DATA DE PUBLICAÇÃO: 14/09/2018
- Diminuir + Aumentar

Faculdade realiza Jornada de Estudos Ratzingeriana, dia 22

 

 
 
A Faculdade Católica de Belém promove a Jornada de Estudos Ratzingeriana: a Teologia de Joseph Ratzinger, no dia 22 de setembro, das 9h às 18h, no auditório Guará da instituição, localizado na Rodovia BR 316, Km 6, bairro de Águas Lindas, em Ananindeua. O evento objetiva o aprofundamento teológico dos alunos da faculdade, mas também de toda a sociedade, visando levá-la a refletir e crescer do ponto de vista intelectual acadêmico. Na ocasião, haverá o lançamento do livro “Bento XVI, a Igreja Católica e o Espírito da Modernidade”, de Rudy Albino de Assunção.
 
A iniciativa foi encorajada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que durante a Assembleia Geral realizada em 2017 fundou a “Sociedade Ratzinger do Brasil”, responsável pela tradução em Língua Portuguesa e edição da Opera Omnia,  (obras completas) do teólogo Joseph Ratzinger, assim como a difusão da teologia, através da promoção de encontros, congressos, simpósios sobre a teologia de Joseph Ratzinger.  
 
A Jornada de Estudos terá como conferencistas Rudy Albino, atualmente coordenador do curso de Teologia do Centro Universitário Católica (UniCatólica) - Quixadá (CE), Joel Gracioso Faculdade São Bento (SP) e do padre João Paulo Dantas, vigário da Catedral Metropolitana de Belém, docente na Faculdade Católica de Belém e coordenador do setor de pós-graduação e extensão, e na Facoltà di Teologia di Lugano. 
 
O evento será dividido em seis conferências. Segundo o padre João Paulo, um dos conferencistas, a jornada busca a promoção do conhecimento: “Promover o conhecimento, estimular grupos de estudos e o enriquecimento intelectual, acadêmico de pessoas interessadas no tema; um pensamento muito atual, contemporâneo que enfrenta as grandes questões da atualidade, como, por exemplo, o relativismo, uma sociedade que tenta viver como se Deus não existisse.
 
Joseph Ratzinger foi eleito papa em 2005, assumindo o nome de Bento XVI. Em 2013 renunciou à Cátedra de Pedro, tornando-se papa emérito. Padre João Paulo explica porque ele é um personagem singular, considerado internacionalmente um dos maiores teólogos: “Ele foi um dos teólogos que mais influenciaram o Concilio Vaticano II. Ele é um precursor da Teologia do Vaticano II, e por outro lado trabalhou diretamente nas comissões que escreveram os principais documentos do Concílio Vaticano II e, depois do Concílio, foi um dos teólogos que interpretaram corretamente o Concílio Vaticano II. Influenciou, participou e  interpretou corretamente o Concílio Vaticano II”.  
 
Lançamento
 
“Bento XVI, a Igreja Católica e o espírito da modernidade” é o nome do livro de autoria do leigo  Rudy Albino de Assunção, que será lançado na ocasião pela Paulus editora.  Sinopse do livro:  
Igreja e modernidade: duas palavras que, frequentemente, são colocadas em lados opostos, causando confusão e desentendimentos. Mas muita coisa mudou a partir do Concílio Vaticano II (1962-1965), embora haja quem afirme que a postura eclesial não permaneceu a mesma no pontificado de Bento XVI. Mas afinal, Bento XVI é um papa moderno, antimoderno ou pós-moderno? É o que este livro pretende esclarecer a partir de um estudo abrangente sobre a obra do Papa Emérito, a fim de apresentar o seu pensamento sobre as aproximações e confrontos entre a Igreja e o mundo moderno.
 
Inscrições
 
Os interessados de participar podem se inscrever presencialmente na Faculdade Católica de Belém, situada na Rodovia BR 316, Km 6, bairro de Águas Lindas, em Ananindeua. Informações pelo telefone: (91) 3255-2324 / 98442-5713 (WPP). 
 
Também na Catedral Metropolitana de Belém, situada na Praça Dom Frei Caetano Brandão, bairro Cidade Velha, Belém. Informações: (91) 2121-3722 ou 2121-3723. 
 
Ou, ainda, pelo site http://catolicadebelem.com.br/. O investimento é de  R$15,00 com Certificado de Horas Complementares. A jornada que será realizada em Belém será semelhante às que ocorrerão em 2019, em São Paulo, Manaus, Fortaleza e outros lugares.
 
 
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade