), o segundo ocorrido em Belém.   
 
Dom Alberto é presidente da Fundação Nazaré de Comunicação, órgão da Arquidiocese de Belém, onde participa ativamente de todos os veículos de comunicação. Na Rádio Nazaré FM apresenta diariamente o programa “A Voz do Pastor”. Na TV Nazaré, o programa “Conversa com meu povo”. Para a TV Nazaré e a TV Canção Nova faz o programa diário “Palavra de vida eterna” e para o Jornal Voz de Nazaré escreve a coluna semanal “Conversa com meu povo”.  Desde 1997, por ocasião da Quaresma, publica anualmente, pelas edições Canção Nova, o “Retiro Popular”, roteiro de propostas de Reflexão, oração e Vida. 
 
 
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade