DATA DE PUBLICAÇÃO: 27/09/2018
- Diminuir + Aumentar

Igreja do Rosário da Campina em festa

Foto: Luiz Estumano
 
Tradicional festa de devoção Mariana terá início no dia 30, em Belém. Até o dia 7 de outubro a Arquidiocese de Belém celebra a festividade de Nossa Senhora do Rosário, que receberá as homenagens e orações de seus devotos na centenária igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, pertencente à Paróquia da Santíssima Trindade, área episcopal Sant´Ana, localizada no centro comercial da cidade, á rua Padre Prudêncio, esquina com a rua Aristides Lobo, próximo à avenida Presidente Vargas, no bairro da Campina.
 
“Maria Santíssima, modelo de vida cristã” é o tema da festividade, levando à reflexão sobre como dotar a família da missão evangelizadora dentro e fora dela, demonstrando a importância de ser família como centro de acolhimento, fraternidade, caridade, respeito e amor, do jeito que Maria viveu. Toda a comunidade está convidada a participar em segurança desse momento de congraçamento e confraternização em torno da devoção a Nossa Senhora do Rosário, uma vez que tudo está sendo preparado com vistas ao êxito da festividade. 
 
PROGRAMAÇÃO - A missa de abertura da festividade será presidida pelo pároco da Paróquia da Santíssima Trindade, cônego Gonçalo Vieira, às 8h30 de domingo, 30 de setembro, dando início à intensa programação litúrgica. Do dia 1 a 5 de outubro haverá a recitação do Terço Mariano todos os dias, às 17h30, seguido de Missa Solene, às 18h. A igreja tem apoio de um grande estacionamento lateral, proporcionando a acomodação dos visitantes.
 
A programação do dia 2 de outubro contará com a benção das crianças durante a Missa, momento importante em que os pais terão a oportunidade de levar seus filhos para uma benção especial, principalmente para que possam exercer sua missão evangelizadora e devocional em família, plantando as sementes para as gerações futuras.
 
A juventude será a intenção da Missa das 18h no dia 4 de outubro. Mais uma grande oportunidade para que os jovens de todas as idades possam ter um encontro perfeito com a Eucaristia e com a Mãe de Jesus a fim de reforçar sua fé e se abastecer das graças necessárias à sua caminhada neste momento em que tantas tribulações e a intolerância ameaçam a paz mundial. Assim, a festividade destaca também a ocasião dos jovens unirem a Maria, intercedendo pela difusão do amor fraternal pelo mundo.
 
A programação do dia 5 de outubro será voltada às famílias durante a Missa. A intercessão dos paroquianos ocorre neste momento em que a instituição familiar está sendo atacada por vertentes de destruição aos seus valores e princípios fundamentais, razão para que se intensifiquem as orações pela união e o amor familiar.
 
O Terço Mariano no dia 6 de outubro será rezado às 16h30, seguido da celebração da Missa às 17h. Após a Missa, haverá a procissão pelas ruas do entorno na Igreja do Rosário, no bairro da Campina, com percurso pela rua Aristides Lobo, travessa Campos Sales, rua Carlos Gomes, travessa Frutuoso Guimarães, rua General Gurjão e travessa Padre Prudêncio.
 
A partir do dia 4 de outubro, após a missa das 18h, haverá o já tradicional e animado arraial com a venda de alimentos, como lanches e iguarias típicas. A animação será com música ao vivo e eletrônica nas noites de arraial. As crianças também poderão brincar à vontade no espaço preparado para elas.
 
FESTIVIDADE - Toda a renda obtida com o arraial durante a festividade será destinada a pequenas reformas e manutenção da Igreja do Rosário, em estilo barroco, datada, inicialmente, de 1682, e reformada pelo arquiteto Antônio Landi na década de 1720, edificada com o trabalho dos então negros escravos em atitude apostólica e generosa dos católicos da época, como forma de evangelização. Na atualidade, o prédio da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos é tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 
Afora a festividade, as atividades litúrgicas na Igreja do Rosário incluem missas dominicais às 8h30 com o suporte de café da manhã na praça do Rosário, disponibilizado após a celebração, com renda destinada também às obras da igreja. Batizados e casamentos podem ser realizados na igrejinha, com os devidos registros feitos na sede paroquial na Igreja da Santíssima Trindade.  
 
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade