DATA DE PUBLICAÇÃO: 14/09/2018
- Diminuir + Aumentar

Movimento Legião de Maria comemora aniversário em Belém

 

Foto: Divulgação
 
 
 Os 60 anos do Movimento Legião de Maria na Arquidiocese de Belém foi marcado com Missa em Ação de Graças na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, no sábado, dia 8 de setembro. A celebração eucarística foi presidida por Dom Irineu Roman, um dos bispos auxiliares de Belém, estavam presentes os legionários adultos e os jovens, cujo compromisso é a evangelização das famílias.
 
A celebração ocorreu pela manhã e reuniu um número expressivo de legionários, entre eles os jovens, que estavam participando da 6º edição do “Encontro Estadual da Juventude Legionária”, com o tema “Somos filhos consagrados da Virgem Imaculada” e o lema “Totus Tuus Maria”. O evento ocorre a cada dois anos e celebrou o Jubileu de Brilhante do movimento, nos dias 7, 8 e 9.
 
O Movimento leigo abrange as sete Regiões Episcopais da Arquidiocese de Belém, sendo seu  diretor espiritual o padre Rafael Brito, pároco da Paróquia de São Judas Tadeu, no bairro da Condor. Atualmente cerca de 15 mil membros das categorias ativos e  auxiliares compõem o movimento, que tem como missão evangelizar as famílias, através de visitas a hospitais e aos lares e posteriormente encaminhá-los para o auxilio nas pastorais.
 
Em Belém, a sede do movimento fica localizada na Avenida Gentil Bittencourt, 3064, bairro São Brás. A aposentada Maria Onete Torres, 83 anos, legionária há 30 anos, assim destaca a Legião de Maria: “Para mim é um movimento completo para os adultos e para os jovens legionários. É um trabalho bem visto pelos bispos. Na nossa sede, nós temos uma galeria dos bispos de Belém, com fotos de Dom Alberto Gaudêncio Ramos, Dom Vicente Joaquim Zico, Dom Orani  João Tempesta e Dom Alberto Taveira Corrêa,. Todos eles reconheceram a importância do movimento. Exclusivamente realizamos visitas e orações,. Para mim a Legião de Maria é tudo”. 
 
Trajetória do movimento
 
A Legião de Maria é um movimento leigo, formado por grupos de pessoas da Igreja Católica que têm como vocação a missão evangelizadora de Jesus Cristo. Sua espiritualidade mariana consiste em celebrar e testemunhar com a Virgem Maria o mistério de Cristo, levando Maria ao mundo, porque considera esta uma forma infalível de conquistar o mundo para Jesus.
 
O movimento foi fundado por Frank Duff, em Myra Rouse, Dublin, na Irlanda, em 7 de setembro de 1921. A organização nascente ficou conhecida, no início, como “Associação de Nossa Senhora da Misericórdia”. Foi rapidamente crescendo e dando origem a novos grupos. Em 1928, expandiu-se para outros países. Chegou ao Brasil em 7 de julho de 1951. Aqui o primeiro grupo formou-se na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Rio de Janeiro, trazido pelo irmão João Cref, MS, que conhecera o movimento em Paris. 
 
No Estado do Pará o movimento foi fundado em 1958, na cidade de Belém. Logo se expandiu pelo interior, mais precisamente pelas cidades de Soure, Santarém, Altamira, Castanhal e Santa Izabel. A primeira Cúria de Belém surgiu em 1962, com o nome de Maria Imaculada. O crescimento foi contínuo, abrangendo várias regiões dos Estados do Pará e Amapá.
 
A Legião é atuante nas Dioceses de Castanhal, Santarém, Bragança, Conceição do Araguaia, Amapá, Marabá, Ponta de Pedras, Óbidos, Cametá e nas Prelazias de Altamira, Soure e Itaituba, faltando apenas na Diocese de Abaetetuba. 
 
As características do movimento são oração, reunião e serviço, tudo isto com o objetivo de proporcionar ao legionário a oportunidade de progredir na sua santificação pessoal e a oportunidade de colaborar na obra salvífica de Cristo, atraindo para a Igreja, através de um trabalho orientado, um grande número de pessoas. O trabalho primordial é a visita domiciliar a todas as pessoas de qualquer crença ou religião. Realizam-se também visitas aos doentes nos lares e hospitais, idosos, trabalhos com menores carentes, presos, com todas as pessoas que de algum modo estão necessitando de uma palavra de conforto, esperança, solidariedade (Mt. 25).
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade