DATA DE PUBLICAÇÃO: 27/09/2018
- Diminuir + Aumentar

O encontro de Crismandos e Crismados com Dom Alberto

Foto: Divulgação
Neste domingo, 30, acontece o Encontro de Crismandos e Crismados com o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, no Ginásio Poliesportivo Municipal de Marituba, localizado na Avenida Engenheiro Fernando Guilhom, nº 6042, bairro Boa Vista, das 8h às 12h. O evento é promovido anualmente pela Arquidiocese de Belém, através da Pastoral da Catequese e, este ano, com o tema “Vocação, um chamado à santidade” e o lema “Eu vos escolhi” (Jo15,16b).
 
O Encontro deve reunir cerca de quatro mil pessoas das sete Regiões Episcopais da Arquidiocese de Belém e, objetiva evidenciar a unidade da Igreja em Belém aos jovens e adultos, que fazem ou fizeram sua caminhada de iniciação a vida cristã com o sacramento da crisma. Segundo o bispo auxiliar Dom Irineu Roman, referencial da Pastoral da Catequese, o evento busca também “mostrar aos jovens que o Crisma é o sacramento da maturidade, é onde o jovem acima de 15 anos tem a condições necessárias e, maturidade para confirmar a sua fé”.
 
Padre Evandro Favacho, pároco na matriz da Paróquia do Santíssimo Sacramento, em Marituba, é coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Catequese, missão assumida em junho deste ano. Desde 2013, o sacerdote providentino acompanhou de perto os trabalhos da pastoral, naquela época seminarista. Para ele, a iniciativa do encontro é positiva: “É um esforço grande, de unidade, todas as paróquias se mobilizam para vir e participar. É muito positivo da parte dos nossos bispos, especialmente do nosso arcebispo, Dom Alberto, com esse encontro, com essa proximidade de um momento com eles”. 
 
No encontro Dom Alberto Taveira se dirige aos jovens e adultos, momento de unidade da Igreja que acolhe os futuros jovens que se engajarão nas forças vivas da Igreja; grupos, pastorais e serviços. Segundo Dom Irineu, a expectativa é que o evento seja um encontro com Deus. “Minha expectativa é que todas as paróquias enviem os seus crismandos e crismados para estarem presentes nesse evento que visa justamente aproximar os jovens com a Igreja, para fazerem a experiência do encontro com Deus, da experiência da oração e da fé”. 
 
O evento inicia às 8h, com acolhida, seguida da abertura com a entrada dos oratórios que peregrinaram as sete regiões episcopais. A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré será acolhida na ocasião. Às 9h acontece a apresentação do grupo de teatro Santa Rita de Cássia, da matriz da Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Ananindeua, que retratará a temática do evento, logo após, a palavra do arcebispo metropolitano e em seguida celebração da Santa Missa, presidida por Dom Alberto. 
 
Preparação
 
A luz da campanha da CNBB, “Cada Comunidade Uma Nova Vocação”, ocorreu desde o mês de agosto nas paróquias da arquidiocese e seguiu até o dia 22 de setembro, preparação através das peregrinações de oratórios. Durante os meses de preparação os crismandos foram convidados a participar de momentos de oração e de reflexão para no dia do encontro vivenciar em plenitude.
 
Encontros
 
Em 2004, iniciou na Arquidiocese o Encontro com os Crismando e Crismados com Arcebispo, na época Dom Vincente Zico Arcebispo de Metropolitano de Belém e seu Bispo Auxiliar, Dom Carlos Verzelett, que se reuniam com os jovens na Praça Dom Frei Caetano Brandão, que fica em frente a Catedral Metropolitana de Belém, bairro Cidade Velha. Dom Oranir Tempesta, ao ser nomeado Arcebispo de Belém, continuou os encontros na Praça Justo Chermont, que fica em frente a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, bairro de Nazaré. Dom Alberto Taveira, Arcebispo Metropolitano de Belém, continua o encontro até hoje. 
 
 
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade