DATA DE PUBLICAÇÃO: 23/11/2018
- Diminuir + Aumentar

Icoaraci realiza seu 66º Círio em honra de Nsa. Sra. das Graças

Foto: Luiz Estumano.
 
Neste domingo, 25, o distrito de Icoaraci, em Belém, realiza o Círio de Nossa Senhora das Graças, co-padroeira da Paróquia de São João Batista e Nossa Senhora das Graças. À luz do tema “Maria, Mãe do Redentor” ocorre a 66ª edição da manifestação religiosa que reúne centenas de fiéis, em homenagem à padroeira do distrito. 
 
Os dias que antecederam a manifestação religiosa, iniciada na década de 50, foram de profunda espiritualidade, iniciada no mês de outubro com a realização do III Cenáculo com Maria. Ainda em outubro, de 22 a 26, ocorreu a Semana Mariana. No dia 28 a missa do envio das peregrinações. De 29 de outubro a 22 de novembro foram realizadas Peregrinações de Nossa Senhora das Graças às famílias, assim como às empresas, escolas, repartições públicas e particulares. Segundo o pároco, padre Agostinho Cruz, esse é um momento forte de evangelização que reúne as paróquias do distrito. Somente a matriz possui cerca de 128 grupos de evangelização, e, tendo cada grupo realizado no mínimo 15 encontros. 
 
Para ele, o Círio é um tempo forte de fé: “O Círio em Icoaraci é vivenciar a realização de um momento forte de fé e ter a garantia de que nós vivemos sob as maiores e melhores bênçãos de Deus, que nos chegam, é claro, pelas mão do Redentor, mas também da Virgem Maria. Então, o Círio para nós é tempo de evangelização, um tempo forte durante o qual os paroquianos das cinco paróquias que compõem o distrito de Icoaraci estão empenhados nas visita às famílias”.  
 
Nesta sexta-feira, 23, às 18h, padre Agostinho Cruz preside Santa Missa, e em seguida a imagem de Nossa Senhora das Graças será levada em carreata até a matriz da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima. No sábado, dia 24, ocorre a Trasladação, com saída da matriz de Nossa Senhora de Fátima, após a Missa às 18h. A procissão percorre algumas ruas do distrito rumo à Igreja de São Sebastião, na Orla do Cruzeiro. 
 
No dia 25, solenidade de Cristo Rei, ocorre a 66ª edição do Círio em honra a Nossa Senhora das Graças, antecida pela Santa Missa às 7h, na Igreja de São Sebastião, na orla do Cruzeiro, presidida pelo cônego Silvio Trindade, pároco da Paróquia da Transfiguração do Senhor. Após a Santa Missa o Círio percorrerá as principais vias do distrito, rumo à matriz. À chegada, prevista para às 11h, santa missa presidida por Dom Irineu Roman, um dos bispos auxiliares de Belém. 
 
Símbolos
 
O Círio em honra a Nossa Senhora das Graças reúne símbolos da manifestação religiosa, como a berlinda, a corda e os carros dos anjos, dos marinheiros, das promessas e o de São João Batista. Desde o ano passado duas berlindas são utilizadas, sendo a mais antiga, talhada em madeira, usada na trasladação e, a outra, adquirida em 2017, confeccionada em aço, no Círio. O uso das duas facilita no processo de ornamentação, pois nos anos anteriores só após a chegada da trasladação era que se iniciava a ornamentação da berlinda para o Círio.
 
A corda com 200 metros de comprimento é de sisal e, sendo adquirida este ano, ela será usada nos próximos três ou quatros anos, só então será cortada e distribuída e usada como objeto de devoção pelos fiéis. No Círio de Nossa Senhora das Graças, a corda não é atrelada à berlinda, como ocorre no Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, mas sim, a berlinda, fica no centro e a corda circunda a berlinda, de modo a permitir que os promesseiros conduzam-na ao longo do percurso.
 
Os quatro carros usados durante a procissão são usados para fins diferentes. O Carro dos Anjos reúne apenas meninas; a Barca dos Marinheiros reúne apenas meninos; o Carro das Promessas é destinado a receber os ex-votos dos promesseiros e o Carro de São João Batista, que este ano passou por restauro, conduz a imagem de São João Batista, padroeiro da paróquia de São João Batista e de Nossa Senhora das Graças.
 
Festividade 
 
A festividade de Nossa Senhora das Graças inicia-se com o Círio, realizado sempre no segundo domingo de novembro. Este ano, a data coincide com a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, conhecida como a Festa de Cristo Rei. A programação religiosa e cultural inicia-se no dia 25 de outubro e estende-se até o dia 10 de dezembro. A programação litúrgica, de 26 de novembro a 10 de dezembro, compreende Terço da Alvorada às 6h todos os dias, às 19h Adoração ao Santíssimo Sacramento e, às 19h30, exceto nos dias 2 e 9,  santa missa,  nesses dois últimos dias não haverá Adoração e a Santa Missa será às 18h. A cada noite um padre convidado preside a Celebração Eucarística.  
 
No dia 26, primeiro dia do quinzenário do Círio 2018, às 19h, na matriz, Adoração. Às 19h30, o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberta Taveira Corrêa, preside a Santa Missa. No dia 27, Festa Litúrgica de Nossa Senhora das Graças, a Santa Missa solene será presidida pelo pároco, padre Agostinho Cruz,  Vigário Episcopal da Região São João Batista. No dia 01 de dezembro, às 8h Santa Missa dos Enfermos, presidida pelo vigário paroquial, padre Glaucon Feitosa. Nesse dia, à tarde, ao final da santa missa, haverá a XIII Caminhada da Juventude, com concentração a partir das 16h em frente à matriz da Paróquia de São Francisco de Assis, situada na Estrada de Outeiro, sem número, devendo percorrer as principais ruas do distrito, rumo à matriz. 
 
Domingo, 2, haverá uma programação extensa: às 7h, padre Agostinho Cruz preside Santa Missa; em seguida, às 8h, o Círio das Crianças percorrerá algumas ruas do distrito rumo à matriz. À chegada, padre Glaucon Feitosa, vigário paroquial, preside a Santa Missa. Nesse dia, à noite, às 18h, Dom Antônio de Assis Ribeiro, um dos Bispos Auxiliares da Arquidiocese de Belém, preside a Santa Missa. 
 
Dia 9, encerramento do quinzenário, com Santa Missa às 7h, presidida pelo pároco, padre Agostinho Cruz e, ao final, 1º edição da Ciclo Romaria, que percorrerá algumas ruas do distrito retornando à matriz. À noite, às 18h, Santa Missa, presidida por monsenhor Raimundo Possidônio, pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, situada no bairro de mesmo nome. No dia 10, Recírio, às 19h.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade