DATA DE PUBLICAÇÃO: 07/09/2018
- Diminuir + Aumentar

Terra Firme festeja São Domingos de Gusmão

 
 
Neste sábado, dia 8, uma Procissão Luminosa pelas ruas do bairro da Terra Firme marca mais uma homenagem em honra ao padroeiro da Paróquia de São Domingo de Gusmão, com concentração às 17h30 na Praça Olavo Bilac, localizada na Avenida Celso Malcher . Com o tema “Com São Domingos de Gusmão, evangelizando e promovendo a Paz”, a festividade iniciou no dia 31 de agosto e segue até este domingo 9, com missas às 19h, seguido de programação cultural.
 
Este ano, o tema escolhido está centralizado na evangelização e na paz. Em mensagem, o padre Jonas Teixeira, pároco da matriz da Paróquia de São Domingos de Gusmão destaca o porquê da escolha do tema: “A evangelização e a paz são inseparáveis, como diz o Nosso Senhor após a ressurreição ‘A paz esteja convosco’. A nossa evangelização tem a paz como elemento constitutivo. Nós evangelizadores assumimos este compromisso diante da sociedade e pedimos ao nosso padroeiro que nos ajude para que tudo que fizermos seja para o crescimento do Reino de Nosso Senhor Jesus Cristo e de nossa paróquia”.
 
A Procissão Luminosa é um dos grandes momentos dentro da programação religiosa da matriz, que realiza a festividade em honra a São Domingos de Gusmão desde a década de 70. A procissão pelas ruas do bairro pretende reunir centenas de fiéis, para juntos iluminarem as ruas de um dos bairros periféricos da capital paraense, com a intenção de clamar a paz. Segundo o vigário paroquial, padre Manoel Abraão, o desejo é que a população seja evangelizada e, mais ainda, que todos sejam instrumentos da paz.  
 
Após a conclusão da Procissão Luminosa que tem como destino a matriz da Paróquia de São Domingos de Gusmão, padre Nilton Cézar, da matriz da Paróquia de Cristo Peregrino, bairro da Jaderlândia, preside celebração eucarística, prevista para às 19h. Ao término, ocorre a programação cultural, esta na quadra da matriz, com vendas de comidas típicas e atrações musicais, além da diversão garantida para toda família, em especial as crianças, devido o arraial com brinquedos montados em frente à matriz.
 
No encerramento da festividade domingo, dia 9, pela manhã, às 7h, padre Jonas Teixeira, preside Santa Missa. À noite, às 19h, a celebração eucarística será presidida pelo padre Antônio de Pádua, vigário episcopal da Região Santa Maria Goretti, e concelebrada por padre da Região Episcopal.  
 
Jantar
 
Com o objetivo de confraternizar as famílias do bairro ocorre nesta sexta-feira, 7, o tradicional Jantar, cujas cartelas podem ser adquiridas na secretaria paroquial. O Jantar começa após a Santa Missa, das 19h, presidida pelo padre Evandro Favacho, pároco da Paróquia Santíssimo Sacramento, em Marituba. 
 
São Domingos de Gusmão
 
Dia 8 de agosto é celebrada a Festa Litúrgica de São Domingos de Gusmão, o fundador da Ordem dos Pregadores, também conhecida como a Ordem dos Dominicanos. Este santo também é considerado pela Igreja o padroeiro dos astrônomos e do estado brasileiro de Tocantins.
 
Domingos Gusmão, nasceu em 24 de junho de 1170, numa família de alta linhagem, na pequena vila de Caleruega na Espanha. Desde criança, Domingos já apresentava sinais de ser uma pessoa culta, mostrava-se extremamente caridoso com os mais desafortunados. Aos 24 anos, o jovem foi ordenado padre e, devido a sua grande competência no exercício de seu ministério, Domingos foi convocado para atuar no governo do rei Afonso VII. São Domingos difundiu a devoção do rosário no Ocidente. Domingos também fundou a Ordem Segunda, a qual é dirigida apenas às mulheres. Após a sua morte, São Domingos de Gusmão foi canonizado pelo Papa Gregório IX em 3 de julho de 1234.
 
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade