DATA DE PUBLICAÇÃO: 16/11/2018
- Diminuir + Aumentar

Sagração na Paróquia do Distrito Industrial

Foto: Divulgação.
 
Na segunda-feira, dia 12, na matriz da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, no Distrito Industrial, em Ananindeua, foi realizada a cerimônia do rito de sagração do altar-mor e a bênção do novo presbitério. Dom Irineu Roman, um dos Bispos Auxiliares da Arquidiocese de Belém, presidiu a cerimônia e concelebraram os padres Francisco José Sadeck dos Santos, André Teles, João Mendonça, José de Souza e o pároco Paulo Cruz.
 
Centenas de fiéis compareceram pela ocasião da cerimônia, dentre eles os membros do Movimento Apostolado da Oração da matriz, que foram fundamentais para a realização da reforma, pois foram eles que mobilizaram a comunidade para adquirir recurso para o início da primeira etapa iniciada em 2017. Em 2019, será realizada a segunda etapa, esta contemplará a ampliação das laterais com a instalação de novas janelas, novo piso e nova fachada. Estava presente também o arquiteto responsável pela obra, Jeová Barros e família. 
 
Segundo o pároco, padre Paulo Cruz, a paróquia tem um espírito missionário que não inverte apenas em obras, mas em formações e evangelizações. Para ele, a obra proporciona a vivencia da espiritualidade. “É um presbitério que leva a espiritualidade, a oração, tudo que está ali como o retábulo, os Ícones, os desenhos feitos tudo isso nos transporta para uma espiritualidade, uma mística dentro do templo e, também, toda a simbologia”. 
 
O projeto de arte sacra foi desenvolvido pelo arquiteto Jeová Barros e utilizou como  referência os ícones da devoção ao Sagrado Coração de Jesus. O novo presbitério tem o mobiliário litúrgico feito na técnica do “Faux Bois”, que imita a madeira. Segundo ele, o conjunto da obra proporcionou um ambiente acolhedor. “Eu sempre trabalhei com arte autoral. Geralmente sou chamado e apresento uma proposta. E aqui na Igreja do Sagrado Coração de Jesus foi assim também. O conjunto da obra busca ampliar na Igreja uma atmosfera de oração, recolhimento e fé. O ambiente é marcadamente devocional e isso foi respeitado pelo autor e bem acolhido pela comunidade local”. 
 
O arquiteto responsável pela reforma do presbitério possui obras de sua autoria nos painéis da matriz da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Remédio, no Conjunto Satélite, na matriz de Nossa Senhora Imaculada da Conceição, no Entroncamento; nos vitrais da matriz de Nossa Senhora do Ó, em Mosqueiro e, na Capela do Pão de Santo Antônio, no Guamá, e reforma geral da Capela de Santa Terezinha no Conjunto Império Amazônico, no bairro do Souza. 
 
A matriz da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus foi elevada a paróquia em 27 de agosto de 2011. O primeiro pároco foi o padre André Teles que ficou até fevereiro de 2014. Padre Paulo Cruz tomou posse em 2014 e permanece como pároco da matriz. A paróquia tem como padroeiro o Sagrado Coração de Jesus e realiza na primeira sexta-feira do mês, adoração ao Santíssimo Sacramento às 18h e Santa Missa Solene, às 19h. Atualmente, há dez comunidades pertencentes à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, localizada na Rua Primeira Rural, 402, próximo à Rua do Fio. 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade